Visualizações do blog

sábado, 11 de dezembro de 2010

Nova Olinda do Norte



Mais de 11 quilos de droga é apreendida pela polícia

Durante a operação Cão Feroz realizada pela Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal do município de Nova Olinda do Norte, calha do rio Madeira no Amazonas, foi encontrado num sítio localizado na estrada do Curupirinha (a 2 km da sede), 11 quilos de maconha prensada dentro de uma mala que estava dentro de uma rede se embalando no momento em que a polícia chegou, sendo as 11h20min da manhã de quinta-feira, 9.
De acordo com o delegado Soares do 43º Delegacia Regional de Polícia, depois de uma denúncia anônima que os levou até ao local, no interior da casa estavam os irmãos, Jânio Pereira, conhecido por “Gringo” e Claudio César, vulgo “Futuro” e com eles mais 150 gramas de pasta base de cocaína.

Operação guarda-roupas

Ainda na tarde de quinta-feira, 9, a Polícia Cilvil, chefiada por Soares, prenderam em flagrante, três elementos oriundos do município de Borba, Calebe Nascimento, Diego Rodrigues e Cleuber Pinto, acusados de furtar 488 peças de roupa de uma loja de confecções.
Segundo a polícia, os envolvidos chegaram do município de Borba (cidade próxima á Nova olinda) de barco no início da semana, alugaram um quarto ao lado da loja que seria o alvo dos ladrões, durante a noite de quarta-feira, 8. Diante da lavratura do flagrante, a moto utilizada pelos implicados tem o chassi e o motor adulterado. Todos baixaram para o presídio de Nova Olinda por furto qualificado, formação de quadrilha, receptação e tráfico.

Por Nara Mendes

Pedofilia em Itacoatiara


Denúncia: Políticos são alvo da Polícia Federal

No início do ano, quando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, estava se instalando no município de Itacoatiara, através do Conselho Tutelar, recebeu denúncias que apontavam políticos e empresários da cidade envolvidos com o crime de pedofilia.
Segundo informações preliminares, a Polícia Federal que está investigando o caso, conta com uma lista de pelo menos cinco situações graves de autoridades com relacionamento ativo com menores. Alguns fatos podem ter a conivência dos pais ou somente da mãe. O conselheiro tutelar, Júlio Cesar afirmou que políticos e ex-políticos estão diretamente envolvidos. “A PF tem alguns nomes que estão sendo averiguados através das denúncias anônimas que compõem as relações”, declarou. A população está contribuindo com a polícia e com o trabalho dos conselheiros e apontam os bairros, lugares secretos e diálogos dos relacionamentos clandestinos com jovens de 12, 13 e 15 anos.

Por Nara Mendes

Vila de Novo Remanso: Padre engravidou menor


A terra do abacaxi está estremecida com os últimos acontecimentos na vila de Novo Remanso. Segundo populares que procuraram a redação do jornal Itacoatiara Em Pauta, o padre do lugar teria abusado sexualmente de uma adolescente de 17 anos e a deixado grávida, o que gerou grande mobilização dos moradores do lugar.
O bispo prelado de Itacoatiara, Dom Carillo Gritti, não se aprofundou no assunto, mas declarou que o padre ‘’Martins’’ acusado pela comunidade de se envolver com a menor, não teve um bom comportamento diante da sua responsabilidade, e a pedido da população, foi afastado definitivamente da paróquia para evitar maiores transtornos.

Lenda

Os mais antigos da vila dizem que Remanso carrega uma maldição desde que o padre da comunidade, Romão Buitreago, foi agredido pelo presidente na década de 90, João Sabino. Nos jornais da época, os conflitos ocorreram devido a disputa política que quase acabou em morte entre vereadores, agricultores e religiosos. O presidente da vila acusou o padre Romão de por a comunidade contra ele, quando na celebração de suas missas faziam campanha pró-PT contra o prefeito naquele ano. No evento, a secretaria de segurança do Estado, Polícia Militar e Civil foram acionados para apaziguar o tumulto.
Novo Remanso deve ficar sem pároco fixo para cuidar da paróquia, mas o bispo Dom Carillo se comprometeu em realizar missas a cada três meses para continuar com os trabalhos de evangelização da comunidade.

Por Nara Mendes
e-mail: itacoatiara.empauta@hotmail

ÁGUA POTÁVEL



Itacoatiara não tem mapa de rede hidráulica

Durante a sessão especial na Câmara Cidadã realizada na terça-feira, 7, solicitada pela vereadora Elenize Holanda para tratar das denúncias de presidentes de bairros da cidade e as comunidades da Zona Rural que são castigados com a falta de água potável e sua distribuição e acesso.
De acordo com a vereadora, as ilhas e comunidades localizadas em terras de várzea, as reivindicações quanto a perfuração de poços artesianos é crescente. Durante a discussão na câmara o gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Moisés Rebouças, se mostrou bastante preparado para administrar o cargo e declarou que o órgão não possui mapa de rede hidráulica da cidade. “O bombeamento de água é inadequado, o conjunto de motor bomba, somente aumenta a energia e diminui o volume de distribuição. O grande vilão pode ser a malha tem diâmetro menor e o tubo não tem capacidade de distribuir”, disse Moisés.
Durante a sessão, Rebouças ainda explicou que conversou com antigos técnicos do SAAE para tentar executar um plano de ação para resolver o problema de abastecimento de água. Atualmente a cidade tem 27 poços, sendo utilizado apenas 17 direto para rede. “Estamos avançando para solucionar a situação através de um convênio com a Funasa que deve fazer o levantamento com técnicos especializados na área através de um acordo de cooperação técnica que está em fase final, para execução ainda no mês de dezembro”, declarou.

Em 2011

Depois de ouvir as reclamações dos presidentes de bairros e consumidores, o gestor do Saae anunciou que no próximo ano está previsto a construção de 13 poços artesianos na Zona Rural e cinco na cidade. Segundo a vereadora Elenize, a audiência foi esclarecedora, principalmente quanto a qualidade do controle de pureza da água. “Agora, precisamos saber se o Saae tem um plano de extensão de acordo com o plano diretor da cidade que chega até a primeira ponte como área urbana. É preciso planejar Itacoatiara com competência, a cidade está em pleno desenvolvimento”, finalizou.

POR NARA MENDES
itacoatiara.empauta@hotmail.com

Homenagem a Nejmi Aziz em Itacoatiara


De acordo com a direção da Câmara Cidadã de Itacoatiara, no próximo dia 16 de dezembro está previsto uma audência especial para a primeira dama do Amazonas, Nejmi Aziz, receber o título de honra ao mérito.

Registro tardio



Autoridades se reúnem e buscam soluções em Itacoatiara

A Ouvidoria Geral de Itacoatiara realizou nesta quinta-feira (02) de dezembro no auditório da Câmara de Vereadores, uma audiência pública para debater o problema do subregistro civil (conjunto de nascimento não registrados no próprio ano de ocorrência ou no final do trimestre do ano seguinte. Outro dado é o número de registros em no máximo 90 dias do nascimento) e registro civil tardio (registro de nascimento fora do prazo legal) e os procedimentos para sua erradicação.
Para debater o tema estiveram presentes o Procurador Geral de Justiça do Estado do Amazonas Francisco Cruz, que presidiu os trabalhos, o representante da Secretaria de Segurança, Sr. Aquiles Andrade, o coordenador do Comitê Gestor Estadual Para a Erradicação do Subregistro, Sr. Eduardo Lucas, o prefeito do município Antônio Peixoto, Vereadores e o Ouvidor Geral de Itacoatiara Alexandre Rocha.
Em sua explanação o Ouvidor apresentou os números de registros de nascimento tardio emitidos pelo Pronto Atendimento ao Cidadão – PAC de Itacoatiara e a porcentagem estimada de subregistro no município. “Estamos trabalhando para reduzir ao máximo estes números, fazendo com que os moradores tenham acesso facilitado ao seu registro”, declarou.
O Prefeito Antonio Peixoto disse que criou a Ouvidoria, para planejar políticas públicas de combate a este problema. O prefeito exemplificou os prejuízos que o subregistro e o registro tardio causam na vida escolar das crianças do município. “Sem o registro elas não podem se matricular na escola, caso consigam frequentar as aulas não participarão do censo escolar e, isto significa que o governo federal não enviará recursos para financiar este aluno e todo o investimento terá que ser realizado pelo município”, informou.

O vereador Aluisio Isper Netto, autor do requerimento que solicita ao poder público a instalação do cartório no hostpital geral José Mendes, declarou que num prazo recorde, a emissão deve estar sendo realizada na unidade. “De acordo com o prefeito da cidade, que se comprometeu em viabilizar em caráter de urgência, nos próximos dias, assim que as mães derem a luz no hospital, seus filhos terão o registro de nascimento expedido, o qual é um direito gratuito adquirido. Com isso, Itacoatiara avança mais um passo rumo a cidadania”, declarou A. I. Netto.


Fonte:www.mp.am.gov.br/index.php/noticias/1203-pgj-participa-de-audiencia-publica-em-itacoatiara-e-visita-promotores

Censo 2010 Amazonas




Itacoatiara possui 86.840 habitantes, diz IBGE

Os dados são do Diário oficial da União, o que deixa o município como a terceira cidade do Estado. Segundo a coordenação do Censo 2010 em Itacoatiara no Amazonas, inicialmente havia uma estimativa que o índice pudesse ultrapassar os 90 mil habitantes, o que não ocorreu.
Informações do IBGE apontam que foram encontradas pelos recenseadores, mais de 10 mil residências fechadas na Zona Rural do município, o que remete ao êxodo rural. A saída dessas famílias pode ter sido acarretada pela última cheia dos rios, quando centenas de pessoas migraram para a capital do Estado.

Por Nara Mendes

e-mail: itacoatiara.empauta@hotmail.com

Festa na Fazenda Poranga


Hello Peoples

No último sábado, 4 de dezembro, a cidade da Pedra Pintada ficou agitada por conta de mais um luau realizado pelo ícone da MPB da região, Ewerton Pastor, na fazenda Poranga. A elite itacoatiarense se reuniu, cantou e dançou ao som dos internacionais Raízes Caboclas, Natinho e Ewerton Pastor e banda, sendo a grande estrela da badalação.

itacoatiara.empauta@hotmail.com

Política


Alfredo tenta se aproximar de Peixoto

O senador Alfredo Nascimento, retorna ao Ministério dos Transporte. Após deixar as dependências da Granja do Torto, em Brasília, nesta quarta-feira (08), ele confirmou que aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff e retornará ao comando do Ministério dos Transportes.
Informações extra-oficiais, dizem que Alfredo teria chamado o prefeito Antonio Peixoto de Itacoatiara no Amazonas, para uma conversa sólida, para despachar sobre os portos de Itacoatiara ainda em dezembro.

Inelegibilidade

De acordo com o blog do radialista Ronaldo Tiradentes, o Ministério Público do Estado do Amazonas, pediu a inelegibilidade por oito anos do senador Alfredo Nascimento, devido a comprovação da denúncia e autenticidade de um vídeo postado no You Tube que mostra inúmeros carros e motocicletas, sendo abastecidos em um posto de gasolina no município de Humaitá no dia 8 de agosto, durante sua campanha para Governo do Amazonas.

Por Nara Mendes
Itacoatiara.empauta@hotmail.com

''Trapicho de Itacoatiara"


Chuva, sol, granizo, cheia, seca e a ponte do ''trapicho'' ou ''trapiche'' a cada dia mais deteriorado continua sendo utilizado por populares. É patrimônio! Até que aconteça uma tragédia com alguma pessoa.

e-mail: itacoatiara.empauta@hotmail.com

ARTIGO

Quantidade ou Qualidade?

Estamos chegando a mais um fim de ano letivo, hora de somarmos as notas, visualizarmos os aprovados, lamentarmos os reprovados e analisarmos a educação.
Para os brasileiros, a educação é a chave para o desenvolvimento. Segundo pesquisa Ibope/CNI: 6 entre cada 10 entrevistados acha que a baixa qualidade do ensino vai prejudicar o desenvolvimento do país e crê que é necessário um investimento maior em educação para que o Brasil se torne de fato um país desenvolvido.
Dados da pesquisa destacam questões importantes, dentre as quais, a qualidade do ensino público. Desde 1996, com a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, passou a se associar a qualidade da educação com os índices de aprovação, pois os índices de reprovação eram muito altos e isso não só retardava o ensino, criando uma legião de repetentes, como inflava as despesas do governo com esse alunado.
É necessário entendermos o contexto antes de 96, para compreendermos as causas da repetência. Até esse período menos de 25% dos professores tinham nível superior, outros sequer tinham concluído a educação básica, sem falar na estrutura física da escola que era precária e na chamada “sala multiseriada”. É essencial percebermos que a educação mudou, pois os contextos também mudaram. A realidade hoje é extremamente diferente.
Atualmente, a Escola recebe seus recursos financeiros de acordo com a quantidade de alunos matriculados e índices do Ideb são associados a alunos aprovados no fim do ano. Criou-se o mito da aprovação automática, ato não respaldado pela constituição, mas que deixa margem para interpretações equivocadas, pois definições ainda estão em discussões nas conferências realizadas em todo o país.
Não existe mais a legião de repetentes, entretanto a cada dia cresce a massa de analfabetos funcionais (75%) no Brasil; alunos que estudam, mas não aprendem. Precisamos hoje de qualidade e não somente de quantidade, para isso são necessárias três coisas: investir, ensinar e avaliar, só então poderemos nos regozijar, a cada fim de ano, com qualidade e não somente com quantidade.

Blog: alessandroluciomelo.blogspot.com
e-mail: alessandrolucio2009@hotmail.com

BOA VISTA DO RAMOS


Perda de recursos federais continua caindo

Desde 2009 o município de Boa Vista do Ramos vem amargando os conflitos políticos que recaíram a população grandes prejuízos sociais. Começou com a cassação do prefeito Elmir Mota, o Freedom, que logo retomou o mandato, vulnerabilidade no relacionamento com os vereadores e os escândalos envolvendo tanto o prefeito quanto a primeira dama que foi acusada de espancar uma idosa de quase 60 anos na secretaria de Assistência Social.
Devido a inadimplência deixada por prefeitos anteriores e falta de articulação do Atal gestor a cidade vem perdendo recursos federais, segundo o site de transparência do governo federal, os repasses caíram de aproximadamente R$ 10 milhões em 2009 para mais de R$ 8 milhões em 2010.
De acordo com o blog do vereador Mário Frota de Manaus, o interior do Amazonas está abandonado e refere-se ao prefeito de Boa Vista do Ramos como “relapso”, relatando que deveriam ter mais padres para lambar as costas de maus políticos pelo Estado. “A sorte do Amazonino é que em Manaus não mora o padre que, recentemente, surrou o relapso prefeito de Boa Vista do Ramos com uma correia de motor. Como sou teu amigo, vai aqui uma boa receita para quem leva esse tipo de peia no lombo: água com vinagre e uma pitada de sal. Tem gente que diz que esse remédio não é santo, mas obra milagre”, diz Frota.
As ruas de BVB estão sujas e esburacadas, escolas do Governo abandonadas. Como o prefeito freedom se consideram “ungido de Deus”, o milagre de natal pode iluminar a cidade.
• A redação do jornal tentou contato com o prefeito Elmir Mota pelo celular 9257-XXXX, mas não nos atendeu até ao fechamento desta edição em 02.12.2010.

Nara Mendes
e-mail: Itacoatiara.empauta@hotmail.com

Homicídio


Assassinato de Hirlan Charles comove e revolta Itacoatiara

Na tarde de terça-feira, 30, investigadores da 2ª Delegacia Regional de Itacoatiara – DRI prenderam na barreira policial de Itacoatiara, Marcos Antonio Auzier de Oliveira Junior, 22, principal acusado de assassinar o DJ e motorista de táxi Hirlan Charles de Almeida, 40, ocorrido na noite de segunda-feira, 29, no bairro de Petrópolis em Manaus, com um tiro na perna que atingiu a veia femoral (vaso sanguíneo).
O implicado é conhecido como “Caveirinha”, no município de Urucurituba onde mora, mas segundo declarações de populares, sempre faz o percurso, Urucurituba – Itacoatiara – Manaus para a prática de atos ilícitos. Segundo o investigador Roberto da DRI, “Caveirinha” foi preso depois que a polícia recebeu uma denúncia anônima de uma mulher. “Ele viajava de Manaus para Itacoatiara numa motocicleta com outro elemento que ainda estamos investigando, sofreram um acidente nas proximidades da entrada da estrada de Silves. Foi socorrido por uma pick-up Strada que também capotou antes de chegar a cidade”, declarou. Há informações de que o acusado entrou na cidade e dirigiu-se até uma residência nas proximidades da delegacia e teria narrado o suposto assassinato.
Versão do acusado

Ao ser questionado na cadeia de Itacoatiara pela imprensa, Caveirinha declarou que veio de Urucurituba à chamado de um “conhecido” que mora em Manaus, para que o ajudasse a transportar duas motocicletas para serem vendidas em Itacoatiara. Falou que não conhecia a Hirlan, apenas fretou o táxi junto com outra pessoa no beiradão do bairro Jauary, assim que chegou de lancha as 17h de Urucurituba. Quando chegou à Manaus, tentou vender a arma para Hirlan, mas a mesma disparou acidentalmente, chegando a pedir ajuda para socorrê-lo. Depois de ser protestado que a bala foi desferida de fora da porta do passageiro do carro do taxista, Caveirinha disse: “Então foi ele quem se matou!”.
A população tentou agredi-lo e alguns golpes ainda lhe acertaram antes de chegar a delegacia. Na terça-feira à noite, a equipe da Delegacia de Homicídios de Manaus, chegou a Itacoatiara para cumprir a determinação de transferência para a capital, local onde ocorreu o homicídio.
A arma usada no crime, um revólver 38, e cinco munições, sendo que uma estava deflagrada, foi encontrada na residência do homicida, no bairro Campo Dourado, Zona Norte. Segundo o delegado da Dehs, Mariolino Brito, “Caveirinha” é acusado de integrar uma quadrilha especializada em roubo de motocicletas, de ser um soldado do tráfico, e após a publicação de sua imagem pela mídia, várias pessoas procuraram a especializada, informando que o acusado é responsável por outros homicídios.
O delegado Mariolino, informou que será investigado o suposto envolvimento de Marco com outros homicídios e seu envolvimento com tráfico de drogas. Ele foi autuado por homicídio e posse ilegal de arma de fogo, e será encaminhado ainda hoje, a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, Centro.

