Visualizações do blog

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Entrevista com o Prefeito Antonio Peixoto (PT)



Agora, demonstrando ar de tranqüilidade, o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto (PT) falou sobre suas perspectivas e expectativas perante a nova administração do município para recuperar as emendas perdidas e angariar novas verbas. Ele falou da possibilidade de realização de concurso público e da coalizão que alavancou, em poucos dias, sua administração.
Itacoatiara Em Pauta – Quais são suas perspectivas diante dessa postura de coalizão?
Antônio Peixoto – São da possibilidade de uma grande retomada. Era impossível tocarmos um momento tão delicado e complexo, de tantos compromissos a serem atingidos se nós não fizéssemos essa unidade, aonde a Câmara dá as mãos, mais uma vez, para trabalhar em prol do interesse público em parceria com a prefeitura. Isso tem sido defendido não apenas pelo Executivo, mas por representantes de partidos políticos que já estão num acordo de compromisso de trabalho conosco para encaminharmos Itacoatiara para o desenvolvimento. Eu vou à Manaus, conversar com o governador para que ele saiba como está o partido dele no município, se faz parte da nossa administração ou se é oposição, se eu for ao Ministério do Governo Federal a mesma coisa acontecerá. Essa unidade está fazendo bem para a cidade e fará muito mais.
IEP – Mas, existem prazos para a entrega de vários projetos...
AP – Esperamos conseguir, de volta, quase 4 milhões que havíamos perdido, ano passado. Já fizemos um novo contato e há chance de encontrarmos os caminhos que nos tragam de volta a trazê-los de volta.
IEP – Mas, só depois que a prefeitura estiver com as contas em dia será possível receber esse dinheiro e por em prática esses projetos?
AP – Nós estamos trabalhando com muito afinco. Hoje, a chefia do IMPREV conseguiu, junto à previdência social, o nosso certificado de regularização previdenciária que tem validade até agosto. Pagamos na sexta-feira, 19, uma dívida de 465 mil reais com a receita federal e, em meados de março, estaremos prontos para retomar investimentos e recursos tanto do governo do Estado como do Federal.
IEP – Os projetos serão encaminhados para receber esses recursos, o que será priorizado?AP – Habitação e infra estrutura, na parte de asfaltamento, sarjeta, meio fio e saneamento. Mas, ainda quero agendar uma reunião com a região metropolitana para viabilizar um aterro sanitário e carros cucas para a coleta de lixo. Dessa forma, economizaremos quase 100 mil reais de aluguel desses carros e cuidaremos da malha viária do município, além de trazer moradia para a população. Nisso, temos a responsabilidade, já com a emenda de 2009 para 2010, no valor de 1,5 milhão do senador João Pedro, para recuperar a escola agrícola da AM10 para funcionar a partir de 2011 e será um núcleo do IFAM.
IEP – E quando será realizado um concurso público?
AP – Está havendo uma cobrança judicial no campo de processo seletivo para gari e agente comunitário de saúde, essas duas categorias são mais urgentes. Para os agentes, quero cumprir a promessa de aproveitar todos que fizeram o processo seletivo válido na administração anterior a nossa e serão efetivados, os demais terão que se submeter. Os garis, teremos que fazer um processo seletivo e só preciso que nossa assessoria nos dê as informações técnicas se em ano de eleições gerais, poderemos fazer, de junho em diante, concurso público pois temos pouco tempo para isso, ainda mais em uma época que poderemos ter uma grande enchente. O orçamento de 2010 não vislumbra ser muito robusto e devemos ter muita prudência em não fazer concurso público, contratar e efetivar se os valores arrecadados não forem suficientes para tal concretização.

Por Nara Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário