Visualizações do blog

sábado, 20 de agosto de 2011

Vampirão do Hemoam chega a Itacoatiara

A unidade móvel da Fundação de Hemoterapia do Amazonas – Hemoam, atingiu a sua meta de coleta de sangue em Itacoatiara.
Como acontece todos os anos, o Vampirão (ônibus) chega à cidade duas semans antes do Fecani para coletar bolsas de sangue. O objetivo é abastecer o Banco de Sangue do Hospital Geral José Mendes e garantir possíveis necessidades de transfusões no período do Festival.
Posicionado em ponto estratégico, na Avenida Parque, principal avenida da cidade, o Vampirão do Hemoam conseguiu 72 doadores em dois dias de coleta. Ao todo, foram 32 bolsas de sangue de 480 ml, cada.
Segundo um dos técnicos da Unidade Hospitalar, José Mendes, as 32 bolsas são suficientes para atender as necessidades do Banco de Sangue no período do Festival.

Quatro compositores itacoatiarenses concorrem ao FECANI 2011

Músicas Classificadas para o 27° Festival da Canção de Itacoatiara
(FECANI/2011)


AMAPÁ
Coração Benedito de Enrico di Miceli e Joãozinho Gomes
AMAZONAS
A Casa Caiu de Rocivaldo Patriarca dos Santos
Acalanto de Eduardo Santhana
Águas Passadas de Roberto Lima, Celdo Braga e Ana Teles
Amor de Porto de Iézen Rocha Farias e Náferson da Cruz Silva
Canção Bonita de Clodomir Mota e Wanderlon Nascimento
Clamor de Raimundo Socorro Vieira
Coração de Tambor de Paulo Marinho e Renato Bagre
Índio de Marlon Osaki Conceição
Mani de Edinaldo Reis de Sousa
Mari de Mário Jackson e Iran Makneh
Meu Jardim é Meu Amor Próprio de Klissy Kely Guimarães e Wallax F.Correa
da Costa
Meu Teatro é Brasileiro de Sebastião B. Guimarães
Não é de Sua Conta de Raimunda Celestina dos Santos Oliveira
Realidade de Thalia Kelsyn Fonseca da Fonseca
Vazante de Nicolas Jr.
Vidas de Lizioney Libório de Araújo
Viola de Encantamento de Salomão Rossy Elasly

MINAS GERAIS

Corpo e Alma de Rodrigo de Almeida

O Avesso do Espelho de José Roberto Correa Ribeiro

Pequeno Grão de Areia de Sanrah e Marcos Aranha

Primeira Nota de José Alexandre G.C. Silva

PARÁ

Cê Ia Gostar de Jacinto Kahnage e Vital Lima

Entre Tempo de Floriano e Jorge Andrade

Onde Tudo é Mar de Luiz Pereira de Moraes Filho

PERNAMBUCO

Bodas de Cristal de Emerson José Lobato Coelho e Gilvandro Mafra Magalhães
Filho

SÃO PAULO

Canção de Esperança de Lula Barbosa e Clodoaldo Ferreira

Cartas e Mapas de Levy Jardim Júnior

Eu e Você de Thiago Braz

Estrela de Papel de Francisco Carvalho de Souza

O Vegetal de Carlos Gomes

Sinal de Sina de Demetrio Azevedo Mussi Filho

Toda Vez de Nathan Marques e Lula Barbosa

ALAGOAS

Minha Terra, Maceió de Danielle Catarine e Teófilo Cavalcante

DATA DOS ENSAIOS: 21 a 31 de Agosto de 2011.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Peixoto foi absolvido pelo TSE

O prefeito de Ita­coa­t­iara, An­tônio Peixoto, foi ab­solvido ontem da acusação de que teria ven­cido as eleições de 2008 me­di­ante uso do poder econômico. A ab­solvição foi dec­re­tada ontem à noite na sessão do Tri­bunal Su­pe­rior Eleitoral (TSE) em Brasilia, os ministros Votaram 6X0 em favor do Prefeito Peixoto. Agora Peixoto está livre para se can­di­datar à reeleição no próximo ano.
fonte: culturapt