Nara Mendes
Itacoatiara.empauta@hotmail.com

Agricultura


Novo Remanso produz 150 toneladas de Acerola

Como forma de aumentar ainda mais a produção e Acerola e garantir melhor qualidade da fruta a Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) da comunidade do Novo Remanso, realiza nos dias 3 e 4 de dezembro, o curso sobre a cultura da acerola, voltado para os produtores rurais que trabalham com a cultura. O evento acontece na própria comunidade, por meio de aulas práticas e teóricas. Entre os assuntos abordados estão: pragas e doenças, limpeza, colheita e pós-colheita, armazenagem da fruta, entre outros.
A Acerola fruta de clima tropical é a campeã quando o assunto é Vitamina C, que na comunidade São Jose do Amatari, localizada no distrito de Novo Remanso, é o carro-chefe dos agricultores familiares. O fruto é tão apreciado que a produção chega a 150 toneladas no período de dezembro a março, quando ocorre a safra. Mais de 30 agricultores familiares produzem, comercialmente, a fruta. E as vendas têm compradores certos, como a Unifrut Polpas da Amazônia, de Novo Remanso; Ascope, localizada na vila do Engenho e Amazônia Polpas, de Itacoatiara.

Colaboração: Idam

A complicação do vereador Jânio Pereira


Nos últimos dias, alguns programas de rádio de Itacoatiara, reportaram a discussão que não quer calar sobre a polêmica da suposta compra de votos para a presidência da Câmara Municipal ocorrido no mês de novembro envolvendo o vereador Jânio Pereira e Marconde Martins que teria sido assediado com o valor de R$ 50 mil para não comparecer no dia da votação.
Nos programas dos comunicadores, Floriano Ferreira e Graça Menezes, os vereadores Francisco Rosquildes, Marconde Martins e Jânio Pereira, declararam a guerra de direitos de resposta ao ter a citação de seus nomes nos discursos calorosos de moralidade contra a corrupção política.
Pelo que tudo indica, a confusão está longe de acabar. O vereador Jânio está aguardando ser notificado pela comissão de ética da câmara e o vereador Marconde anda com as provas da denúncia debaixo do braço.

Por Nara Mendes
naramendesita@gmail.com

ARTIGO

Novos números, velhos problemas

Saíram os primeiros números do censo 2010 e constatamos que a população brasileira mudou; somos, atualmente 190. 732. 694 habitantes, na sua maioria mulheres. Aliás, muitas mulheres estão comandando os lares brasileiros. O acesso da mulher ao mercado de trabalho também foi fator determinante para que diminuísse a taxa de natalidade no Brasil. Há pouco tempo atrás, a taxa de fertilidade era mais de 5 filhos por mulher, isso também se dava graças a demanda de mão de obra no campo. Com o avanço da urbanização a estrutura da população mudou a taxa de fertilidade baixando para um pouco mais de dois filhos por mulher, tendência que provoca uma gradativa diminuição dos investimentos em educação e aumento dos investimentos em saúde.
A saúde do brasileiro realmente melhorou, os investimentos em medicamentos, especializações médicas, entre outras formações, fizeram com que a expectativa de vida aumentasse, a média de vida do brasileiro hoje é de 73, 17 anos, índice muito próximo ao de países de primeiro mundo, que chega a 80 anos. No Brasil, há pouco mais de 10 anos atrás não chegava a 65.
Temos 5.565 municípios, sendo 62 no Amazonas Estado com 3.350.773 habitantes. Itacoatiara possui hoje uma população de 86. 840 habitantes, somos o segundo município com maior número de habitantes do interior do Estado, só ficando atrás de Parintins com 102.066. No censo 2000 ficávamos atrás de Manacapuru, que atualmente ocupa a terceira posição com 85. 144.
Agora, com os números em mãos é necessário organização para que os indicadores econômicos reflitam nos indicadores sociais. Com mais idosos é necessário melhoria constante na área de saúde, hospitais verdadeiramente preparados, estruturados e organizados, com a diminuição dos índices natalinos, esperamos escolas mais estruturadas e melhoria na remuneração salarial dos trabalhadores da educação, condizente com importância de sua função para a sociedade. Os índices estão bem melhores, entretanto, a média muitas vezes mascara a realidade. É necessário visualizarmos as pessoas para enfim, celebrarmos os novos números e não os velhos problemas.

Alessandro Lúcio

Historiador, professor universitário em Itacoatiara
E-mail: alessandrolucio2009@hotmail.com