Visualizações do blog
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Linhão de Tucuruí agora pode avançar
A Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) aprovou dia 14 de abril Mensagem Governamental que transforma o Parque Estadual Nhamundá, localizado no município de mesmo nome, em Área de Proteção Ambiental Guajuma. A proposta, relatada pelo líder do Governo na ALE-AM, deputado Sinésio Campos (PT), permitirá a continuidade das obras do Linhão de Turucuí, que interligará Manaus e o sudeste do Estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Enquanto parque estadual, as obras não poderiam avançar por se tratar de área de proteção integral, segundo a legislação. Com a transformação para APA, a região passa a ser uma unidade de uso sustentável, o que permitirá a continuidade das obras do linhão, que cruzará os município de Nhamundá, São Sebastião do Uatumã, Silves, Rio Preto da Eva, Urucará, Itacoatiara, até chagar à Manaus. Municípios que passarão a ser abastecidos pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Estado do Pará.
Segundo Sinésio Campos, a transformação de Parque Estadual para APA foi necessária para diminuir a dependência da região pela geração de energia elétrica movida a óleo subsidiada. “Um dos grandes objetivos é garantir a interligação do Amazonas ao SIN e resolver definitivamente a questão de geração e transmissão de energia de Manaus e dos municípios da região sudeste do Amazonas”, disse o relator.
O parlamentar disse ainda que, com a mudança, a população residente na área que compreende a APA poderá desfrutar, de forma sustentável, das riquezas naturais. “Antes, quem morava na região não podia mexer em nada, por se tratar de uma área de proteção integral. Agora, sob o olha da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) as pessoas poderão até mesmo trabalhar com plano de manejo”, observou Sinésio.
A Área de Proteção Ambiental Guajuma está localizada na Bacia Hidrográfica do rio Nhamundá, com área de 28.370 hectares. Ela tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário