Visualizações do blog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Prédio Histórico vai ao chão

Itacoatiara perde mais um pouco da sua história




Um prédio histórico da cidade localizado à Rua Quintino Bocaiúva, 2217 Centro, foi ao chão nestes últimos dias, a causa era de que o mesmo estava prestes a cair e poderia prejudicar aos transeuntes e outros prédios naquelas imediações. O pedido de demolição do prédio havia sido feito desde 2009 pelo próprio proprietário o senhor Luiz Nassib Monassa Júnior. Ao proprietário foi dada a procedência da demolição pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, assinada pelo subsecretário, Ladislon Araújo Dirane, e também a Secretaria Municipal de Cultura, através do até então subsecretário João Bosco Borges (ainda em dezembro de 2009), deu o parecer favorável ao requerente.
Esta semana o ex-subsecretário de cultura, João Bosco Borges, foi procurado para falar a respeito da autorização por ele concedida para a demolição do prédio, porém, negou que permitiu tal ação, dizendo que somente autorizou a reforma do prédio, mas o documento por ele assinado diz o contrário. Quedinho Pantoja, atual Secretário de Cultura, falou que desde o ano passado a Secretaria Municipal de Cultura estava fazendo o levantamento dos prédios históricos da cidade para em seguida darem andamento no que tange ao tombamento dos patrimônios históricos, isso juntamente com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Mas devido à problemática na mudança de administração pública o trabalho não pode seguir em frente. “É um absurdo que duas secretarias permitam a derrubada de um prédio histórico”, reclamou Pantoja indignado com a situação, “nós estamos tentando preservar, restaurar esses prédios históricos, e precisamos colocar na cabeça que isso faz parte da história de Itacoatiara”, concluiu. O secretário ressaltou a vinda de uma representante do IPHAN que irá ajudar nessa questão.
No final da tarde de terça-feira, 11 de abril, o ex-secretário de cultura, o historiador Frank Chaves, fez seu pronunciamento, na Câmara Municipal, a respeito da licença concedida citando alguns pontos da Lei Orgânica, como o Artigo 1º em que fez a leitura onde diz que o município com a colaboração da comunidade deve proteger por meio de inventário, registros, vigilância e tombamento; o historiador disse que a falha na Lei Orgânica é que esses itens não foram efetivados e enquanto isso não acontecer essas demolições vão ocorrer sempre, continuou afirmando que os proprietários desses prédios não têm interesse em tombá-los. Ou seja, sem estas prescrições poderia sim se derrubar aquele patrimônio. Frank Chaves exemplificou dois patrimônios que hoje são protegidos como o Centro de Eventos Juracema Holanda e o canteiro central da Avenida Parque.
A Prefeitura Municipal embargou a demolição do prédio, porém, a fachada já estava toda no chão.
Por Jônisson Rolim
e-mail: jon_memoriatua@hotmail.com

Exposição de Pós-Impressionismo no SESC


Durante toda esta semana o SESC LER promove a exposição de obras consideradas ícones do Pós-Impressionismo de artistas como Vicent Van Gogh, Palu Guaguin e Paul Cézanne. As obras ficam expostas as visitas de toda a comunidade itacoatiarense até nesta sexta-feira, 14 de maio, e os quadros que o público poderá visitar serão A arlesiana (1890), de Van Gogh, Pobre pescador (1896), de Paul Gauguin, Alegoria à cidade de Paris, óleo sobre tela de Edmond François Aman Jean, entre outras obras e artistas; a exposição conta com o apoio da Secretaria de Cultura. As obras são reproduções fotográficas, mas que tem um valor muito considerado e não podem ser danificados. As obras mais observadas são A arlesiana, de Van Gogh, que retrata Madame Ginoux pessoa do círculo social do artista, o Pobre pescador, de Gauguin, as Rochas de L’Estaque, de Paul Cézanne. O professor José Roberto Reis de Lima agradeceu a participação das escolas estaduais e municipais que se fizeram presentes durante a exposição e realizando suas pesquisas.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PORTO EM DISCUSSÃO

