Visualizações do blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

DESFILE CÍVICO

Escola Olga Figueiredo se prepara para a semana da pátria

Na próxima semana, antes do início do festival da canção, escolas da rede de ensino estadual e municipal de Itacoatiara farão na quinta-feira, dia 2 de setembro, o desfile cívico para comemorar a semana da pátria. O tema geral é “Processo Evolutivo do Brasil: do período colonial ao século XXI” dividido em subtemas, e a escola municipal Olga Rego Figueiredo tem o dever de apresentar a temática: “A crise de 1929 e o início da industrialização a partir de 1930-1960”.
A gestora da escola Edilene Michiles, falou que os ensaios iniciaram na segunda-feira, 16, e por conta disso os alunos são liberados mais cedo. O número de discentes representando a instituição é de 120 contando com a educação infantil, ensino fundamental e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) que durante o desfile cívico contarão a história dos presidentes da época, dos trabalhadores, o auge de Juscelino Kubitschek com o governo de 50 anos em 5, a construção de Brasília, a queda do Bolsa de Valores nos Estados unidos que afetou o Brasil, os três períodos da Era Vargas: provisório, constitucional e ditatorial (Estado Novo). Além da temática a ser desenvolvida a escola Olga Figueiredo mostrará à comunidade seus projetos como o contra-turno para alunos que estão com dificuldades em alguma disciplina, o projeto “Aprendendo com meu filho” – no período noturno – onde os pais são incentivados a não desistirem dos estudos por conta das crianças.
“Estamos todos ansiosos pelo desfile, nós professores e gestora, e principalmente os alunos”, finalizou Edilene.

Por Jônisson Rolim
jon_memoriatua@hotmail.com

SOLIDARIEDADE


Moysés Israel presenteia alunos da Vila de Lindóia


O empresário e fundador da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas – Fieam, Moysés Benarrós Israel, doou para a sede doPrograma de Erradicação doTrabalho Infantil - PETI da Vila de Lindoia, no mês de julho, 105 jogos de cadeiras e mesas para alunos da classe infantil e 3 mesas para os monitores. A secretária de assistência social de Itacoatiara, Lisette Bouez Abrahim, os monitores e comunitários emitiram nota de agradecimento pelos bens adquiridos para a instituição.

Por Nara Mendes

ENTREVISTA


Rádio Difusora encerra programa de entrevista com candidatos ao senado


Na última segunda-feira, 23, a coordenação de jornalista da rádio Difusora de Itacoatiara e CBN Itacoatiara, finalizou mais uma edição do programa de entrevistas com os candidatos ao senado da república pelo Amazonas, fazendo um link direto com o ex-governador Eduardo Braga (PMDB).
Durante a programação de aproximadamente uma hora e meia, Braga respondeu as perguntas sobre economia, geração de emprego e renda, turismo rural, educação, avanços da internet e foi sabatinado pelos ouvintes que participaram por telefone enviando perguntas sobre suas propostas e ainda sobre seu mandato quando ainda governador do Amazonas. Em entrevista, fez um relato das inúmeras obras que realizou como governador no município e assumiu compromissos com o povo local, para o exercício do mandato de senador. Os dois principais são a perenização da Zona Franca de Manaus, com sua extensão para a Região Metropolitana e a luta pela extensão dos benefícios da Previdência Social. "Quem mora nas comunidades do Médio Amazonas, em torno de Itacoatiara, sabe que tentamos ajudar os candidatos à aposentadoria com o barco PAI, mas agora a ausência de peritos e de agências do INSS na maioria dos municípios dificulta muito a vida dos nossos cidadãos. Em Brasília, vou lutar junto ao Governo Federal para resolver este problema", afirmou.
Braga disse que o principal problema detectado em todas as pesquisas feitas em Itacoatiara é a geração de emprego e renda. Ele entende que algumas medidas urgentes podem ajudar a solucioná-los. A primeira delas é a perenização da Zona Franca de Manaus, com sua extensão para a região metropolitana, em que o município está incluído. "Fazendo isso, vamos facilitar a implantação de indústrias que obedeçam às vocações locais, com incentivos fiscais", explicou. Em seguida, disse que outra luta que um senador pode travar para gerar emprego e renda nos municípios menores é a implantação de agências do Banco do Brasil e do Basa nestas localidades, oferecendo linhas de microcrédito. "Nós fizemos o que foi possível com a Afeam, mas desde que venderam o Banco do Estado, nossa capacidade de financiamento diminuiu muito. Agora, temos que contar com a ajuda do governo federal neste sentido e eu vou estar em Brasília lutando para que isso aconteça", afirmou. Finalizou enfatizando sobre a instalação de um polo cloroquímico no município será uma realidade nos próximos anos, devido à descoberta de minas de nióbio e aventou a possibilidade da produção de óleo de soja a partir da extenção da ZFM, já que empresas como a Hermasa poderiam contar com incentivo para deixar parte da produção de grãos em Itacoatiara, com este fim.
A coordenação da emissora está planejando formatar novas entrevistas do tipo mesa redonda, com candidatos a deputado federal para o mês de setembro.

Por Nara Mendes

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CIDADE


Beco Ajuricaba recebe melhorias, mas moradores cobram urgência na conclusão da obra


Há mais de vinte anos esquecido por políticos que só prometiam realizar obras na área, moradores do Beco Ajuricaba puderam se felicitar com o início dos trabalhos de asfaltamento que ainda será concluído pela prefeitura.

"Algumas autoridades vinham aqui atrás de voto dizendo que iam fazer melhorias na rua, mas depois não retornavam", disse antigo morador do lugar, o senhor Manoel Nascimento, 63 anos, que agora se preocupa com o estado em que se encontra a rua, pois a obra ainda não está terminada. O senhor Manoel lembrou que pessoas não adentravam o beco por medo de sofrerem assaltaos, mas se alegra com as mudanças que ocorrerão no local.

A senhora Maria Isabel de Souza Barros, 49, também residente do lugar ressaltou o esquecimento do bairro "aqui era um bairro esquecido (o da Prainha), mais especificamente o Beco Ajuricaba onde resido"; Maria Isabel aguarda a ajuda que pediu para deixar sua casa mais protegida que segundo ela não tem segurança. Assim como o senhor Manoel, Maria quer que a obra seja concluída o mais breve possível e disse ainda que quando os trabalhadores da prefeitura chegaram para realizar a primeira parte do trabalho não acreditavam que ali havia pessoas morando. Além da preocupação com a poeira, a chuva também deixa em alerta os moradores, pois, caso isso aconteça será impossível trafegar na área.


Por Jônisson Rolim

ZONA RURAL


Secretário de Interior do município fala das ações realizadas este ano


O secretário municipal de interior, Evaldo Evangelista, em uma coletiva à imprensa local, falou das ações da secreetaria realizadas no primeiro de 2010, e das atividades que farão nos próximos meses.

"A principal preocupação da secretaria é levar o desenvolvimentorural às comunidades, dentro desse plano está a entrega de mais de 40 bombas d'água, e mais de trezentas visitas às comunidades com técnicos, eletricistas e mecânico", declarou Evaldo enfatizando as melhoria que as comunidades vêm recebendo. O secretário lembrou das carteirinhas comunitárias entregues no início do ano que foram quase dezesseis mil; da situação da rede elétrica de sistema baixo que não atendia às necessidades dos habitantes rurais. Quanto às bombas que foram entregues, Evaldo Evangelista relatou que os poços antes apenas perfurados, mas não utilizados, serão recuperados para beneficiar as comunidades e mais poços serão criados. O fornecimento de energia que era feito através de um motor, terá uma rede de distribuição e um técnico dará as instruções de funcionamento e manutenção; as vias de acesso às comunidades rurais receberão melhoria.

A situação da frota do S.O.S, com 35 embarcações, que se encontram demasiadamente desgastados serão substituídos por novos motores, devido a demora de mais de três horas para chegar à sede do município e com isso se procurará ter menor desgaste, as embarcações receberão manutenção.


