Visualizações do blog
sábado, 11 de dezembro de 2010
Nova Olinda do Norte
Mais de 11 quilos de droga é apreendida pela polícia
Durante a operação Cão Feroz realizada pela Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal do município de Nova Olinda do Norte, calha do rio Madeira no Amazonas, foi encontrado num sítio localizado na estrada do Curupirinha (a 2 km da sede), 11 quilos de maconha prensada dentro de uma mala que estava dentro de uma rede se embalando no momento em que a polícia chegou, sendo as 11h20min da manhã de quinta-feira, 9.
De acordo com o delegado Soares do 43º Delegacia Regional de Polícia, depois de uma denúncia anônima que os levou até ao local, no interior da casa estavam os irmãos, Jânio Pereira, conhecido por “Gringo” e Claudio César, vulgo “Futuro” e com eles mais 150 gramas de pasta base de cocaína.
Operação guarda-roupas
Ainda na tarde de quinta-feira, 9, a Polícia Cilvil, chefiada por Soares, prenderam em flagrante, três elementos oriundos do município de Borba, Calebe Nascimento, Diego Rodrigues e Cleuber Pinto, acusados de furtar 488 peças de roupa de uma loja de confecções.
Segundo a polícia, os envolvidos chegaram do município de Borba (cidade próxima á Nova olinda) de barco no início da semana, alugaram um quarto ao lado da loja que seria o alvo dos ladrões, durante a noite de quarta-feira, 8. Diante da lavratura do flagrante, a moto utilizada pelos implicados tem o chassi e o motor adulterado. Todos baixaram para o presídio de Nova Olinda por furto qualificado, formação de quadrilha, receptação e tráfico.
Por Nara Mendes
Pedofilia em Itacoatiara
Denúncia: Políticos são alvo da Polícia Federal
No início do ano, quando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, estava se instalando no município de Itacoatiara, através do Conselho Tutelar, recebeu denúncias que apontavam políticos e empresários da cidade envolvidos com o crime de pedofilia.
Segundo informações preliminares, a Polícia Federal que está investigando o caso, conta com uma lista de pelo menos cinco situações graves de autoridades com relacionamento ativo com menores. Alguns fatos podem ter a conivência dos pais ou somente da mãe. O conselheiro tutelar, Júlio Cesar afirmou que políticos e ex-políticos estão diretamente envolvidos. “A PF tem alguns nomes que estão sendo averiguados através das denúncias anônimas que compõem as relações”, declarou. A população está contribuindo com a polícia e com o trabalho dos conselheiros e apontam os bairros, lugares secretos e diálogos dos relacionamentos clandestinos com jovens de 12, 13 e 15 anos.
Por Nara Mendes
Vila de Novo Remanso: Padre engravidou menor
O bispo prelado de Itacoatiara, Dom Carillo Gritti, não se aprofundou no assunto, mas declarou que o padre ‘’Martins’’ acusado pela comunidade de se envolver com a menor, não teve um bom comportamento diante da sua responsabilidade, e a pedido da população, foi afastado definitivamente da paróquia para evitar maiores transtornos.
Lenda
Os mais antigos da vila dizem que Remanso carrega uma maldição desde que o padre da comunidade, Romão Buitreago, foi agredido pelo presidente na década de 90, João Sabino. Nos jornais da época, os conflitos ocorreram devido a disputa política que quase acabou em morte entre vereadores, agricultores e religiosos. O presidente da vila acusou o padre Romão de por a comunidade contra ele, quando na celebração de suas missas faziam campanha pró-PT contra o prefeito naquele ano. No evento, a secretaria de segurança do Estado, Polícia Militar e Civil foram acionados para apaziguar o tumulto.
Novo Remanso deve ficar sem pároco fixo para cuidar da paróquia, mas o bispo Dom Carillo se comprometeu em realizar missas a cada três meses para continuar com os trabalhos de evangelização da comunidade.
Por Nara Mendes
e-mail: itacoatiara.empauta@hotmail
ÁGUA POTÁVEL
Itacoatiara não tem mapa de rede hidráulica
Durante a sessão especial na Câmara Cidadã realizada na terça-feira, 7, solicitada pela vereadora Elenize Holanda para tratar das denúncias de presidentes de bairros da cidade e as comunidades da Zona Rural que são castigados com a falta de água potável e sua distribuição e acesso.
De acordo com a vereadora, as ilhas e comunidades localizadas em terras de várzea, as reivindicações quanto a perfuração de poços artesianos é crescente. Durante a discussão na câmara o gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Moisés Rebouças, se mostrou bastante preparado para administrar o cargo e declarou que o órgão não possui mapa de rede hidráulica da cidade. “O bombeamento de água é inadequado, o conjunto de motor bomba, somente aumenta a energia e diminui o volume de distribuição. O grande vilão pode ser a malha tem diâmetro menor e o tubo não tem capacidade de distribuir”, disse Moisés.
Durante a sessão, Rebouças ainda explicou que conversou com antigos técnicos do SAAE para tentar executar um plano de ação para resolver o problema de abastecimento de água. Atualmente a cidade tem 27 poços, sendo utilizado apenas 17 direto para rede. “Estamos avançando para solucionar a situação através de um convênio com a Funasa que deve fazer o levantamento com técnicos especializados na área através de um acordo de cooperação técnica que está em fase final, para execução ainda no mês de dezembro”, declarou.
Em 2011
Depois de ouvir as reclamações dos presidentes de bairros e consumidores, o gestor do Saae anunciou que no próximo ano está previsto a construção de 13 poços artesianos na Zona Rural e cinco na cidade. Segundo a vereadora Elenize, a audiência foi esclarecedora, principalmente quanto a qualidade do controle de pureza da água. “Agora, precisamos saber se o Saae tem um plano de extensão de acordo com o plano diretor da cidade que chega até a primeira ponte como área urbana. É preciso planejar Itacoatiara com competência, a cidade está em pleno desenvolvimento”, finalizou.
POR NARA MENDES
itacoatiara.empauta@hotmail.com
Homenagem a Nejmi Aziz em Itacoatiara
Registro tardio
Autoridades se reúnem e buscam soluções em Itacoatiara
A Ouvidoria Geral de Itacoatiara realizou nesta quinta-feira (02) de dezembro no auditório da Câmara de Vereadores, uma audiência pública para debater o problema do subregistro civil (conjunto de nascimento não registrados no próprio ano de ocorrência ou no final do trimestre do ano seguinte. Outro dado é o número de registros em no máximo 90 dias do nascimento) e registro civil tardio (registro de nascimento fora do prazo legal) e os procedimentos para sua erradicação.
Para debater o tema estiveram presentes o Procurador Geral de Justiça do Estado do Amazonas Francisco Cruz, que presidiu os trabalhos, o representante da Secretaria de Segurança, Sr. Aquiles Andrade, o coordenador do Comitê Gestor Estadual Para a Erradicação do Subregistro, Sr. Eduardo Lucas, o prefeito do município Antônio Peixoto, Vereadores e o Ouvidor Geral de Itacoatiara Alexandre Rocha.