Ausência de representantes da ERAM e do governo do Estado prejudicaram o andamento da audiência pública.
Ausência de representantes da ERAM e do governo do Estado prejudicaram o andamento da audiência pública.A audiência pública realizada, dia 30 de abril, na câmara de vereadores, para discutir a situação do porto de Itacoatiara, que teve sua data de inauguração adiada, desde o acidente com a ponte, não teve o resultado esperado, já que nem os representantes da empresa Estaleiro Rio Amazonas – ERAM, que realiza a obra, nem representantes da Secretaria de Infraestrutura - SEINF compareceram.O representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Adailton Arantes disse aos vereadores e ao prefeito Antonio Peixoto, que o órgão celebrou o convênio com governo do Estado, e este licitou a obra, onde a ERAM, venceu e está construindo o porto. “Nossa responsabilidade neste caso é tão somente com o repasse da verba e a prestação de contas”, esclareceu. Diante das perguntas insistentes dos participantes da audiência, Adailton, foi taxativo. “As perguntas sobre o acidente, andamento e entrega da obra, devem ser dirigidas ao governo do Estado, SEINF e ERAM”, resumiu.Informações obtidas junto a SEINF, dão conta que a ponte, foi levada para Manaus, onde está sendo realizada a perícia para apontar os problemas e chegar aos culpados pelo acidente.


Prejuízos

O acidente com a ponte e o consequente adiamento na data de inauguração, fez com que várias empresas não fechassem contratos para exportar e importar mercadorias pelo porto de Itacoatiara. As empresas que estão construindo as hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio, no vizinho estado de Rondônia, já demonstraram interesse em usar o porto. Empresas de exportação de madeira e gado vivo também manifestam o mesmo desejo.

Desprestigiados

Segundo informações, a classe portuária, como capatazia e estivadores não foram convidados para a audiência pública, o que gerou discussão acerca do desprestígio da categoria. Para Fernando Nelson, trabalhador portuário, a preocupação é que façam da situação do porto uma questão eleitoreira. Haja vista que, ouve uma conversa inicial entre os próprios trabalhadores, o prefeito Antonio Peixoto e o governador Omar Aziz. “Dentro de um prazo aproximado de 15 dias há uma grande possibilidade de navios iniciarem transbordo aqui na região. Se tentarem causar alguma discussão paralela sobre o assunto, pode atrapalhar as negociações e todo mundo fica prejudicado”, declarou Fernando.

No início da semana, 1, os peritos da Marinha do Brasil e fiscais da SNPH estiveram vistoriando o porto. A idéia é criar subsídios para solucionar a liberação de cargas e descargas junto a Receita Federal. Onde houve perda da senha de acesso por falta de atividades alfandegadas.




FONTE: ASCOM/PREFEITURA DE ITACOATIARA
DENGUE: NENHUM CASO CONFIRMADO ESTE ANO
Nos últimos dois anos, doença teve queda drástica no registro de casos.Enquanto outros municípios do Amazonas estão sofrendo com centenas de casos de dengue. O município de Itacoatiara não confirmou nenhum caso da doença neste ano de 2010. Em 2008 foram 130 casos, em 2009 houve uma queda drástica e foram confirmados somente 4 casos.Segundo a gerente de endemias da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, Carlene Barroso, a redução a zero dos casos de dengue se deve a inúmeros fatores como: a intensificação das ações preventivas na cidade; o trabalho intenso dos agentes que visitam casa a casa em busca de possíveis criadouros de larvas do mosquito e a destruição dos mesmos; conversas educativas com a população ensinando como combater a proliferação dos mosquitos e a orientação do prefeito de Itacoatiara, Antonio Peixoto, em concentrar esforços e recursos para combater a doença.Mesmo com este arsenal de medidas preventivas a larva e o mosquito aedes aegypti estão presentes em vários pontos da cidade, fato comprovado por exames realizados no laboratório de entomologia da Fundação de Vigilância em Saúde – FVS. “Temos a larva e o mosquito, mas a doença não está circulando porque não há ninguém doente”, explicou. O índice larval em Itacoatiara está em 5% quando o Ministério da Saúde admite um percentual de 1%. Para baixar este nível a gerencia de endemias já realizou a borrifação no bairro da Pedreira e Centro e continuará realizando ações de combate ao mosquito.

