Visualizações do blog

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sem subordinação


Na retomada dos trabalhos da Câmara Cidadã, na última segunda-feira (22), o presidente da Casa, o vereador Raimundo Silva (PMDB), fez um breve discurso aos convidados, sendo a população que lotou a galeria,o prefeito Antonio Peixoto e o vice José Augusto, representantes de agências bancárias, universidades, Polícia Militar e Marinha do Brasil, onde afirmou que o legislativo não terá nenhuma subordinação sob qualquer instituição. “A Casa do povo trabalhará sempre em favor da sociedade de acordo com os princípios institucionais, com transparência, independência e no estado de direito democrático. Temos o objetivo de buscar soluções para os anseios da comunidade”, destacou Silva que ainda acrescentou que o legislativo esperar compor parceria com a gestão do atual prefeito.

Ouvidoria: ferramenta da gestão democrática

A primeira ouvidoria foi criada na Suécia, em meados da década de 70 do século passado, e vem sendo aperfeiçoada desde então. Em Itacoatiara, o órgão foi implantado, através da lei 145 sancionada pela Câmara, na administração do ex-prefeito Donmarques Mendonça (PR). Na gestão atual do prefeito Antonio Peixoto (PT), quem assume o cargo de ouvidor municipal é Alexandre Rocha, que foi remanejado da assessoria de comunicação.
Segundo Alexandre, a ouvidoria é apartidária e apolítica que trabalha para enxugar a máquina administrativa e é um órgão de confiança, mas que poderá julgar a própria administração. O ouvidor explica que uma das diretrizes dessa nova lei é o cuidado com o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), “Me reunirei com a equipe do PAC para me interar, exatamente, das necessidades e carências para que ele funcione o mais rápido possível”, disse ele. Até o momento, o órgão está trabalhando apenas com a emissão de carteiras de identidade, de forma precária e a expectativa é que, em duas semanas, um novo serviço seja implantado, como carteira de trabalho e certidão de nascimento. De acordo com Alexandre, a prioridade será o atendimento ao cidadão da zona rural, “O morador do interior, que vive preso a uma questão de horário, devido as saídas de barcos e que, muitas vezes, não tem como pernoitar na cidade devem ser priorizados”, completou.
Outra responsabilidade da ouvidoria são as denúncias, a população que se achar mal tratada, não for bem atendida ou achar que há alguma coisa errada pode procurar a instituição sem se preocupar em se expor, pois existe a possibilidade do anonimato. Alexandre declara que a ouvidoria pode realizar investigações e oferecer denúncias tanto administrativas, cíveis ou criminais, “Esse não é nosso interesse, daremos ao departamento ou secretaria a instrução do que poderia ser feito e isso vem de encontro às necessidades do cidadão. Tudo que nos for denunciado será apurado porque muitas vezes é apenas uma questão interna onde há a falta de comunicação e se a ouvidoria não cumprir seu trabalho, ela é punida por lei porque deve dar respostas a sociedade”, concluiu o novo ouvidor.

Penarol tem novo técnico

A estréia com derrota já provocou mudanças importantes no Leão Azul da Velha Serpa. Após perder por 2X1 para o Princesa do Solimões, o técnico Fran Costa foi demitido e quem assume o cargo é Adilamar Abib, que tem 40 anos de experiência no futebol amazonense, mas nunca passou pelo Penarol. Segundo o novo técnico, a rápida demissão de Fran não o assusta pois, como ele afirma, “no futebol acontece muita coisa estranha”. Abib trás muita experiência no currículo, com derrotas mas, também, vitórias gloriosas, como quando trouxe a equipe do Rio Negro, na época passando por sérias dificuldades financeiras, para jogar contra o Fast de Aderbal Lana, em Itacoatiara, e venceu por 2X1 quando ninguém conseguia vencê-lo em casa. O novo técnico reconhece que terá duas grandes dificuldades: o curto tempo para treino até a próxima partida e a falta de conhecimento das características dos jogadores, “Terei que estudar a equipe para implantar um sistema tático que se encaixe”, afirma. Adilamar diz que, apesar do pouco contato que teve com o plantel, algumas áreas estão carentes e precisam de modificações, portanto, se for preciso, novas contratações serão realizadas, “Treino é treino e jogo é jogo, preciso ver a equipe jogar para tirar conclusões”, finalizou.

Por Clícia Roque
(clicia.roque@gmail.com)

Entrevista com o Prefeito Antonio Peixoto (PT)



Agora, demonstrando ar de tranqüilidade, o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto (PT) falou sobre suas perspectivas e expectativas perante a nova administração do município para recuperar as emendas perdidas e angariar novas verbas. Ele falou da possibilidade de realização de concurso público e da coalizão que alavancou, em poucos dias, sua administração.
Itacoatiara Em Pauta – Quais são suas perspectivas diante dessa postura de coalizão?
Antônio Peixoto – São da possibilidade de uma grande retomada. Era impossível tocarmos um momento tão delicado e complexo, de tantos compromissos a serem atingidos se nós não fizéssemos essa unidade, aonde a Câmara dá as mãos, mais uma vez, para trabalhar em prol do interesse público em parceria com a prefeitura. Isso tem sido defendido não apenas pelo Executivo, mas por representantes de partidos políticos que já estão num acordo de compromisso de trabalho conosco para encaminharmos Itacoatiara para o desenvolvimento. Eu vou à Manaus, conversar com o governador para que ele saiba como está o partido dele no município, se faz parte da nossa administração ou se é oposição, se eu for ao Ministério do Governo Federal a mesma coisa acontecerá. Essa unidade está fazendo bem para a cidade e fará muito mais.
IEP – Mas, existem prazos para a entrega de vários projetos...
AP – Esperamos conseguir, de volta, quase 4 milhões que havíamos perdido, ano passado. Já fizemos um novo contato e há chance de encontrarmos os caminhos que nos tragam de volta a trazê-los de volta.
IEP – Mas, só depois que a prefeitura estiver com as contas em dia será possível receber esse dinheiro e por em prática esses projetos?
AP – Nós estamos trabalhando com muito afinco. Hoje, a chefia do IMPREV conseguiu, junto à previdência social, o nosso certificado de regularização previdenciária que tem validade até agosto. Pagamos na sexta-feira, 19, uma dívida de 465 mil reais com a receita federal e, em meados de março, estaremos prontos para retomar investimentos e recursos tanto do governo do Estado como do Federal.
IEP – Os projetos serão encaminhados para receber esses recursos, o que será priorizado?AP – Habitação e infra estrutura, na parte de asfaltamento, sarjeta, meio fio e saneamento. Mas, ainda quero agendar uma reunião com a região metropolitana para viabilizar um aterro sanitário e carros cucas para a coleta de lixo. Dessa forma, economizaremos quase 100 mil reais de aluguel desses carros e cuidaremos da malha viária do município, além de trazer moradia para a população. Nisso, temos a responsabilidade, já com a emenda de 2009 para 2010, no valor de 1,5 milhão do senador João Pedro, para recuperar a escola agrícola da AM10 para funcionar a partir de 2011 e será um núcleo do IFAM.
IEP – E quando será realizado um concurso público?
AP – Está havendo uma cobrança judicial no campo de processo seletivo para gari e agente comunitário de saúde, essas duas categorias são mais urgentes. Para os agentes, quero cumprir a promessa de aproveitar todos que fizeram o processo seletivo válido na administração anterior a nossa e serão efetivados, os demais terão que se submeter. Os garis, teremos que fazer um processo seletivo e só preciso que nossa assessoria nos dê as informações técnicas se em ano de eleições gerais, poderemos fazer, de junho em diante, concurso público pois temos pouco tempo para isso, ainda mais em uma época que poderemos ter uma grande enchente. O orçamento de 2010 não vislumbra ser muito robusto e devemos ter muita prudência em não fazer concurso público, contratar e efetivar se os valores arrecadados não forem suficientes para tal concretização.

Por Nara Mendes

Edinho fala das expectativas da parceria com Peixoto

Diante das mudanças na gestão do governo municipal, o vereador Éder Levi (PFL), o “Edinho”, afirma que é preciso fazer parte do governo e trabalhar pela população, ”Entra prefeito, sai prefeito, a gente tem que trabalhar e o meu partido fechou a questão de apoiar o PT aqui e eu acolhi pois, são ordens de fidelidade partidária”, declarou Edinho. O vereador revelou que está chegando, no município a resolução da indicação de Francisco Grana, também do PFL , para assumir a Secretaria de Esporte e Lazer e que, segundo Edinho, está disposto em colaborar, “Quem ganha com isso não são só os esportistas, mas toda a Itacoatiara”, concluiu.

Nelson Azêdo quer guarda metropolitana

Por Nara Mendes

O deputado estadual Nelson Azêdo (PMDB) nas últimas reuniões na Assembléia Legislativa está reapresentando inúmeras matérias que foram apresentadas em 2007. Atualmente, requereu a aprovação do plenário que seja encaminhado expediente ao Conselho da Região Metropolitana de Manaus - CRMM, para que insira no seu plano de desenvolvimento a instalação da “guarda metropolitana do município de Itacoatiara”.
Segundo Azêdo, o município de Itacoatiara, de acordo com o censo de 2007 realizado pelo IBGE, possui uma população de 84.676 mil habitantes, sendo o segundo maior município da recém-criada Região Metropolitana. “O Governo do Estado, por meio do CRMM, através do seu plano de ações e desenvolvimento de certo dotará os municípios que fazem parte da região, com infra-estrutura adequada e necessária para seu franco desenvolvimento”, declarou. Para o parlamentar, problemas e necessidades surgirão, para adequar a cidade ao pleno desenvolvimento. “Com isto, temos que proteger nossos patrimônios históricos, ambientais e nossa gente. As cidades brasileiras que compõem a região metropolitana de seus estados possuem sua guarda metropolitana criadas constitucionalmente para esse fim”, concluiu o deputado.

Cães são contagiados com a doença


Por Nara Mendes

No ano passado, a estatística do Centro de Zoonose de Itacoatiara detectou 48 casos de cachorros vítimas da Cinomose, uma enfermidade infecto contagiosa, que afeta só os cães entre os animais domésticos e os canídeos silvestres. De janeiro á fevereiro, foram sete os registros de animais que morreram da doença no município, durante esta semana, dois foram à óbito.
Especialistas no caso declaram que a moléstia é causada por um vírus que sobrevive por muito tempo em ambiente seco e frio, e menos de um mês em local quente e úmido que é o caso da cidade; muito sensível ao calor, luz solar e desinfetantes comuns. Não escolhe sexo ou raça, nem a época do ano. Ocorre mais em animais jovens, mas os idosos também podem se contaminar se não vacinados. Para o técnico do centro de zoonose, Wanderley da Silva a prevenção começa com as primeiras doses da vacina enquanto filhotes. “Não há outra maneira de prevenir, tem que vacinar, são raros os casos de cães que sobrevivem à doença”, declarou.

Sintomas

A transmissão direta é por secreções do nariz e boca de animais infectados (espirros e gotículas que saem do nariz quando se respira) é a principal fonte de infecção. O animal doente espirra e contamina o ambiente e os animais que estejam perto. Pode haver sintomas digestivos (diarréia e vômito), respiratórios (corrimento nasal e ocular) ou nervosos ( tiques nervosos, convulsões, paralisias, etc) ou haver associação deles. Na 2ª fase são febre , falta de apetite, vômitos, diarréia, dificuldade para respirar. Depois conjuntivite com secreção, corrimento nasal, com crostas no focinho, e pneumonia.
Pode se seguir por 1 a 2 semanas e daí aparecerem os sintomas nervosos: tiques nervosos, depois sintomas de lesões no cérebro e medula espinhal, andar cambaleante, paralisia no quarto posterior (descadeirado). É de difícil tratamento, dependendo quase exclusivamente do cão, e de sua capacidade de ter uma resposta imunológica suficiente, sua sobrevivência ou não. Sua evolução é imprevisível, ou seja, quando o cão adoece, não há como saber se ele vai se salvar ou não, ou se sua morte vai ser rápida ou lenta. A melhor solução ainda é a prevenção, ou seja, vacinar corretamente.

Criança de 6 anos é vítima de Rottweiller

Na manhã de terça-feira, 23, por volta das 11h30min, uma criança de seis anos foi atacada pelo cachorro da raça Rottweiller cruzado com Fila, que pertence a própria família e teve os braços, tórax e pescoço mordidos pelo animal quando brincava no quintal da própria casa localizada na Avenida Sete de Setembro no centro da cidade nas proximidades do estádio.

Segundo informações da mãe do garoto, a dona de casa, Delza Gomes, o filho estava passeando na sua bicicleta nas proximidades de onde o cachorro estava preso na corrente nos fundos do quintal e sempre passava na frente do cachorro. “De repente, eu vi meu filho sendo atacado e corri para salvá-lo”, declarou Delza que precisou agarrar a cabeça do cachorro para que soltasse o filho e também foi mordida em um dos braços. Tanto a criança quanto a mãe foram levados para o hospital Geral José Mendes e imediatamente atendidos, sendo o menor conduzido ao centro cirúrgico para reconstituição dos membros e tórax. Dados da enfermaria do hospital, garantem que a vítima passa bem, o cachorro continua na casa e está sendo observado por técnicos do Centro de Zoonose. “Sabemos que o animal é vacinado, mas já havia atacado outra pessoa da família há algum tempo. No momento, estamos analisando seu histórico”, disse o técnico Wanderley da Silva

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Abre alas para Tia Suzana




Enfim, é Carnaval!!!








Por Nara Mendes











Após dias de agonia e a dúvida se haveria carnaval no município de Itacoatiara, na sexta-feira (12) à noite, o Governo do Amazonas liberou a verba no valor de R$ 200 mil para a Liga Itacoatiarense de Grupos Carnavalescos e Folclóricos, o qual doi enviado diretamento para a associação, uma vez que a Prefeitura de Itacoatiara está inadimplemente e não pode receber o benefício.



Segundo Natan Nobre, o recurso foi imediatamente repassado aos blocos e escolas de samba, assim como como foi decidido em assembléia extraordinária, que não haverá competição, somente apresentação dos grupos com notas de avaliação e entrega de certificado pela participação. "Mesmo o recurso saindo muito atrasado, nunca perdemos a esperança de que tudo iria dar certo. Para isso, tivemos que tomar algumas decisões", ressaltou Natan.



A notícia gerou insatisfação entre alguns dirigentes que justificaram que o comodismo em esperar somente pelo poder público está fazendo com que o carnaval esfrie. "Tem acirrar a disputa, a competição incentiva os blocos a se preparar mais e assim enriquecer o evento a cada ano. Nós planejamos desde o carnaval do ano passado, fizemos inúmeros eventos para não ter que deixar tudo para cima da hora, já estamos no lucro com o recurso do Governo que não deixa de ser importante, mas é melhor ser independente", declarou Rosane Cardoso do bloco Lucidez. Para 2011 está sendo estudando pela Liga, um projeto que possa contemplar os vencedores do carnaval com premiação em dinheiro, com o objetivo de incentizar os grupos a ter melhor desempenho nas suas apresentação.