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

FECANI 2011 - ATRAÇÕES CONFIRMADAS





O 27º Festival da Canção de Itacoatiara - Fecani 2011, confirmou as atrações nacionais para os três dias do evento em setembro, dia 2 Sorriso Maroto, 3 Alcione e 4 Bruno e Marrone.
Quanto a lista de músicas classificadas para o festival, 34 canções inéditas participam da competição, sendo 18 amazonenses = 4 composições são de Itacoatiara; 1 do Amapá; 4 de Minas Gerais; 3 do Pará; 1 de Pernambuco; 7 de São Paulo. As concorrentes deverão participar dos ensaios em Manaus no periodo de 21 a 31 de agosto.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Seminário discute perspectivas exploratórias de petróleo o gás na Região Amazônica

Fortalecer as pesquisas no Amazonas para que as empresas que cheguem ao Estado para explorar as reservas de petróleo e gás das bacias da região tenham indicativo sobre o assunto.

Esse foi o ponto número um do Seminário Perspectivas Exploratórias para a Região Amazônica, destacado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), presidente da Subcomissão Permanente da Amazônia, do Senado Federal, na manhã desta sexta-feira (12), na abertura do evento, realizado no auditório Senador João Bosco, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), com a participação da Comissão de Óleo e Gás da ALEAM, presidida pelo deputado Sinésio Campos (PT).
O seminário teve palestras proferidas pelo diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, e pela diretoria da ANP, Magda Chambriard, que falaram sobre a ‘Situação nacional dos setores de petróleo e gás natural e biocombustíveis’ e ‘Perspectivas dos setores de petróleo e gás natural na Região Amazônica’, respectivamente.
Ainda no evento, houve apresentações do presidente da HRT Participações em Petróleo S.A, Márcio Rocha Melo, e do gerente-geral da Petrobras, Luiz Ferradans, sobre atuações das respectivas empresas no Estado e na Região.
Vanessa Grazziotin explicou que a Subcomissão de Assuntos Amazônicos realizou o evento ontem (11) no Estado do Acre e vai realizar o seminário em todos os Estados da Região Norte. Em seguida haverá um seminário no Senado Federal, de onde sairá um documento com as sugestões e reivindicações do setor, a serem entregues a presidente Dilma Rousseff.
Na ocasião, o deputado estadual Sinésio Campos, entregou a senadora, documentários da década de 50, contendo prospecção mineral e recortes de jornal. "Eu sempre levantei a bandeira da potencialidade do Estado quanto a exploração sustentável no nosso território. Amazonas representa a maior riqueza do Brasil no setor, o que representa grandes perspectivas para a economia do Estado.

Acadêmicos da UEA de Itacoatiara visitam laboratórios da Embrapa

Manaus - Uma expedição formada por 38 estudantes e dois professores do curso de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) do município de Itacoatiara veio a Manaus para uma visita técnica à sede da Embrapa Amazônia Ocidental na rodovia AM-010, Km 29.
A visita, coordenada pelos professores da UEA Juan Daniel Fajardo e Fabiana Rocha, teve a missão de apresentar aos alunos a dinâmica dos laboratórios relacionados às áreas de estudo do curso.
Os estudantes conheceram os laboratórios de Fitopatologia e de Análise de Solos e Plantas, tiveram acesso a pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e ainda puderam conciliar o conhecimento teórico com a prática da pesquisa científica. Os estudantes estão cursando as disciplinas Fertilidade e Manejo dos Solos, Parasitologia e Patologia Florestal e realizarão trabalhos acadêmicos a partir das informações coletadas.

fonte: portaldaamazonia



MUSA FECANI 2011

21 MENINAS COM IDADE ENTRE 14 E 19 ANOS PARTICIPARAM DA ELIMINATÓRIA DO CONCURSO MUSA FECANI 2011, REALIZADO NESTE DOMINGO, 14, NO AUDITORIO DO JAMEL AMED. 10 JOVENS FORAM SELECIONADAS PARA O CONCURSO QUE ACONTECE DIA 27 DE AGOSTO NO CREPI.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sinésio articula ativação do porto de Itacoatiara

O deputado estadual, Sinésio Campos, recebeu dia 2 de agosto em seu gabinete na Assembléia Legislativa, o presidente do Serviço Nacional de Portos e Hidrovias - SNPH de Itacoatiara, cel. Luiz Gonzaga e o gestor da SNPH do município de Itacoatiara Bosco Rodrigues, que trouxe as demandas do município, quanto a necessidade da ativação do porto de Itacoatiara. De acordo com Bosco, a cidade perde aproximadamente U$500 mil dólares por navio, o que poderia alavancar a economia local utilizando o retroporto.
O porto de Itacoatiara é privilegiado quanto à sua localização geográfica, por integrar as duas malhas hidroviárias, sendo o Rio Madeira e Amazonas. Através de transbordo a grande quantidade de cargas de grãos de Mato Grosso, Rondônia, parte do Acre e Centro-Oeste passariam pela cidade, mas esbarraram na falta de infraestrutura portuária, questão aduaneira e operacionalidade, haja vista que o porto ainda não foi entregue desde 2006.
O deputado Sinésio Campos, encaminhou as demandas para o presidente da SNPH Coronel Luíz Gonzaga,que declarou que o assunto não ficará sem solução, o governo tem interesse e o comprometimento de oportunizar meios para o desenvolvimento do interior do Estado.
Sinésio ressaltou que o porto de Itacoatiara é extremamente importante para a economia do Amazonas, mas lamentou os problemas de engenharia não resolvidos pelo estaleiro ERAM, responsável pela reforma e ampliação do porto e pelos entraves do Ministério do Transporte. "Itacoatiara está na rota do desenvolvimento, vamos nos empenhar ao máximo para buscar alternativas que devolva aos trabalhadores portuários e estivadores novas oportunidades. Não se consegue fazer nada sem grandes parcerias, a presença da equipe técnica do Cel. Luiz Gonzaga da SNPH e do Governo do Amazonas, nós vamos avançar nesta proposta de recuperação do porto e entregar a população de Itacoatiara", afirmou o deputado.

Audiência discute desativação de lixão em Itacoatiara

Nesta sexta-feira (12), a situação do lixão do município de Itacoatiara, foi discutida em uma audiência na Câmara Municipal do município. Durante a audiência foi definido o calendário de desativação do lixão. Além da participação do presidente do IPAAM, Antonio Stroski, também vão estar presentes representantes da Prefeitura de Itacoatiara e do Ministério Público Estadual ( MPE).
Municípios brasileiros tem até agosto de 2012 para apresentarem planos de gestão integrada de resíduos sólidos ao Ministério das Cidades. No Amazonas, o Instituto de Proteção Ambiental(IPAAM), presta assistência aos municípios que precisam se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305). Sancionada em 2 de agosto de 2010, a Lei proíbe a existência de lixões e determina a criação de aterros para lixo sem possibilidade de reaproveitamento ou de decomposição (matéria orgânica). Nos aterros, que poderão ser formados até por consórcios de municípios, será proibido catar lixo, morar ou criar animais. As prefeituras poderão ter recursos para a criação de aterros, desde que aprovem nas câmaras de vereadores uma lei municipal criando um sistema de reciclagem dos resíduos.
Em Itacoatiara, a desativação começou no mês de julho, numa parceria com a empresa Equador Log que disponibilizou material para aterrar o lixão localizado no bairro do Jauary. O novo aterro, fica localizado no km 22 da rodvia AM-010, este anteriormente foi avaliado e aprovado pelo IPAAM, quando este in loco no mês de junho ao município.
Esta articulação começou no mês de maio quando o deputado estadual Sinésio Campos recebeu a denúncia da da população para conhecer o lixão aberto da cidade, em seguida, no início de junho no gabinete da liderança do governo todos os orgãos ambientais foram convidados, inclusive Antonio Stroski presidente do IPAAM para deliberar sobre o assunto.

Paralisação das obras do Linhão de Tucuruí ameaça energia em Manaus

Paralisação das obras do Linhão de Tucuruí ameaça energia em Manaus
Um impasse judicial ameaça atrasar as obras do linhão da hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, previstas para serem concluídas até novembro de 2012. O projeto está suspenso há uma semana desde que a Justiça do Amazonas concedeu liminar ao vereador Massami Miki (PSL), que reclama a propriedade de um terreno no quilômetro 22 da AM-010 (estrada ligando Manaus a Itacoatiara).

A área sob litígio envolve diretamente o parlamentar e a Manaus Transmissora de Energia, concessionária que venceu a licitação para a construção dos mais de 500 quilômetros de extensão do linhão até Manaus. Com R$ 1,4 bilhão de investimentos, o empreendimento promete solucionar definitivamente o problema da falta de energia elétrica na capital, além de trazer o serviço de Internet banda larga e o aperfeiçoamento da rede de telefonia fixa e móvel à cidade.

Liderada pelo presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado estadual Sinésio Campos (PT), uma comitiva de técnicos foi ver de perto os problemas na área onde as obras do projeto estão paradas na estrada AM-010.

O deputado Sinésio Campos questionou os “reais interesses” da ação movida por Massami Miki que, segundo ele, fere a legislação brasileira ao impedir o livre acesso dos 700 metros por onde passa o linhão de Tucuruí. Após ser autorizado pela Justiça Amazonense, o parlamentar mandou construir uma porteira que impede a passagem no local.

Segundo Sinésio Campos, o terreno era utilizado por mais de 60 anos pelo Exército Brasileiro, onde militares retiravam material de uma pedreira nas adjacências para obras na construção civil. “Por que só agora, então, o vereador vem reclamar a propriedade do terreno?”, contestou o deputado. Ele alega que o acesso ao local é constitucionalmente considerado como “servidão de passagem”, isto é, de utilidade pública. Mas Massami recorreu à Justiça e ganhou a liminar. Até o Exército está impedido de passar pela área.

De acordo com o responsável pela Manaus Transmissora de Energia, Rômulo Corrêa, a concessionária está tendo um prejuízo de R$ 100 mil por dia depois que a Justiça mandou suspender as obras. “Recorremos da decisão, mas até agora não obtivemos nenhuma resposta da ação judicial movida pela empresa contra o vereador”, disse ele.

Com a pendenga judicial, Rômulo alertou que as obras do linhão correm o risco de não serem entregues até novembro de 2012, como prevê o cronograma do projeto, caso não haja o fim do impasse. Segundo ele, o vereador Massami Miki teria alegado em sua ação que existem outras opções de locais por onde as obras do empreendimento poderiam passar sem causar nenhum impacto ambiental. “Esses locais não existem. Não sabemos como o vereador (Massami Miki) conseguiu convencer a Justiça”, argumentou ele.

Para o coordenador estadual do Programa Luz para Todos, Robson de Bastos, a decisão da Justiça vai agravar mais ainda o problema da falta de energia em Manaus. “Os prejuízos vão refletir diretamente em todos os segmentos da sociedade”, afirmou ele.

O deputado Sinésio Campos anunciou que, na próxima terça-feira (16), haverá uma cessão de tempo no plenário da ALEAM para a direção da concessionária Manaus Energia esclarecer sobre o impasse com o vereador Massami Miki e falar a respeito do andamento das obras do linhão de Tucuruí. “O projeto vai trazer uma energia limpa, sem impacto ambiental, e não deve continuar paralisado. Já falei com o vice-governador José Melo e todos nós, deputados e governo juntos, vamos encontrar uma solução para o problema”, afirmou o parlamentar

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

AMEAÇA NA ESCOLA VITAL DE MENDONÇA

Alunos da escola estadual Vital de Mendonça de Itacoatiara estão desesperados com o recebimento de torpedo enviado por número de celular desconhecido ocorrido na tarde de quarta-feira, 10, alertando que, no dia do estudante comemorado no dia 11 de agosto na escola, vai acontecer uma tragédia. A mensagem fez com que a gestora da escola cancelasse o evento. A polícia local foi informada sobre a ameaça e deve intensificar a ronda pelo bairro da Colônia, onde fica localizada a instituição.

Prefeitura de Itacoatiara divulga dívidas do mandato anterior

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itacoatiara, divulgou no final do mês de julho, as ações do prefeito Antonio Peixoto de Oliveira nos últimos seis meses e publicou em números e prazos as dívidas deixadas pelo último mandato municipal. Confira na íntegra:


DÍVIDAS DEIXADAS DA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR

INSS – 5.539.954,80. 60X 92.232,58. Mais a correção do mês.
INSS – Média mensal nesses últimos 6 meses R$ 85.000,00
IBAMA – 18.414,00. 60X 306,90, mais correção do mês.
IMPREVI – 3.325,315,20. 120X26.877,62 mais a correção do mês.
IMPREVI – 996.513,60. 120X8.304,28, mais a correção do mês.
Terreno da APAE – 700.000,00, pago término em novembro de 2010.
Caixa Econômica Federal parcelamento mensal R$ 5.600,00
IBAMA – 601,14X60= de (2006) = 36.068,40
Pagamento Mensal. 219,052,84.
Câmara Municipal – 222.692,18. 60X3.715,53 (dívida proveniente de INSS), + 4.00 reais de taxa bancária.

Fonte: ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE ITACOATIARA

Terras caídas afetam 18 municípios do Amazonas

O fenômeno conhecido como ‘terras caídas’ afeta, este ano, na baixada dos rios, 18 municípios do Amazonas, segundo dados do Subcomando de Ações de Defesa Civil do Estado (Subcomandec).
Atualmente, são afetados os municípios de Anamã, Barreirinha, Benjamin Constant, Boca do Acre, Borba, Canutama, Careiro da Várzea, Eirunepé, Guajará, Humaitá, Iranduba, Jutaí, Manacapuru, Parintins, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Urucurituba.
fonte: radaramazonico.com.br

Gianecchini está com CA

Diagnosticado com câncer, Reynaldo Gianecchini pede carinho dos fãs
'Estou pronto para a luta, conto com o amor de vocês'


sábado, 6 de agosto de 2011

Governo Omar tem aprovação de 60,5%, segundo pesquisa

A administração do governador Omar Aziz é considerada boa por 46% dos entrevistados em pesquisa realizada pela Action. Se computados os que acham o seu governo ótimo (14%), a aprovação sobe para 60.5%. Na outra ponta aparece o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, cuja gestão na prefeitura de Manaus é vista como péssima por 47,5% dos consultados.

A presidente Dilma Rousseff também e bem avaliada. Tem 41,9% de bom e 21,6 de ótima.

As últimas medidas tomadas pela presidente contra a Zona Franca, como na MP do tablets, não influiram no eleitorado de Manaus.

Os resultados, segundo o diretor da Action, Afrânio Soares, demonstram que o Prefeito Amazonino não agrada parte da população que avaliou seu governo como ruim (12%) ou Péssimo (47,5%). O resultado também indica que o Prefeito mantém 20,6% do eleitorado favorável a seu governo, considerando-o como ótimo (3,3%) ou bom (17,3%). Isto , diz Afrânio, coloca Amazonino com propensão para ampliação da intenção de voto declarada, para um resultado próximo dos 20%. Porém isto, acrescenta Afrânio, dependerá de como conduzirá seu mandato até 2012 . .

"Os resultados em eleições passadas atestam que Amazonino no primeiro turno costuma ter entre 42% e 46%, portanto este seria o objetivo a ser perseguido pelo Prefeito, avalia o diretor da Action.