Em sua explanação o Ouvidor apresentou os números de registros de nascimento tardio emitidos pelo Pronto Atendimento ao Cidadão – PAC de Itacoatiara e a porcentagem estimada de subregistro no município. “Estamos trabalhando para reduzir ao máximo estes números, fazendo com que os moradores tenham acesso facilitado ao seu registro”, declarou.
O Prefeito Antonio Peixoto disse que criou a Ouvidoria, para planejar políticas públicas de combate a este problema. O prefeito exemplificou os prejuízos que o subregistro e o registro tardio causam na vida escolar das crianças do município. “Sem o registro elas não podem se matricular na escola, caso consigam frequentar as aulas não participarão do censo escolar e, isto significa que o governo federal não enviará recursos para financiar este aluno e todo o investimento terá que ser realizado pelo município”, informou.
O vereador Aluisio Isper Netto, autor do requerimento que solicita ao poder público a instalação do cartório no hostpital geral José Mendes, declarou que num prazo recorde, a emissão deve estar sendo realizada na unidade. “De acordo com o prefeito da cidade, que se comprometeu em viabilizar em caráter de urgência, nos próximos dias, assim que as mães derem a luz no hospital, seus filhos terão o registro de nascimento expedido, o qual é um direito gratuito adquirido. Com isso, Itacoatiara avança mais um passo rumo a cidadania”, declarou A. I. Netto.
Fonte:www.mp.am.gov.br/index.php/noticias/1203-pgj-participa-de-audiencia-publica-em-itacoatiara-e-visita-promotores
Censo 2010 Amazonas
Itacoatiara possui 86.840 habitantes, diz IBGE
Os dados são do Diário oficial da União, o que deixa o município como a terceira cidade do Estado. Segundo a coordenação do Censo 2010 em Itacoatiara no Amazonas, inicialmente havia uma estimativa que o índice pudesse ultrapassar os 90 mil habitantes, o que não ocorreu.
Informações do IBGE apontam que foram encontradas pelos recenseadores, mais de 10 mil residências fechadas na Zona Rural do município, o que remete ao êxodo rural. A saída dessas famílias pode ter sido acarretada pela última cheia dos rios, quando centenas de pessoas migraram para a capital do Estado.
Por Nara Mendes
e-mail: itacoatiara.empauta@hotmail.com
Festa na Fazenda Poranga
Hello Peoples
No último sábado, 4 de dezembro, a cidade da Pedra Pintada ficou agitada por conta de mais um luau realizado pelo ícone da MPB da região, Ewerton Pastor, na fazenda Poranga. A elite itacoatiarense se reuniu, cantou e dançou ao som dos internacionais Raízes Caboclas, Natinho e Ewerton Pastor e banda, sendo a grande estrela da badalação.
itacoatiara.empauta@hotmail.com
Política
Alfredo tenta se aproximar de Peixoto
O senador Alfredo Nascimento, retorna ao Ministério dos Transporte. Após deixar as dependências da Granja do Torto, em Brasília, nesta quarta-feira (08), ele confirmou que aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff e retornará ao comando do Ministério dos Transportes.
Informações extra-oficiais, dizem que Alfredo teria chamado o prefeito Antonio Peixoto de Itacoatiara no Amazonas, para uma conversa sólida, para despachar sobre os portos de Itacoatiara ainda em dezembro.
Inelegibilidade
De acordo com o blog do radialista Ronaldo Tiradentes, o Ministério Público do Estado do Amazonas, pediu a inelegibilidade por oito anos do senador Alfredo Nascimento, devido a comprovação da denúncia e autenticidade de um vídeo postado no You Tube que mostra inúmeros carros e motocicletas, sendo abastecidos em um posto de gasolina no município de Humaitá no dia 8 de agosto, durante sua campanha para Governo do Amazonas.
Por Nara Mendes
Itacoatiara.empauta@hotmail.com
''Trapicho de Itacoatiara"
ARTIGO
Estamos chegando a mais um fim de ano letivo, hora de somarmos as notas, visualizarmos os aprovados, lamentarmos os reprovados e analisarmos a educação.
Para os brasileiros, a educação é a chave para o desenvolvimento. Segundo pesquisa Ibope/CNI: 6 entre cada 10 entrevistados acha que a baixa qualidade do ensino vai prejudicar o desenvolvimento do país e crê que é necessário um investimento maior em educação para que o Brasil se torne de fato um país desenvolvido.
Dados da pesquisa destacam questões importantes, dentre as quais, a qualidade do ensino público. Desde 1996, com a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, passou a se associar a qualidade da educação com os índices de aprovação, pois os índices de reprovação eram muito altos e isso não só retardava o ensino, criando uma legião de repetentes, como inflava as despesas do governo com esse alunado.
É necessário entendermos o contexto antes de 96, para compreendermos as causas da repetência. Até esse período menos de 25% dos professores tinham nível superior, outros sequer tinham concluído a educação básica, sem falar na estrutura física da escola que era precária e na chamada “sala multiseriada”. É essencial percebermos que a educação mudou, pois os contextos também mudaram. A realidade hoje é extremamente diferente.
Atualmente, a Escola recebe seus recursos financeiros de acordo com a quantidade de alunos matriculados e índices do Ideb são associados a alunos aprovados no fim do ano. Criou-se o mito da aprovação automática, ato não respaldado pela constituição, mas que deixa margem para interpretações equivocadas, pois definições ainda estão em discussões nas conferências realizadas em todo o país.
Não existe mais a legião de repetentes, entretanto a cada dia cresce a massa de analfabetos funcionais (75%) no Brasil; alunos que estudam, mas não aprendem. Precisamos hoje de qualidade e não somente de quantidade, para isso são necessárias três coisas: investir, ensinar e avaliar, só então poderemos nos regozijar, a cada fim de ano, com qualidade e não somente com quantidade.
Blog: alessandroluciomelo.blogspot.com
e-mail: alessandrolucio2009@hotmail.com
BOA VISTA DO RAMOS
Perda de recursos federais continua caindo
Desde 2009 o município de Boa Vista do Ramos vem amargando os conflitos políticos que recaíram a população grandes prejuízos sociais. Começou com a cassação do prefeito Elmir Mota, o Freedom, que logo retomou o mandato, vulnerabilidade no relacionamento com os vereadores e os escândalos envolvendo tanto o prefeito quanto a primeira dama que foi acusada de espancar uma idosa de quase 60 anos na secretaria de Assistência Social.
Devido a inadimplência deixada por prefeitos anteriores e falta de articulação do Atal gestor a cidade vem perdendo recursos federais, segundo o site de transparência do governo federal, os repasses caíram de aproximadamente R$ 10 milhões em 2009 para mais de R$ 8 milhões em 2010.
De acordo com o blog do vereador Mário Frota de Manaus, o interior do Amazonas está abandonado e refere-se ao prefeito de Boa Vista do Ramos como “relapso”, relatando que deveriam ter mais padres para lambar as costas de maus políticos pelo Estado. “A sorte do Amazonino é que em Manaus não mora o padre que, recentemente, surrou o relapso prefeito de Boa Vista do Ramos com uma correia de motor. Como sou teu amigo, vai aqui uma boa receita para quem leva esse tipo de peia no lombo: água com vinagre e uma pitada de sal. Tem gente que diz que esse remédio não é santo, mas obra milagre”, diz Frota.
As ruas de BVB estão sujas e esburacadas, escolas do Governo abandonadas. Como o prefeito freedom se consideram “ungido de Deus”, o milagre de natal pode iluminar a cidade.
• A redação do jornal tentou contato com o prefeito Elmir Mota pelo celular 9257-XXXX, mas não nos atendeu até ao fechamento desta edição em 02.12.2010.
Nara Mendes
e-mail: Itacoatiara.empauta@hotmail.com
Homicídio
Assassinato de Hirlan Charles comove e revolta Itacoatiara
Na tarde de terça-feira, 30, investigadores da 2ª Delegacia Regional de Itacoatiara – DRI prenderam na barreira policial de Itacoatiara, Marcos Antonio Auzier de Oliveira Junior, 22, principal acusado de assassinar o DJ e motorista de táxi Hirlan Charles de Almeida, 40, ocorrido na noite de segunda-feira, 29, no bairro de Petrópolis em Manaus, com um tiro na perna que atingiu a veia femoral (vaso sanguíneo).
O implicado é conhecido como “Caveirinha”, no município de Urucurituba onde mora, mas segundo declarações de populares, sempre faz o percurso, Urucurituba – Itacoatiara – Manaus para a prática de atos ilícitos. Segundo o investigador Roberto da DRI, “Caveirinha” foi preso depois que a polícia recebeu uma denúncia anônima de uma mulher. “Ele viajava de Manaus para Itacoatiara numa motocicleta com outro elemento que ainda estamos investigando, sofreram um acidente nas proximidades da entrada da estrada de Silves. Foi socorrido por uma pick-up Strada que também capotou antes de chegar a cidade”, declarou. Há informações de que o acusado entrou na cidade e dirigiu-se até uma residência nas proximidades da delegacia e teria narrado o suposto assassinato.
Versão do acusado
Ao ser questionado na cadeia de Itacoatiara pela imprensa, Caveirinha declarou que veio de Urucurituba à chamado de um “conhecido” que mora em Manaus, para que o ajudasse a transportar duas motocicletas para serem vendidas em Itacoatiara. Falou que não conhecia a Hirlan, apenas fretou o táxi junto com outra pessoa no beiradão do bairro Jauary, assim que chegou de lancha as 17h de Urucurituba. Quando chegou à Manaus, tentou vender a arma para Hirlan, mas a mesma disparou acidentalmente, chegando a pedir ajuda para socorrê-lo. Depois de ser protestado que a bala foi desferida de fora da porta do passageiro do carro do taxista, Caveirinha disse: “Então foi ele quem se matou!”.
A população tentou agredi-lo e alguns golpes ainda lhe acertaram antes de chegar a delegacia. Na terça-feira à noite, a equipe da Delegacia de Homicídios de Manaus, chegou a Itacoatiara para cumprir a determinação de transferência para a capital, local onde ocorreu o homicídio.
A arma usada no crime, um revólver 38, e cinco munições, sendo que uma estava deflagrada, foi encontrada na residência do homicida, no bairro Campo Dourado, Zona Norte. Segundo o delegado da Dehs, Mariolino Brito, “Caveirinha” é acusado de integrar uma quadrilha especializada em roubo de motocicletas, de ser um soldado do tráfico, e após a publicação de sua imagem pela mídia, várias pessoas procuraram a especializada, informando que o acusado é responsável por outros homicídios.
O delegado Mariolino, informou que será investigado o suposto envolvimento de Marco com outros homicídios e seu envolvimento com tráfico de drogas. Ele foi autuado por homicídio e posse ilegal de arma de fogo, e será encaminhado ainda hoje, a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, Centro.
Nara Mendes
Itacoatiara.empauta@hotmail.com
Agricultura
Novo Remanso produz 150 toneladas de Acerola
Como forma de aumentar ainda mais a produção e Acerola e garantir melhor qualidade da fruta a Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) da comunidade do Novo Remanso, realiza nos dias 3 e 4 de dezembro, o curso sobre a cultura da acerola, voltado para os produtores rurais que trabalham com a cultura. O evento acontece na própria comunidade, por meio de aulas práticas e teóricas. Entre os assuntos abordados estão: pragas e doenças, limpeza, colheita e pós-colheita, armazenagem da fruta, entre outros.
A Acerola fruta de clima tropical é a campeã quando o assunto é Vitamina C, que na comunidade São Jose do Amatari, localizada no distrito de Novo Remanso, é o carro-chefe dos agricultores familiares. O fruto é tão apreciado que a produção chega a 150 toneladas no período de dezembro a março, quando ocorre a safra. Mais de 30 agricultores familiares produzem, comercialmente, a fruta. E as vendas têm compradores certos, como a Unifrut Polpas da Amazônia, de Novo Remanso; Ascope, localizada na vila do Engenho e Amazônia Polpas, de Itacoatiara.
Colaboração: Idam
A complicação do vereador Jânio Pereira
Nos últimos dias, alguns programas de rádio de Itacoatiara, reportaram a discussão que não quer calar sobre a polêmica da suposta compra de votos para a presidência da Câmara Municipal ocorrido no mês de novembro envolvendo o vereador Jânio Pereira e Marconde Martins que teria sido assediado com o valor de R$ 50 mil para não comparecer no dia da votação.
Nos programas dos comunicadores, Floriano Ferreira e Graça Menezes, os vereadores Francisco Rosquildes, Marconde Martins e Jânio Pereira, declararam a guerra de direitos de resposta ao ter a citação de seus nomes nos discursos calorosos de moralidade contra a corrupção política.
Pelo que tudo indica, a confusão está longe de acabar. O vereador Jânio está aguardando ser notificado pela comissão de ética da câmara e o vereador Marconde anda com as provas da denúncia debaixo do braço.
Por Nara Mendes
naramendesita@gmail.com
ARTIGO
Saíram os primeiros números do censo 2010 e constatamos que a população brasileira mudou; somos, atualmente 190. 732. 694 habitantes, na sua maioria mulheres. Aliás, muitas mulheres estão comandando os lares brasileiros. O acesso da mulher ao mercado de trabalho também foi fator determinante para que diminuísse a taxa de natalidade no Brasil. Há pouco tempo atrás, a taxa de fertilidade era mais de 5 filhos por mulher, isso também se dava graças a demanda de mão de obra no campo. Com o avanço da urbanização a estrutura da população mudou a taxa de fertilidade baixando para um pouco mais de dois filhos por mulher, tendência que provoca uma gradativa diminuição dos investimentos em educação e aumento dos investimentos em saúde.
A saúde do brasileiro realmente melhorou, os investimentos em medicamentos, especializações médicas, entre outras formações, fizeram com que a expectativa de vida aumentasse, a média de vida do brasileiro hoje é de 73, 17 anos, índice muito próximo ao de países de primeiro mundo, que chega a 80 anos. No Brasil, há pouco mais de 10 anos atrás não chegava a 65.
Temos 5.565 municípios, sendo 62 no Amazonas Estado com 3.350.773 habitantes. Itacoatiara possui hoje uma população de 86. 840 habitantes, somos o segundo município com maior número de habitantes do interior do Estado, só ficando atrás de Parintins com 102.066. No censo 2000 ficávamos atrás de Manacapuru, que atualmente ocupa a terceira posição com 85. 144.
Agora, com os números em mãos é necessário organização para que os indicadores econômicos reflitam nos indicadores sociais. Com mais idosos é necessário melhoria constante na área de saúde, hospitais verdadeiramente preparados, estruturados e organizados, com a diminuição dos índices natalinos, esperamos escolas mais estruturadas e melhoria na remuneração salarial dos trabalhadores da educação, condizente com importância de sua função para a sociedade. Os índices estão bem melhores, entretanto, a média muitas vezes mascara a realidade. É necessário visualizarmos as pessoas para enfim, celebrarmos os novos números e não os velhos problemas.
Alessandro Lúcio
Historiador, professor universitário em Itacoatiara
E-mail: alessandrolucio2009@hotmail.com
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
DESFILE CÍVICO
Escola Olga Figueiredo se prepara para a semana da pátria
Na próxima semana, antes do início do festival da canção, escolas da rede de ensino estadual e municipal de Itacoatiara farão na quinta-feira, dia 2 de setembro, o desfile cívico para comemorar a semana da pátria. O tema geral é “Processo Evolutivo do Brasil: do período colonial ao século XXI” dividido em subtemas, e a escola municipal Olga Rego Figueiredo tem o dever de apresentar a temática: “A crise de 1929 e o início da industrialização a partir de 1930-1960”.
A gestora da escola Edilene Michiles, falou que os ensaios iniciaram na segunda-feira, 16, e por conta disso os alunos são liberados mais cedo. O número de discentes representando a instituição é de 120 contando com a educação infantil, ensino fundamental e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) que durante o desfile cívico contarão a história dos presidentes da época, dos trabalhadores, o auge de Juscelino Kubitschek com o governo de 50 anos em 5, a construção de Brasília, a queda do Bolsa de Valores nos Estados unidos que afetou o Brasil, os três períodos da Era Vargas: provisório, constitucional e ditatorial (Estado Novo). Além da temática a ser desenvolvida a escola Olga Figueiredo mostrará à comunidade seus projetos como o contra-turno para alunos que estão com dificuldades em alguma disciplina, o projeto “Aprendendo com meu filho” – no período noturno – onde os pais são incentivados a não desistirem dos estudos por conta das crianças.
“Estamos todos ansiosos pelo desfile, nós professores e gestora, e principalmente os alunos”, finalizou Edilene.
Por Jônisson Rolim
jon_memoriatua@hotmail.com
SOLIDARIEDADE
O empresário e fundador da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas – Fieam, Moysés Benarrós Israel, doou para a sede doPrograma de Erradicação doTrabalho Infantil - PETI da Vila de Lindoia, no mês de julho, 105 jogos de cadeiras e mesas para alunos da classe infantil e 3 mesas para os monitores. A secretária de assistência social de Itacoatiara, Lisette Bouez Abrahim, os monitores e comunitários emitiram nota de agradecimento pelos bens adquiridos para a instituição.
Por Nara Mendes
ENTREVISTA
Na última segunda-feira, 23, a coordenação de jornalista da rádio Difusora de Itacoatiara e CBN Itacoatiara, finalizou mais uma edição do programa de entrevistas com os candidatos ao senado da república pelo Amazonas, fazendo um link direto com o ex-governador Eduardo Braga (PMDB).
Durante a programação de aproximadamente uma hora e meia, Braga respondeu as perguntas sobre economia, geração de emprego e renda, turismo rural, educação, avanços da internet e foi sabatinado pelos ouvintes que participaram por telefone enviando perguntas sobre suas propostas e ainda sobre seu mandato quando ainda governador do Amazonas. Em entrevista, fez um relato das inúmeras obras que realizou como governador no município e assumiu compromissos com o povo local, para o exercício do mandato de senador. Os dois principais são a perenização da Zona Franca de Manaus, com sua extensão para a Região Metropolitana e a luta pela extensão dos benefícios da Previdência Social. "Quem mora nas comunidades do Médio Amazonas, em torno de Itacoatiara, sabe que tentamos ajudar os candidatos à aposentadoria com o barco PAI, mas agora a ausência de peritos e de agências do INSS na maioria dos municípios dificulta muito a vida dos nossos cidadãos. Em Brasília, vou lutar junto ao Governo Federal para resolver este problema", afirmou.
Braga disse que o principal problema detectado em todas as pesquisas feitas em Itacoatiara é a geração de emprego e renda. Ele entende que algumas medidas urgentes podem ajudar a solucioná-los. A primeira delas é a perenização da Zona Franca de Manaus, com sua extensão para a região metropolitana, em que o município está incluído. "Fazendo isso, vamos facilitar a implantação de indústrias que obedeçam às vocações locais, com incentivos fiscais", explicou. Em seguida, disse que outra luta que um senador pode travar para gerar emprego e renda nos municípios menores é a implantação de agências do Banco do Brasil e do Basa nestas localidades, oferecendo linhas de microcrédito. "Nós fizemos o que foi possível com a Afeam, mas desde que venderam o Banco do Estado, nossa capacidade de financiamento diminuiu muito. Agora, temos que contar com a ajuda do governo federal neste sentido e eu vou estar em Brasília lutando para que isso aconteça", afirmou. Finalizou enfatizando sobre a instalação de um polo cloroquímico no município será uma realidade nos próximos anos, devido à descoberta de minas de nióbio e aventou a possibilidade da produção de óleo de soja a partir da extenção da ZFM, já que empresas como a Hermasa poderiam contar com incentivo para deixar parte da produção de grãos em Itacoatiara, com este fim.
A coordenação da emissora está planejando formatar novas entrevistas do tipo mesa redonda, com candidatos a deputado federal para o mês de setembro.
Por Nara Mendes
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
CIDADE
ZONA RURAL
ENERGIA ELÉTRICA
EDUCAÇÃO
CULTURA
Fecani 2010: Aberto de caricatura e de dança, eventos que revelam talentos itacoatiarenses
Aberto de caricatura
Considerado o maior festival cultural do Brasil, o Fecani tem como atrações, além das modalidades esportivas, o aberto de caricatura e o dancita. No aberto de caricatura a participação de artistas itacoatiarenses é bastante expressiva e já premiou muitos nas edições anteriores. Gilcimar da Silva Rolim, 31, irá participar pela segunda vez deste evento, ano passado competiu com a caricatura da vocalista da Banda Calypso, Joelma Mendes, no Fecani 2010 concorrerá com as caricaturas de dois presidentes, o presidente dos Estados Unidos e do Brasil. “A expectativa é muito grande este ano já que esta é minha segunda participação no aberto de caricatura, e também porque dificilmente temos concursos como este em Itacoatiara”, declarou Gilcimar que pretende estar entre os três primeiros colocados no concurso. Gilcimar, que também é conhecido como Mako, participou de pequenos concursos oferecidos pelas escolas onde obteve bons resultados.
