Visualizações do blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ENTREVISTA


Rádio Difusora encerra programa de entrevista com candidatos ao senado


Na última segunda-feira, 23, a coordenação de jornalista da rádio Difusora de Itacoatiara e CBN Itacoatiara, finalizou mais uma edição do programa de entrevistas com os candidatos ao senado da república pelo Amazonas, fazendo um link direto com o ex-governador Eduardo Braga (PMDB).
Durante a programação de aproximadamente uma hora e meia, Braga respondeu as perguntas sobre economia, geração de emprego e renda, turismo rural, educação, avanços da internet e foi sabatinado pelos ouvintes que participaram por telefone enviando perguntas sobre suas propostas e ainda sobre seu mandato quando ainda governador do Amazonas. Em entrevista, fez um relato das inúmeras obras que realizou como governador no município e assumiu compromissos com o povo local, para o exercício do mandato de senador. Os dois principais são a perenização da Zona Franca de Manaus, com sua extensão para a Região Metropolitana e a luta pela extensão dos benefícios da Previdência Social. "Quem mora nas comunidades do Médio Amazonas, em torno de Itacoatiara, sabe que tentamos ajudar os candidatos à aposentadoria com o barco PAI, mas agora a ausência de peritos e de agências do INSS na maioria dos municípios dificulta muito a vida dos nossos cidadãos. Em Brasília, vou lutar junto ao Governo Federal para resolver este problema", afirmou.
Braga disse que o principal problema detectado em todas as pesquisas feitas em Itacoatiara é a geração de emprego e renda. Ele entende que algumas medidas urgentes podem ajudar a solucioná-los. A primeira delas é a perenização da Zona Franca de Manaus, com sua extensão para a região metropolitana, em que o município está incluído. "Fazendo isso, vamos facilitar a implantação de indústrias que obedeçam às vocações locais, com incentivos fiscais", explicou. Em seguida, disse que outra luta que um senador pode travar para gerar emprego e renda nos municípios menores é a implantação de agências do Banco do Brasil e do Basa nestas localidades, oferecendo linhas de microcrédito. "Nós fizemos o que foi possível com a Afeam, mas desde que venderam o Banco do Estado, nossa capacidade de financiamento diminuiu muito. Agora, temos que contar com a ajuda do governo federal neste sentido e eu vou estar em Brasília lutando para que isso aconteça", afirmou. Finalizou enfatizando sobre a instalação de um polo cloroquímico no município será uma realidade nos próximos anos, devido à descoberta de minas de nióbio e aventou a possibilidade da produção de óleo de soja a partir da extenção da ZFM, já que empresas como a Hermasa poderiam contar com incentivo para deixar parte da produção de grãos em Itacoatiara, com este fim.
A coordenação da emissora está planejando formatar novas entrevistas do tipo mesa redonda, com candidatos a deputado federal para o mês de setembro.

Por Nara Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário