Visualizações do blog

sexta-feira, 23 de julho de 2010

CULTURA


Nelson Azêdo quer Itacoatiara com 'Capital da Canção'


O deputado Nelson Azedo (PMDB) quer oficializar o município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) como a “Capital da Canção”, a exemplo do que hoje acontece com o município de Parintins (a 369 quilômetros), que já é a capital do boi-bumbá, e se transforma também na capital da cultura nos dias 25, 26 e 27, nos três dias do Festival Folclórico de Parintins. Segundo o parlamentar, no mês de setembro (dias 3, 4, 5 e 6), o município de Itacoatiara deve receber um grande público durante o período do 26º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani 2010), já constante do calendário de eventos do governo do Amazonas. O evento cultural, como afirma, transcende o Amazonas e o país. “Como filho de Itacoatiara, tive o cuidado de fazer uma avaliação e premiar o meu município e a Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus (AIRMA), que promove o festival, apresentando projeto de lei, que declara o município como “Capital da Canção”, disse. Nelson Azêdo destacou que Itacoatiara é cidade pólo da região do Médio e Baiixo Amazonas, que concentra atendimento e acolhimento de cidades vizinhas como Silves, Itapiranga, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Urucurituba, Maués, Boa Vista do Ramos e centenas de comunidades que pelo porte e população já poderiam ter sido emancipadas como é o caso de Novo Remanso e Lindóia. A cidade, também, segundo o parlamentar, abriga empresas de grande porte e até multinacionais, ligada a capital por uma rodovia pavimentada que também interliga-se a outros desses municípios. “Em quase 30 anos de evento, esse festival extrapolou fronteiras e alcançou outros Estados, aumentando a participação de músicos e compositores, revelando novos talentos e valorizando a prata da casa”, destacou.


Po Nara Mendes

PRODUÇÃO RURAL

Produtor rural recebe orientação técnica da prefeitura

A Secretaria Municipal de Produção, Abastecimento e Políticas Fundiárias está desenvolvendo um projeto que visa dar maior qualidade a produção do agricultor da Zona Rural com acompanhamento técnico de engenheiro agrônomo para financiamento bancário sem que haja prejuízos na plantação de várzea ou terra firme.
Diante do interesse do produtor, inicialmente será realizado uma análise de solo pelo agrônomo contratado pela prefeitura de Itacoatiara, Emiliano Karol. A idéia do projeto é apontar quais culturas podem ser desenvolvida nas localidades com maior predominância no aspecto quantitativo e qualitativo. Com o resultado o técnico aplica ou não a correção do solo através de adubo.


Atualmente o fruto em acessão é o maracujá, aonde inúmeras localidades de várzea vêm produzindo número bastante expressivo do cultivo. O acompanhamento do engenheiro traz novas expectativas quanto novas técnicas de cultivo para que o fruto cresça com qualidade e em grande quantidade. “A polinização manual das flores é uma maneira fácil e prática de ser feita pelo produtor. Vamos avançar na produção, vamos dar um salto e assim gerar mais renda para o homem do campo”, explicou o engenheiro Emiliano Karol, que ainda atua como consultor da secretaria de abastecimento.A agricultora Anizete Pereira, moradora da região do Cumaru – comunidade Santo Antonio, gostou da novidade e lembrou que há mais de trinta anos não recebia assistência técnica. Sua intenção é permanecer produzindo maracujá, pois existe grande demanda pelo produto e o preço compensa o esforço. “Estou muito esperançosa. Agora vamos ter apoio para plantar e teremos os técnicos que vão dizer a forma certa de fazer as coisas”, disse.

Por Nara Mendes -
naramendesita@gmail.com
Colaboração: Carlos Amorim/ASCOM - PMI

ELEIÇÕES 2010

Sinésio perde principal base

O deputado estadual Sinésio Campos pode ter perdido a sua principal base eleitoral no município de Itacoatiara e sua provável reeleição. A mudança de última hora da pasta de deputado federal para estadual pode dividir o pleito com o outro companheiro petista Sebastião Nunes que confirmou sua candidatura e vai receber o apoio da militância da Velha Serpa, onde desburocratizou documentos e concedeu alguns títulos provisórios de terras, principalmente para moradores da Zona Rural, quando estava à frente do Instituto de Terras do Amazonas.
Para alguns cientistas políticos da cidade, da dividida dos companheiros pode vir a sobra positiva para o deputado estadual Nelson Azêdo (PMDB), que concorre a reeleição e desde o início do ano levantou a bandeira da governabilidade e articulou o movimento da coalizão no município entre o governo municipal de Antonio Peixoto e vereadores, dando um passo importante para o crescimento, uma vez que o parlamentar foi o autor do projeto que inseriu Itacoatiara na Região Metropolitana de Manaus – RMM em 2007.

Por Nara Mendes

AVANÇO

Escolas de ensino médio para Lindóia e Rio Arary
Alunos vão poder estudar na própria localidade onde moram




O Governo do Amazonas anunciou que vai construir duas escolas de ensino médio na Zona Rural do município de Itacoatiara. Está confirmado na Vila de Lindóia localizada na rodovia AM-010 e uma na comunidade do rio Arary, que ainda não foi definida, mas receberão os investimentos.Uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Educação – SEMED já visitou a Vila de Lindóia para fazer o levantamento fotográfico das possíveis áreas onde será construída a escola. No rio Arary o levantamento também foi realizado e há duas comunidades com potencial para receber o estabelecimento de ensino, mas o prefeito Antonio Peixoto deve reunir a população local para discutir o assunto.As escolas devem começar a ser construídas no início de 2011. “É um compromisso assumido pelo Estado e a população destas localidades aguardam com ansiedade estes investimentos que, vão possibilitar com que seus filhos estudem próximo de casa, evitando seu deslocamento para a sede do município”, observou o Prefeito.


Por Nara Mendes

ALERTA

Cresce o número de adolescentes grávidas

O número de menores grávidas no município de Itacoatiara é bastante elevado. Os dados obtidos foram de duas Unidades Básicas de Saúde e do Conselho Tutelar. No SESP, localizado no centro da cidade, o registro de mães adolescentes chega a treze, segundo informações das enfermeiras que atendem as gestantes.
Nas unidades dos bairros de Pedreiras e Iracy, existem dados captados com uma das enfermeiras que geralmente as jovens grávidas não são acompanhadas pelos responsáveis. Na UBS do bairro Mutirão, o número de adolescentes em gestação é maior, 27 menores fazem o pré-natal, dentre elas uma de doze anos. A enfermeira Eliane Abreu afirmou que fazem campanhas preventivas como “Planejamento Familiar”, porém, não há mudanças relativas ao trabalho que fazem. Neste centro de saúde são atendidas as gestantes dos bairros de São Francisco, São Cris
tóvão,
Nogueira Júnior e Jardim Amanda. Aqui também não é diferente, as mães adolescentes nem sempre estão acompanhadas de seu responsável.
No Conselho Tutelar o número de casos registrados é inferior aos das unidades de saúde, somente oito. Segundo a conselheira Valdéia Castro de Freitas, há casos em que as adolescentes fazem acompanhamento pelo centro até o momento em que conseguem a guarda da criança; as que denunciam a gravidez no Conselho Tutelar são encaminhadas às UBS para o pré-natal. A única dificuldade que há na obtenção dos números exatos de adolescentes grávidas está no fato de as unidades registrarem, mas, não encaminharem ao Conselho Tutelar.
O total números obtidos de casos de gravidez precoce chega a 48 em município contabilizando os registros do Sesp, do centro de saúde do Mutirão e do Conselho Tutelar, podendo ser muito maior.


Por Jônisson Rolim
E-mail: jon_memoriatua@hotmail.com

SEGURANÇA PÚBLICA

Gabinete de Gestão Integrada já foi instalado em Itacoatiara

Em meados do mês de junho no auditório do CETAM acontecia a palestra para implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) em Itacoatiara e num espaço de trinta dias o programa foi instalado no município.
A solenidade de implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal aconteceu na tarde de quarta-feira, 14 de julho, no prédio da Maçonaria, centro da cidade. Dentro da programação o coronel da PM Almir Davi Barbosa, secretário executivo do GGI-AM, fez uma breve explanação do que é o GGI e sua área de atuação que não é somente no campo da segurança pública “é importante frisar que o GGI tem por missão a resolução de problemas de conflitos sociais”, o secretário citou o funcionamento do gabinete na cidade de Parintins que acontece no período do festival folclórico. Em seguida, Paulo Roberto Vital de Menezes, coronel da PM e Secretário Executivo Adjunto da SSP/AM, falou que o GGI estadual sempre atua no Fecani, “este gabinete representa uma das ferramentas principais, voltados para a área de segurança, principalmente quando se trata de defesa social” declarou. O coronel Paulo Roberto esclareceu que o gabinete agirá de forma colegiada, sem hierarquia.
Antes de concretizar a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, o prefeito Antônio Peixoto fez seu pronunciamento lembrando o grande desempenho da educação do município no IDEB e a comemoração dos vinte anos de criação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), “a partir da instalação do gabinete de gestão integrada Itacoatiara estará apta a fazer todos os trâmites possíveis e necessários para a implantação da nossa guarda municipal” declarou o prefeito frisando a importância do gabinete para Itacoatiara e no fim declarou que estava instalado o Gabinete de Gestão Integrada do município. O secretário executivo do GGI de Itacoatiara, o coronel Adson José Costa Silva, afirmou “essa instalação hoje é um marco para o município, a partir deste ato, os problemas que afligem a comunidade na área de vida social serão discutidas num nível só, com a participação dos gestores em cada uma das suas atividades, aqui não há hierarquia, mas apenas articulação em torno das autoridades para encontrar soluções dos problemas”.


Por Jônisson Rolim
E-mail: jon_memoriatua@hotmail.com