Dancita
Além do aberto de caricatura, como coordenador de um grupo de dança, Gilcimar da Silva Rolim ainda concorrerá no dancita com o grupo BBS Crrew que está completando dez de criação e também de participação no Fecani, levará para a apresentação oito integrantes com vasta experiência no estilo dança de rua. Dentro desses longos anos participando do dancita o grupo adquiriu aproximadamente seis títulos, e sempre esteve entre os três primeiros colocados. Outro grupo que se fará presente no dancita é o Estilo de Rua também coordenado por Gilcimar, com os integrantes na idade entre 13 e 15 anos e pela segunda vez competirão, “a preparação vem acontecendo desde o começo do ano, e no final de julho escolhi os que estarão defendendo o grupo, oito”, disse Gilcimar da Silva ao ser indagado sobre a preparação do pequeno grupo de dança.
Por Jônisson Rolim
E-mail: jon_memoriatua@hotmail.com
ARTE
Centro Cultural Velha Serpa promove exposição de obras de artistas plásticos itacoatiarenses
O Centro Cultural Velha Serpa está realizando desde o último sábado (7), a exposição “Abraçando Talentos” com obras de nove artistas itacoatiarenses. O objetivo da exposição é tornar os artistas mais conhecidos pela comunidade, e gerar renda para o município. As obras poderão ser compradas com negociação feita diretamente com os próprios artistas, o avlor de cada uma é dado pelos mesmos, duas ou três vezes por semana os artistas plásticos estarão presentes na exposição.
Os artistas com obras em exposição: Nelson Freire, Sátiro, João Braga, Elson Cascais, Michele, Téo Braga, Fabrício, Pena e Elizeu Braga cada um com três quadros no salão. Edineyd Mamud, responsável pelas atividades do Centro Cultural, disse que as molduras das telas foram doadas aos artistas e que são de modelo padrão. Edineyd relatou que por enquanto permanecerão com esta atividade, mas que há a pretensão de se fazer uma oficina de artes plásticas com crianças. Além desta exposição, futuramente deverá acontecer outra onde serão convocados mais artistas que são pouco conhecidos pela população.
A população está convidada ir ao Centro Cultural Velha Serpa, localizado na rua Borba, bairro Pedreiras, e prestigiar a exposição com obras como Mãe Natureza, de João Braga, Saga do Canoeiro, de Sátiro, Sensibilidade, de Michele, O Lago da Vitória, de Pena; a técnica de pintura é acrílico sobre tela. A exposição se estenderá até o mês de novembro.
Por Jônisson Rolim
E-mail: jon_memoriatua@hotmail.com
CIDADÃO ITACOATIARENSE
Câmara concede título a padre Graciomar Gama
De autoria da vereadora Elenize Holanda, o pedido de concessão de título honorífico de Cidadão Itacoatiarense ao reverendo da Prelazia de Itacoatiara, padre Graciomar Gama Fernandes foi aprovado por unanimidade do parlamento do Poder Legislativo, na terça-feira, 10.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
CULTURA
PRODUÇÃO RURAL
A Secretaria Municipal de Produção, Abastecimento e Políticas Fundiárias está desenvolvendo um projeto que visa dar maior qualidade a produção do agricultor da Zona Rural com acompanhamento técnico de engenheiro agrônomo para financiamento bancário sem que haja prejuízos na plantação de várzea ou terra firme.
Diante do interesse do produtor, inicialmente será realizado uma análise de solo pelo agrônomo contratado pela prefeitura de Itacoatiara, Emiliano Karol. A idéia do projeto é apontar quais culturas podem ser desenvolvida nas localidades com maior predominância no aspecto quantitativo e qualitativo. Com o resultado o técnico aplica ou não a correção do solo através de adubo.
Atualmente o fruto em acessão é o maracujá, aonde inúmeras localidades de várzea vêm produzindo número bastante expressivo do cultivo. O acompanhamento do engenheiro traz novas expectativas quanto novas técnicas de cultivo para que o fruto cresça com qualidade e em grande quantidade. “A polinização manual das flores é uma maneira fácil e prática de ser feita pelo produtor. Vamos avançar na produção, vamos dar um salto e assim gerar mais renda para o homem do campo”, explicou o engenheiro Emiliano Karol, que ainda atua como consultor da secretaria de abastecimento.A agricultora Anizete Pereira, moradora da região do Cumaru – comunidade Santo Antonio, gostou da novidade e lembrou que há mais de trinta anos não recebia assistência técnica. Sua intenção é permanecer produzindo maracujá, pois existe grande demanda pelo produto e o preço compensa o esforço. “Estou muito esperançosa. Agora vamos ter apoio para plantar e teremos os técnicos que vão dizer a forma certa de fazer as coisas”, disse.
Por Nara Mendes - naramendesita@gmail.com
Colaboração: Carlos Amorim/ASCOM - PMI
ELEIÇÕES 2010
O deputado estadual Sinésio Campos pode ter perdido a sua principal base eleitoral no município de Itacoatiara e sua provável reeleição. A mudança de última hora da pasta de deputado federal para estadual pode dividir o pleito com o outro companheiro petista Sebastião Nunes que confirmou sua candidatura e vai receber o apoio da militância da Velha Serpa, onde desburocratizou documentos e concedeu alguns títulos provisórios de terras, principalmente para moradores da Zona Rural, quando estava à frente do Instituto de Terras do Amazonas.
Para alguns cientistas políticos da cidade, da dividida dos companheiros pode vir a sobra positiva para o deputado estadual Nelson Azêdo (PMDB), que concorre a reeleição e desde o início do ano levantou a bandeira da governabilidade e articulou o movimento da coalizão no município entre o governo municipal de Antonio Peixoto e vereadores, dando um passo importante para o crescimento, uma vez que o parlamentar foi o autor do projeto que inseriu Itacoatiara na Região Metropolitana de Manaus – RMM em 2007.
AVANÇO
Alunos vão poder estudar na própria localidade onde moram
ALERTA
O número de menores grávidas no município de Itacoatiara é bastante elevado. Os dados obtidos foram de duas Unidades Básicas de Saúde e do Conselho Tutelar. No SESP, localizado no centro da cidade, o registro de mães adolescentes chega a treze, segundo informações das enfermeiras que atendem as gestantes.
Nas unidades dos bairros de Pedreiras e Iracy, existem dados captados com uma das enfermeiras que geralmente as jovens grávidas não são acompanhadas pelos responsáveis. Na UBS do bairro Mutirão, o número de adolescentes em gestação é maior, 27 menores fazem o pré-natal, dentre elas uma de doze anos. A enfermeira Eliane Abreu afirmou que fazem campanhas preventivas como “Planejamento Familiar”, porém, não há mudanças relativas ao trabalho que fazem. Neste centro de saúde são atendidas as gestantes dos bairros de São Francisco, São Cristóvão, Nogueira Júnior e Jardim Amanda. Aqui também não é diferente, as mães adolescentes nem sempre estão acompanhadas de seu responsável.
No Conselho Tutelar o número de casos registrados é inferior aos das unidades de saúde, somente oito. Segundo a conselheira Valdéia Castro de Freitas, há casos em que as adolescentes fazem acompanhamento pelo centro até o momento em que conseguem a guarda da criança; as que denunciam a gravidez no Conselho Tutelar são encaminhadas às UBS para o pré-natal. A única dificuldade que há na obtenção dos números exatos de adolescentes grávidas está no fato de as unidades registrarem, mas, não encaminharem ao Conselho Tutelar.
O total números obtidos de casos de gravidez precoce chega a 48 em município contabilizando os registros do Sesp, do centro de saúde do Mutirão e do Conselho Tutelar, podendo ser muito maior.
Por Jônisson Rolim
E-mail: jon_memoriatua@hotmail.com
SEGURANÇA PÚBLICA
Em meados do mês de junho no auditório do CETAM acontecia a palestra para implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) em Itacoatiara e num espaço de trinta dias o programa foi instalado no município.
A solenidade de implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal aconteceu na tarde de quarta-feira, 14 de julho, no prédio da Maçonaria, centro da cidade. Dentro da programação o coronel da PM Almir Davi Barbosa, secretário executivo do GGI-AM, fez uma breve explanação do que é o GGI e sua área de atuação que não é somente no campo da segurança pública “é importante frisar que o GGI tem por missão a resolução de problemas de conflitos sociais”, o secretário citou o funcionamento do gabinete na cidade de Parintins que acontece no período do festival folclórico. Em seguida, Paulo Roberto Vital de Menezes, coronel da PM e Secretário Executivo Adjunto da SSP/AM, falou que o GGI estadual sempre atua no Fecani, “este gabinete representa uma das ferramentas principais, voltados para a área de segurança, principalmente quando se trata de defesa social” declarou. O coronel Paulo Roberto esclareceu que o gabinete agirá de forma colegiada, sem hierarquia.
Antes de concretizar a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, o prefeito Antônio Peixoto fez seu pronunciamento lembrando o grande desempenho da educação do município no IDEB e a comemoração dos vinte anos de criação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), “a partir da instalação do gabinete de gestão integrada Itacoatiara estará apta a fazer todos os trâmites possíveis e necessários para a implantação da nossa guarda municipal” declarou o prefeito frisando a importância do gabinete para Itacoatiara e no fim declarou que estava instalado o Gabinete de Gestão Integrada do município. O secretário executivo do GGI de Itacoatiara, o coronel Adson José Costa Silva, afirmou “essa instalação hoje é um marco para o município, a partir deste ato, os problemas que afligem a comunidade na área de vida social serão discutidas num nível só, com a participação dos gestores em cada uma das suas atividades, aqui não há hierarquia, mas apenas articulação em torno das autoridades para encontrar soluções dos problemas”.
Por Jônisson Rolim
sábado, 5 de junho de 2010
Festa de Santo Antonio terá Nejmi Aziz em Itacoatiara
Festa de Santo Antônio deste ano promete ser a melhor
Festa de Santo Antônio uma das maiorias festas religiosas não somente da cidade, mas até mesmo do próprio Estado, está prestes a iniciar e este ano promete ser melhor, iniciando no dia 1º e encerrando no dia 13 de junho. Como é tradição no dia de abertura logo bem cedo se fará a famosa alvorada com queima de fogos às 5h da manhã e em seguida o café. E na tarde deste mesmo dia às 18h haverá a grande carreata de abertura saindo de frente do palco do Centro de Eventos e seguirá à igreja onde acontecerá a missa de abertura.
Durante todas as noites os devotos rezarão a trezena e após este momento a celebração eucarística, o único dia que não haverá atividade no período dos festejos será dia 3 de junho, dia em que a Igreja celebra a solenidade de Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo). Na festa também haverá celebração de aproximadamente seis casamentos, crianças receberão a primeira comunhão e jovens recebendo o sacramento da crisma, e oitenta é o número dos que serão batizados, divididos entre os dias 6 e 13 de junho.
A festa deste ano tem como objetivo dar andamento na construção da nova igreja de santo Antônio, para isso padre Graciomar Fernandes, pároco, está muito confiante quanto a ação entre amigos que irão realizar onde os prêmios vão de uma máquina de lavar até uma moto biz. E a grande novidade para a festa deste ano é que não somente a missa será celebrada no centro de eventos, mas também o próprio arraial, que segundo o pároco contará com a presença da primeira dama do Estado. “A nossa expectativa para a festa é muito boa, estamos todos trabalhando, equipe de cozinha, equipe de palco, juventude preparando bandeiras, ornamentação, cada equipe fazendo a sua parte”, declarou padre Graciomar entusiasmado com os festejos deste ano.
“Eu imagino que, se conseguirmos manter esse mesmo ritmo, estaremos inaugurando a igreja no final do próximo ano”, disse o padre ao ser indagado a respeito da nova construção, uma vez que ela está parada por motivo de os comunitários estarem preparando o ambiente para a grande festa, a construção será retomada após o arraial; o valor aproximado dessa construção é de R$ 250.000,00 segundo estimativas do pároco. O tema para a festa deste ano é “Os cristãos tinham tudo em comum” tendo como fundamento o dízimo; “eu convido a todos a entrar nessa grande corrente que é a festa de santo Antônio, sentir-se cristão, irmanado, devoto, ser uma pedra viva nesse templo”, são as palavras de motivação do padre Graciomar Fernandes, que lembrou ainda a chegada da imagem de Nossa Senhora do Carmo – padroeira de Parintins – vinda de Manaus que estará aqui no dia 4 de junho.
Por Jônisson Rolim
e-mail: jon_memoriatua@hotmail.com
FECANI 2010 - inscrições já estão abertas
FECANI 2010, inscrições já estão abertas e 1º Circuito de Lutas é a novidade esportiva
As inscrições para o 26º Festival da Canção de Itacoatiara – FECANI – já estão abertas, as inscrições iniciaram no dia 17 de maio e se estenderão até o dia 4 de agosto. A premiação para o vencedor do festival de música será de R$ 20.000,00, como todos os anos haverá premiação para o melhor arranjo, melhor letra e intérprete, assim como música escolhida por voto popular e melhor torcida. Quanto aos pontos de inscrições em Itacoatiara são a Casa da Cultura, Galeria de Artes Terezinha Peixoto, Associação Dom Jorge Marskell, em Manaus no escritório da AIRMA e pelo site www.fecani.com.br; o FECANI composto por 16 eventos culturais e 17 eventos esportivos, terá neste último uma novidade, o 1º Circuito de Lutas, que envolverá judô e jiu-jítsu. “O festival, nós sabemos que é este ‘caldeirão’ cultural que envolve poesia, teatro, dança, literatura, ilustração, e também a parte esportiva”, declarou Hiléia do Nascimento Palmeira, coordenadora dos eventos culturais do FECANI.
Hiléia Palmeira ressaltou o período em que acontecerá o FECANI, de 3 a 6 de setembro. A fase pré-classificatória do Festival da Canção será de 05 a 14 de agosto, a confirmação das classificações entre os dias 15 e 20 de agosto; após essa jornada os ensaios acontecerão em Manaus de 21 a 31 de agosto.
Por Jônisson Rolim
e-mail: jon_memoriatua@hotmail.com
Itacoatiara tem 55.927 eleitores
Itacoatiara tem 55.927 eleitores aptos
O prazo para a regularização dos títulos eleitorais venceu no dia 5 de maio em todo o país para quem pretendia fazer alistamento, revisão e transferência do título. Em Itacoatiara o número de eleitores aptos é de 55.927, sendo 39.715 na sede do município e 16.212 na zona rural; porém, pode haver modificações devido requerimentos que ainda não foram processados. Esses são os dados do Juízo Eleitoral da 3ª Zona de Itacoatiara, na pessoa da Juíza Eleitoral, Dra. Ana Lorena Teixeira Gazzineo.
Ao eleitor estará disponível o requerimento de segunda via até o dia 23 de setembro. Todos os eleitores que procuraram a 3ª Zona Eleitoral de Itacoatiara conseguiram efetivar sua transferência, revisão e alistamento, e não haverá prorrogação para quem não conseguiu tal benefício.
Por Jônisson Rolim
e-mail: jon_memoriatua@hotmail.com
APMC's de Itacoatiara vai fiscalizar verbas das escolas
APMC vai fiscalizar verbas das escolas do município
Em muitas escolas de Itacoatiara existem APMC´s – Associação de Pais, Mestres e Comunitários – entretanto, até mesmo que faz parte dessa associação não sabe o que é ou qual a sua finalidade dentro do âmbito escolar. A finalidade de uma APMC é gerenciar o recurso enviado pelo Ministério da Educação diretamente às escolas através do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – para que seja aplicado corretamente visando as reais necessidades do grupo escolar. Por exemplo, suprir a falta de material pedagógico, pequenos reparos no prédio. Esta contribuição é apenas um suporte complementar para o estabelecimento de ensino e não tira a responsabilidade o município que também recebe recursos que ajudam no caso de ampliação de uma escola ou construção de uma nova escola.
A escola que quer receber este recurso deverá ter sua APMC. A SEMED faz o cadastramento das escolas junto ao Ministério da Educação, uma vez feito isso o FNDE analisa a questão e encaminha tudo o que for referente ao benefício da APMC. A verba enviada passa por uma fiscalização, para isso há duas diretorias, uma é a diretoria executiva, que executa a aplicação da verba, outra é a diretoria do conselho fiscal, com o objetivo de fiscalizar a aplicação desse benefício, e deliberativo, que delibera todas as ações e o recurso a ser aplicado; a Secretaria Municipal de Educação também participa nessa fiscalização. As escolas que não prestarem contas desse recurso serão penalizadas também pela SEMED uma vez apuradas irregularidades na diretoria da unidade executora. E algumas escolas já foram penalizadas por isso. As APMC’s existiam antes como unidades executoras e ao todo somavam 29, o número ainda se mantém, porém agora se quer aumentar para 50.
Durante a semana passada, de 17 a 21 de maio, a coordenadora de programas e projetos educacionais, Ana Maria Monteiro, participou de um encontro na capital do Estado chamado “Formação pela Escola”, com essa participação Ana garantiu que o município irá alavancar na educação.
Por Jônisson Rolim
e-mail:jon_memoriatua@hotmail.com
Aliciadores são denunciados em Itacoatiara
Vereadora Elenize Holanda denunciou rede de aliciadores
Depois de receber denúncias legítimas de vítimas de supostos aliciadores de menores adolescentes que tiveram suas imagens publicadas em sites virtuais através de filmes pornográficos, a vereadora do município de Itacoatiara (a 174 quilômetros da capital Manaus) Elenize Holanda, pretende intensificar sua agenda parlamentar para trabalhar no combate a exploração sexual.
Segundo Elenize, as vítimas de tomarem conhecimento dos vídeos na internet, as vítimas tentaram o suicídio, mas tiveram o apoio da família. “Precisamos travar uma luta junto com sociedade para chamar a atenção e frear essas atitudes, temos jovens sendo prejudicados por adultos maus intencionados”, denuncia Lena.
Para a vereadora o assunto parece ser banalizando por uma parcela de adultos que promovem a imagem sexual através de celulares e vídeos na internet. “Há jovens que pensam que tudo está dentro da normalidade, mas quando passam a ser vítimas da situação, quando caem na mídia e tem o olhar discriminador das pessoas,tentam até o suicídio, é o suicídio da juventude”, ressaltou a parlamentar que ainda acrescentou que vai conclamar a sociedade, os pais dos jovens vitimados, Conselho Tutelar para uma grande uma corrente do bem para combater os atos criminosos que devastam a juventude através de denuncias mais consistentes. “Não dá pra continuar achando que tudo é normal”, concluiu. O Conselho Tutelar tem intensificado as fiscalizações, nos bares, clubes e lugares suspeitos da cidade. O CREAS, está realizando um ciclo de palestras nas escolas, alertando os alunos, professores e os pais dos estudantes.
Por Nara Mendes
Agentes de Saúde tem contrato prorrogado em Itacoatiara
Câmara aprova prorrogação dos contratos dos ACS e ACE
A presidente da comissão dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias, Elcilene Martins, que trabalha na função há cinco anos, comemora com os colegas que somam mais de 320, a aprovação da assinatura do projeto de prorrogação do contrato pela Prefeitura de Itacoatiara até 31 de dezembro de 2010 sem qualquer ameaça de perda do cargo ou remuneração.
Segundo a presidente, a situação é complicada, pois os agentes são remunerados pelo Governo Federal através do incentivo nacional e ainda investe na sua capacitação através do curso técnico baseado em etapas, mesmo assim não os efetiva como servidores federais, cabendo somente a espera pela parceria com o Poder Executivo que os contrata em caráter provisório para trabalhar pela saúde do município. “Mais de 270 participaram do processo seletivo que expirou em 31 de dezembro do ano passado, mas somos amparados por lei que o contrato pode ser prorrogado por mais dois anos. A alternância de prefeitos do município fez com que retardasse a assinatura do contrato na gestão do ex-prefeito Donmarques Mendonça por seis meses. Mas, encontramos a Câmara Municipal de portas abertas para nos ajudar e estamos hoje participando deste movimento”, declarou Elcilene.
O presidente da Cãmara Cidadã, vereador Raimundo Silva, diz que o projeto de prorrogação de contrato estava numa situação de irregularidade do trabalho dos agentes comunitários de saúde e endemias do município com uma controvérsia muito vultosa. “Percebi que só haveria uma solução para este tema, uma vez que o ex-prefeito Donmarques Mendonça não assinou na hora própria por que ele não estava no exercício da prefeitura, o atual prefeito Antonio Peixoto não poderia assinar uma responsabilidade do tempo de outro gestor”, explicou Silva.
A Câmara Municipal entendeu que deveria aprovar uma lei para dar poderes ao Peixoto para assinar as prorrogações com data retroativa e isso está dentro da legalidade. “Em conversa com a assessoria jurídica do município e o próprio prefeito, nos convencemos de que a origem do projeto deveria partir da prefeitura, então fizemos uma combinação do teor dos textos com a prorrogação dos contratos até dia 31 de dezembro de 2010, sem qualquer ameaça de afastamento dos agentes de saúde e de endemias”, ressaltou.
Segundo Silva, o caso é complexo, mas deve haver algumas brechas que futuramente possa se encontrar mecanismos para resolver de forma efetiva a situação dos profissionais e que garanta sua empregabilidade com a possibilidade de efetivá-los como funcionários federais, a exemplo da Funasa, principalmente dos que trabalham há mais de 20 anos na função.
Vacina contra H1N1 pode dar falso positivo para HIV
Vacina contra H1N1 pode dar falso positivo para HIV
Profissionais da saúde declaram que não há motivos para pânico.
Segundo Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, revelou que as pessoas que tomaram a vacina H1N1, contra a nova gripe, podem ter resultado positivo para HIV mesmo sem ter o vírus que provoca a Aids, falso resultado pode ocorrer após vacinação. Alteração em anticorpo ‘engana’ teste mais comum realizado no Brasil.
Segundo a técnica Lílian Inocêncio, responsável pela área de Laboratórios do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) do Ministério da Saúde, o falso resultado positivo pode ocorrer até 112 dias após a pessoa ter se vacinado contra a gripe.
O falso resultado acontece porque a vacina contra a gripe aumenta a produção de um anticorpo, chamado de IgM (o primeiro batalhão de defesa do organismo), que “engana” o Elisa, o teste mais comum feito no Brasil para diagnosticar o vírus da Aids. Essa reação faz o organismo reproduzir uma condição parecida com aquela de quem tem o vírus HIV. A técnica Lílian Inocêncio disse que o procedimento padrão da rede pública de saúde em casos de resultado positivo para HIV já é fazer a contraprova por meio de outro tipo de exame, o Western Blot, mais caro. A vacina contra H1N1 não oferece nenhum risco de transmissão de HIV
O vereador Jânio Pereira, levantou a questão na tribuna da Câmara de Itacoatiara e solicitou a presidência da Casa que convide a coordenadora da campanha para maiores esclarecimentos á população. “Mesmo que não haja a possibilidade de contaminação com o vírus da Aids a gente fica preocupado e a população merece uma explicação de maior conteúdo para acalmar os ânimos”, declarou o vereador.
O comerciante Valdir Manoel, 33, acredita que a população de alguma forma foi enganada pelo Governo Federal quanto aos efeitos colaterais. “Como podemos ver, o Governo influência toda população a ir aos posto tomar uma vacina na qual nem eles mesmos sabem suas reações, e quando descobre já pode ser tarde. Se não fosse um “Falso Positivo” quantas pessoas nesse exato momento não estaria afetado por uma doença até pior q a H1N1?” Questionou o empresário. A aposentada Maria do Socorro disse que recebeu a vacina em casa e está preocupada. Você estaria trocando H1N1 por HIV. Não adianta nada se vacinar se Deus não estiver conosco, mas acredito que não há motivo para pânico”, ressaltou Maria.
No início da semana, o ministro da Saúde José Gomes Temporão alertou sobre o falso resultado positivo. “Quando acontece esse falso positivo, que são casos raros, qual é a consulta? É muito simples: isso só acontece dentro de 30 dias a partir do momento que a pessoa tomou a vacina. Dando positivo, ela vai refazer esse teste, com um teste mais sofisticado, e esse vai dar, com certeza, se ela é positivo ou não”, afirmou que é um problema incomum, mas sem gravidade. O problema já havia sido detectado pela Anvisa em março.
Por Nara Mendes
E-mail: itacoatiara.empauta@hotmail.com
Fonte de base: G1
Obras do Porto de Itacoatiara está parada
A obra está parada e não há previsão para ser retomada
Mesmo recebendo convite para participarem do I Simpósio de Infra-Estrutura Portuária do Município de Itacoatiara, os representantes do porto tiveram uma participação razoável no evento. Fernando Nelson de Oliveira, que já exerceu várias funções trabalhando no Porto, hoje é o controlador de cargas, disse que a obra portuária está completamente parada e não há previsão para a retomada dos trabalhos. “As informações que vêm lá de fora, consulta de cargas, tudo pra saber se o porto está funcionando, se há mão-de-obra qualificada, pois não pode ser qualquer pessoa posta numa obra como essa”, relatou Fernando em relação à falta de qualificação para quem vai trabalhar na obra do porto.
“As agências de importação e exportação como a Amazônia funcionam, como um termômetro para se saber se realmente Itacoatiara tem esse tipo de vocação (portuária)”, afirmou o controlador de cargas do porto e continuou “essas agências sempre estão nos consultando, querem saber qual é a real situação do nosso porto; e a situação do porto hoje é essa: ele está parado, as obras estão estagnadas devido ao acidente que ocorreu lá e nós já tínhamos programas de cargas para Itacoatiara”. Fernando disse ainda que as agências estão utilizando outros portos, mas que vão na contra-mão por causa da distância.
Fernando criticou ainda a demolição do prédio histórico dizendo que essas construções tinham uma relação com o porto aqui instalado, e que esses prédios foram construídos por pessoas vindas da Europa e do Oriente Médio e que é lamentável a ocorrência de fatos como este.
Por Jônisson Rolim
e-mail: jon_memoriatua@hotmail.com
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Itacoatiara perde mais um pouco da sua história
Esta semana o ex-subsecretário de cultura, João Bosco Borges, foi procurado para falar a respeito da autorização por ele concedida para a demolição do prédio, porém, negou que permitiu tal ação, dizendo que somente autorizou a reforma do prédio, mas o documento por ele assinado diz o contrário. Quedinho Pantoja, atual Secretário de Cultura, falou que desde o ano passado a Secretaria Municipal de Cultura estava fazendo o levantamento dos prédios históricos da cidade para em seguida darem andamento no que tange ao tombamento dos patrimônios históricos, isso juntamente com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Mas devido à problemática na mudança de administração pública o trabalho não pode seguir em frente. “É um absurdo que duas secretarias permitam a derrubada de um prédio histórico”, reclamou Pantoja indignado com a situação, “nós estamos tentando preservar, restaurar esses prédios históricos, e precisamos colocar na cabeça que isso faz parte da história de Itacoatiara”, concluiu. O secretário ressaltou a vinda de uma representante do IPHAN que irá ajudar nessa questão.
No final da tarde de terça-feira, 11 de abril, o ex-secretário de cultura, o historiador Frank Chaves, fez seu pronunciamento, na Câmara Municipal, a respeito da licença concedida citando alguns pontos da Lei Orgânica, como o Artigo 1º em que fez a leitura onde diz que o município com a colaboração da comunidade deve proteger por meio de inventário, registros, vigilância e tombamento; o historiador disse que a falha na Lei Orgânica é que esses itens não foram efetivados e enquanto isso não acontecer essas demolições vão ocorrer sempre, continuou afirmando que os proprietários desses prédios não têm interesse em tombá-los. Ou seja, sem estas prescrições poderia sim se derrubar aquele patrimônio. Frank Chaves exemplificou dois patrimônios que hoje são protegidos como o Centro de Eventos Juracema Holanda e o canteiro central da Avenida Parque.
A Prefeitura Municipal embargou a demolição do prédio, porém, a fachada já estava toda no chão.
Por Jônisson Rolim
e-mail: jon_memoriatua@hotmail.com