Fonte: ASCOM/PMI
FOMENTA FOI REALIZADO EM ITACOATIARA

Evento foi realizado pela primeira vez em uma cidade do interior do Brasil.O SEBRAE – Amazonas com apoio da prefeitura de Itacoatiara realizou no auditório do Centro de Ensino Tecnológico do Estado do Amazonas – CETAM o FOMENTA – encontro de oportunidades para às micro e pequenas empresas nas comparas públicas. É a primeira vez que o evento é realizado em uma cidade do interior do Brasil, antes esses encontros só aconteciam nas capitais.O FOMENTA tem como objetivo incentivar a participação das pequenas e micro empresas nas compras públicas, que por ano movimentam valor em torno de R$ 350 bilhões e somente 20% deste montante vai parar nas mãos dos pequenos e micro empresários.A implantação do FOMENTA em Itacoatiara, visa alcançar os seguintes objetivos estratégicos: apoiar e fomentar o empreendedorismo na região, promover o desenvolvimento local e regional e capacitar tecnologicamente as empresas por meio das compras governamentais.Público alvo do FOMENTANo setor privado: microempresários, empresas de pequeno porte, fornecedores do governo, profissionais de vendas ao governo e profissionais liberais.No setor público: secretários municipais, gestores de empresas estatais, pregoeiros, procuradores, diretores de compras e gestores de compras públicas do município.

Por: Jônisson Rolim
Câmara aprova reajuste de 7,7% para aposentados
BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4) um reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham acima de um salário mínimo. O percentual é superior ao negociado pelo governo. Resta ainda a votação de outro destaque, que não trata de percentual de reajustes, mas do fim do fator previdenciário para o cálculo de novas aposentadorias. Depois da votação do destaque, a matéria segue para o Senado.A proposta inicial do governo, enviada por meio de medida provisória ao Congresso, era de um reajuste de 6,14% aos benefícios, retoativos a janeiro deste ano. O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), colocou em seu relatório um percentual de 7% de reajuste, que ele garantia já estar acertado com o Executivo. O reajuste de 7,7% representa um gasto extra de R$ 1,7 bilhão em relação à proposta original do governo, de 6,14%.Partidos da base aliada, no entanto, desejavam elevar o reajuste para 7,7% e contaram com o apoio da oposição, que tentou até aprovar um aumento maior, de 8,7%.O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), foi o autor da emenda que ampliou o reajuste. Ele chegou a participar de uma negociação com o Senado para se tentar um acordo no percentual de 7,7%, mas o Executivo não concordou com a proposta.O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou nesta tarde no Congresso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetará o reajuste se o percentual for “exorbitante”. Vaccarezza já afirmou que Lula vetará o índice de 7,7% porque a Previdência não teria condições de bancar este reajuste.No Senado, a tendência é que o percentual aprovado na Câmara seja mantido. O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), maior bancada da Casa, já declarou que é “irrelevante” a diferença de R$ 600 milhões que o reajuste de 7,7% trará em relação ao percentual de 7% para os cofres públicos.
Fonte: G1

ELEIÇÕES

Câmara aprova projeto Ficha Limpa

Agência BrasilBrasília - A Câmara dos Deputados aprovou ontem (4) à noite o projeto de lei de iniciativa popular que institui a chamada Ficha Limpa para os cidadãos se candidatarem a cargos eletivos. A proposta foi aprovada por 388 votos a favor. Apenas um deputado, Marcelo Melo (PMDB-GO), votou contra o projeto, mas o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse que deve ter sido um engano o voto do parlamentar, uma vez que ele é um dos maiores defensores do projeto.Foram várias horas de discussão do projeto no plenário da Câmara, envolvendo lideranças de partidos da base governista como o PMDB, o PP, o PR e outros que queriam adiar a votação para hoje (5) à noite. Os maiores defensores da proposta convenceram os líderes das demais legendas a aprovar o projeto na madrugada. Esses líderes argumentaram que se fosse adiada a votação, dificilmente seria possível aprovar o Ficha Limpa na noite desta quarta-feira. O requerimento para adiar a votação foi rejeitado pela grande maioria dos deputados.A aprovação foi apenas do texto principal. Ficaram para ser apreciados pelo plenário da Câmara, a partir de hoje à noite, nove destaques que visam a alterar dispositivos do texto principal aprovado pelos deputados. Entre esses destaques há dois que tratam do mesmo assunto e pretendem suprimir do texto aprovado a expressão “ou proferido por órgão colegiado”. No entendimento de defensores do Ficha Limpa, a supressão da expressão prejudica “enormemente” o projeto aprovado.O líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), argumentou que o adiamento seria importante para negociar alguns pontos do projeto e evitar a votação de um grande número de destaques, que visam a modificar o texto apresentado pelo deputado José Eduardo Cardoso (PT-SP), relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.O projeto foi apresentado à Câmara em setembro do ano passado com mais de 1,6 milhão de assinaturas colhidas de cidadãos em todo o país pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, composto de várias entidades da sociedade civil.O Ficha Limpa estabelece casos de inelegibilidade, prazos de cessão e determina outras providências que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato.Pelo texto aprovado, são inelegíveis os cidadãos que tenham contra eles representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso de poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos oito anos seguintes.São também inelegíveis os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena, pelos crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público, contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o meio ambiente, a saúde pública, o tráfico de entorpecentes, a redução à condição análoga à de escravo, contra a vida, entre outros delitos.Também são inelegíveis governadores e vices, prefeitos e vices que perderem seus cargos eletivos por infringir dispositivos da Constituição estadual, a Lei Orgânica local para as eleições que se realizarem durante o período remanescente e nos oito anos subsequentes ao término do mandato para o qual tenham sido eleitos.
Por: Nara Mendes

terça-feira, 4 de maio de 2010

CAMPANHA



Conselho Tutelar intensifica projetos para combater a pedofilia na cidade.

Diante dos inúmeros casos de crime por pedofilia, exploração sexual de crianças e adolescentes atendidas pelo Conselho Tutelar de Itacoatiara, a instituição vem averiguando cada denúncia e anuncia que no próximo dia 18 de maio deve ocorrer a Campanha Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Para Eva Fonseca, presidente do conselho, não há um rede de pedofilia na cidade, existem casos distintos, principalmente envolvendo pessoas da própria família. “Casos de padrastos que molestam suas enteadas é freqüente. Todas as denúncias são averiguados e é muito difícil algum que não seja verídico, logo são confirmados pelas vítimas e de imediato é iniciado o procedimento. Infelizmente acontecem situações onde a mãe larga a a filha para ficar com o pai”, lamentou.
No próximo dia 18 de maio vai acontecer mais uma campanha nacional de combate a exploração sexual através de duas caminhadas em dois pontos estratégicos da cidade. O evento é simultâneo em todo o Brasil. “Em Itacoatiara vamos ter o apoio do Creas, do poder Executivo e da sociedade civil organizada. A idéia é alertar, chamar a atenção dos pais e responsáveis para serem agentes multiplicadores nesta luta”, explicou Eva.ra
Na semana de aniversário da cidade, a equipe de conselheiros visitou as escolas e orientou os jovens alunos quanto a brincadeira libidinosa das pulseiras do sexo. “A Seduc sinalizou e baixou a portaria em Manaus proibindo o uso dos acessórios. Nos próximos dias a fiscalização deverá ser itensificado”, finalizou

Cidade


“Curva da Morte”


Mais de 20 acidentes aconteceram na avenida Beija Flor


A “Curva da Morte”, é assim apelidada a avenida Beija Flor, principal via de acesso aos bairros São Francisco e Mutirão ao Centro da cidade. Ali, ocorreram vários acidente fatais, incluindo o último que aconteceu no dia 18 de abril, três pessoas utilizavam uma motocicleta em fuga, depois de assaltar um moto-taxista quando saíram em alta velocidade acabaram morrendo.
Na maioria dos casos, estes acidentes ocorrem com pessoas que dirigem com imprudência, muitas vezes embriagadas, são menores e jovens sem habilitação. Residente daquela rua há oito anos, Raimunda Lima Maia, 32, afirmou “mais de 20 acidentes aconteceram aqui, porém, foram poucos que levaram à morte”. Raimunda disse ainda que à noite jovens fazem os chamados “pegas” sem se importar com o risco que correm.
O coronel Adson Silva, diretor presidente do IMTT, disse que a rua está sinalizada, mas falta atenção dos motoristas que excedem na velocidade e causam os sinistros. Para ele, o maior problema de acidentes naquela região é a imprudência, a direção perigosa dos motociclistas, além de pessoas inábeis e sem habilitação que tomam a direção desrespeitando o trânsito. “Estamos estudando a possibilidade de instalar ali um redutor de velocidade, mas peço aos motoristas que tomem cuidado nos cruzamentos e curvas, usem sempre o capacete e evitem o excesso de passageiros”, declarou coronel Adson. O IMTT estará realizando a II Campanha Municipal de Educação e Segurança no Trânsito com o tema “Educar para não multar”, “através desta campanha os motoristas e pedestres conhecerão qual o seu dever dentro do trânsito“, afirmou Adson Silva.
No 2º Batalhão de Polícia Militar e no IMTT não há registros de quantos acidentes já ocorreram na chamada “curva da morte”, porém, o coronel Adson garantiu que em breve terão as estatísticas.

Por Jônisson Rolim
e-mail: jon_memoriatua@hotmail.com