Por Jônisson Rolim

ENERGIA ELÉTRICA


Itacoatiara não terá mais problema com fornecimento de energia


Na quinta-feira, 5 de agosto, esteve presente em Itacoatiara para a entrega de duas máquinas de 2.800kw à empresa fornecedora de energia do município, Amazonas Energia, o diretor de geração da Eleltrobrás, o senhor Tarcísio Estefano Rosa. Com a liberação das máquinas o fornecimento de energia ganhará um grande reforço e segundo Tarcísio Rosa dará uma sobra de mais de 40% disponível para a região de Itacoatiara "isso deve garantir uma continuidade de operação muito superior a que estava hoje e atendimento muito melhor da populção de Itacoatiara" garantiu o diretor de geração da Eletrobrás. Com esse investimento a empresa é agora denominada Eletrobrás Amazonas Energia, e passa a ser federal.

Dentro de poucos dias iniciará o Fecani, maior festival de músicas do norte do país, e para o evento Tarcísio Rosa afirmou que o fornecimento estará reforçado "está bem reforçado agora e se houver necessidade será posto para o momento, mas imagino que nem seja necessária alguma coisa a mais". Tarcísio ainda corroborou que a falta de energia não será mais problema para empresas com pretensões de se instalarem no município, com esse investimento quer-se o crescimento da cidade.

Além de Itacoatiara, outros municípios estarão recebendo este investimento como Lábrea, Tabatinga e Benjamim Constant. E no final de setembro a vila de Novo Remanso estará recebendo reforço de energia. A gerente da agência da Amazonas Energia de Itacoatiara, Gracinúbia Barreto Fernandes, falou do consumo de energia e sua melhoria "houve uma mehloria de 20%, nós estamos com o disponível hoje 23,300 e a nossa demanda fica em torno de 15h e 17h, isso quer dizer que vai haver uma reserva", ela disse ainda que a melhoria foi considerável.


Por Jõnisson Rolim

EDUCAÇÃO



Escolas da zona rural e da zona urbana são beneficiadas com programas federais




Na tarde da última sexta-feira (6), o secretário de educação do município, Claudemilson Santos, falou em entrevista à imprensa local acerca das ações que Secretaria de Educação realizou no primeiro semestre deste ano, uma delas a entrega de condicionadores de ar para algumas escolas da sede do município e da zona rural. O número de escolas as quais a SEMED tem que estar atuante são 160, tanto na área pedagógica quanto na infra-estrutura e administração. O total de aparelhos entregues são 21, dentreo desse número 11 são para a escola Yeda Henriques e 5 para o Centro Educacional Jamel Amed, as demais receberão somente um. O secretário lembrou que esses aparelhos estavam sucateados e a cobrança para melhorar a climatização nas salas de aula era grande.


"A Secretaria de Educação está conveniada a diversos programas do Governo Federal e junto ao MEC e o mais recente deles é o "Caminho da Escola" programa que disponibiliza ônibus escolar para alunos da zona rural e com isso dois veículos, um de 23 lugares e outro de 45, foram disponibilizados para o município", disse Claudemilson. Com o ProInfo que é o programa de inclusão digital, escolas da zona urbana construíram por meio do PDE Escola laboratórios de informática; cada uma das escolas receberá 18 computadores e sete delas já os obtiveram, e em breve, segundo Claudemilson Santos, antenas serão instaladas nestas escolas para que os alunos tenham acesso à internet de banda larga. Outras escolas da zona rural também poderão ser beneficidas através do programa.




Por Jônisson Rolim


CULTURA

Fecani 2010: Aberto de caricatura e de dança, eventos que revelam talentos itacoatiarenses

Aberto de caricatura

Considerado o maior festival cultural do Brasil, o Fecani tem como atrações, além das modalidades esportivas, o aberto de caricatura e o dancita. No aberto de caricatura a participação de artistas itacoatiarenses é bastante expressiva e já premiou muitos nas edições anteriores. Gilcimar da Silva Rolim, 31, irá participar pela segunda vez deste evento, ano passado competiu com a caricatura da vocalista da Banda Calypso, Joelma Mendes, no Fecani 2010 concorrerá com as caricaturas de dois presidentes, o presidente dos Estados Unidos e do Brasil. “A expectativa é muito grande este ano já que esta é minha segunda participação no aberto de caricatura, e também porque dificilmente temos concursos como este em Itacoatiara”, declarou Gilcimar que pretende estar entre os três primeiros colocados no concurso. Gilcimar, que também é conhecido como Mako, participou de pequenos concursos oferecidos pelas escolas onde obteve bons resultados.

Dancita

Além do aberto de caricatura, como coordenador de um grupo de dança, Gilcimar da Silva Rolim ainda concorrerá no dancita com o grupo BBS Crrew que está completando dez de criação e também de participação no Fecani, levará para a apresentação oito integrantes com vasta experiência no estilo dança de rua. Dentro desses longos anos participando do dancita o grupo adquiriu aproximadamente seis títulos, e sempre esteve entre os três primeiros colocados. Outro grupo que se fará presente no dancita é o Estilo de Rua também coordenado por Gilcimar, com os integrantes na idade entre 13 e 15 anos e pela segunda vez competirão, “a preparação vem acontecendo desde o começo do ano, e no final de julho escolhi os que estarão defendendo o grupo, oito”, disse Gilcimar da Silva ao ser indagado sobre a preparação do pequeno grupo de dança.

Por Jônisson Rolim

E-mail: jon_memoriatua@hotmail.com

ARTE



Centro Cultural Velha Serpa promove exposição de obras de artistas plásticos itacoatiarenses


O Centro Cultural Velha Serpa está realizando desde o último sábado (7), a exposição “Abraçando Talentos” com obras de nove artistas itacoatiarenses. O objetivo da exposição é tornar os artistas mais conhecidos pela comunidade, e gerar renda para o município. As obras poderão ser compradas com negociação feita diretamente com os próprios artistas, o avlor de cada uma é dado pelos mesmos, duas ou três vezes por semana os artistas plásticos estarão presentes na exposição.


Os artistas com obras em exposição: Nelson Freire, Sátiro, João Braga, Elson Cascais, Michele, Téo Braga, Fabrício, Pena e Elizeu Braga cada um com três quadros no salão. Edineyd Mamud, responsável pelas atividades do Centro Cultural, disse que as molduras das telas foram doadas aos artistas e que são de modelo padrão. Edineyd relatou que por enquanto permanecerão com esta atividade, mas que há a pretensão de se fazer uma oficina de artes plásticas com crianças. Além desta exposição, futuramente deverá acontecer outra onde serão convocados mais artistas que são pouco conhecidos pela população.


A população está convidada ir ao Centro Cultural Velha Serpa, localizado na rua Borba, bairro Pedreiras, e prestigiar a exposição com obras como Mãe Natureza, de João Braga, Saga do Canoeiro, de Sátiro, Sensibilidade, de Michele, O Lago da Vitória, de Pena; a técnica de pintura é acrílico sobre tela. A exposição se estenderá até o mês de novembro.



Por Jônisson Rolim

E-mail: jon_memoriatua@hotmail.com

CIDADÃO ITACOATIARENSE


Câmara concede título a padre Graciomar Gama



De autoria da vereadora Elenize Holanda, o pedido de concessão de título honorífico de Cidadão Itacoatiarense ao reverendo da Prelazia de Itacoatiara, padre Graciomar Gama Fernandes foi aprovado por unanimidade do parlamento do Poder Legislativo, na terça-feira, 10.


Segundo a vereadora, o padre que é natural de Manaus e foi o primeiro amazonense ordenado pela igreja de Itacoatiara. Chegou a cidade em 2001 como diácono e em 2002 rezou sua primeira missa e tomou posse como pároco da igreja de Santo Antonio, em seguida, assumiu a coordenação da Pastoral da Juventude da Prelazia. Com o falecimento do vigário geral, padre Miguel Benitez, Graciomar assumiu também a responsabilidade pastoral e administrativa da paróquia de São José. “Com nove anos morando na cidade, ele se sente filho desta, tenho certeza que a população também compartilha desta homenagem a esta pessoa tão especial”, concluiu Elenize. A sessão solene de entrega do título ainda não foi agendada pelo legislativo.