A Prefeitura de Itacoatiara ficou com a responsabilidade da logística do evento que acontece na segunda-feira (15) gorda de carnaval e na terça-feira no centro de eventos vereadora Juracema Holanda à partir das 16h, com a abertura oficial a ser realizada pelo figura folclórica tradiconal dos carnavais de Itacoatiara, a boneca da Tia Suzana, que abre alas para a alegria da população e renova as esperanças de um povo que está cansado dos conflitos ocasionados pela instabilidade política que se instalou no município desde o ano passado, com o troca-troca de gestores municipais.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Porto: Inauguração à vista




Obras do Porto de Itacoatiara são retomadas
Por Nara Mendes

e-mail: itacoatiara.empauta@hotmail.com

Depois de quase quatro anos de atraso, as obras de reforma e ampliação do Porto de Itacoatiara parecem ganhar novo fôlego com a continuidade dos trabalhos que estão em ritmo acelerado desde o dia 20 de janeiro, por determinação do Governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB).
Com a nova previsão para conclusão marcada para o final do mês de março de 2010, aproximadamente 50 trabalhadores foram contratados pela WP Engenharia, empresa responsável pelo serviço. Segundo Valdemir Melo, engenheiro da WP, as obras estavam paralisadas a 60 dias, mas a retomada das atividades principalmente da área externa do porto, como a construção do novo estacionamento e de mais um armazém para receber cargas estão com quase 80% concluídos. “Estamos obedecendo a determinação de Braga e do Ministério dos Transportes para agilizar as obras com prazo de entrega para o mês de março. Inclusive estamos sendo fiscalizados pelo engenheiro da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINF), o engenheiro, Mário Dutra e um representante da Região Metropolitana de Manaus”, declarou Valdemir.
Para Dutra da Seinf, o cumprimento dos prazos estabelecidos é fundamental para o Governo. Na semana passada a balsa do porto ficou perto de ir à pique devido ao acúmulo de água que toma o interior da plataforma. Populares tiveram que colaborar com a retirada do excesso de água para o porto não afundar. “A nova plataforma está em fase final da sua construção no estaleiro da Eram em Manaus e terá capacidade para receber navios de grande calado, o que deve alavancar a economia de Itacoatiara, concluiu Dutra.

Homenagem a Aguinelo Oliveira


Orla ganha nome de jornalista
Por Nara Mendes
e-mail: itacoatiara.empauta@hotmail.com

No último sábado, a orla marítima recebeu oficialmente o nome de Passeio Público Jornalista Aguinelo Oliveira, em homenagem ao saudoso profissional da área da comunicação social que era Itacoatiara. Além do vereador Raimundo Silva (PMDB), autor do requerimento que solicitou a mudança de nome, esteve no evento os familiares do jornalista, o deputado Nelson Azêdo (PMDB), parlamentares locais, escritores, secretários municipais e populares.
A construção da orla começou a ser feita na administração do ex-prefeito Mamoud Amed e foi concluída em 2009, na administração do prefeito Antonio Peixoto.
O passeio é na avaliação do vereador Raimundo Silva, presidente da Câmara Municipal, a porta de entrada para o ingresso de Itacoatiara numa era de crescimento e desenvolvimento social. Ressaltou as qualidades que adornavam o caráter de Aguinelo desde os tempos em que começou a fazer jornalismo em Manaus, trabalhando, primeiramente, como repórter esportivo no Jornal "A Crítica", até assumir a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Manaus. “Aguinelo foi um exemplo de homem do interior que veio para Manaus disputar uma vaga em um mercado de trabalho formado por profissionais de Manaus e de outros estados e acabou conquistando seu espaço devido ao seu talento, responsabilidade e coerência em suas ações", concluiu Silva.

Curiosidade

Na placa que homenageia o jornalista itacoatiarense, consta o nome do prefeito Donmarques Anveres de Mendonça segundo colocado nas eleições 2008, uma vez que a orla já havia sido inaugurada pelo prefeito eleito Antonio Peixoto de Oliveira (PT) em 2009, com a presença do governador do Estado Eduardo Braga (PMDB). A lei apresentada por Raimundo Silva, tem data de maio 2009, antes da cassação de Peixoto que atualmente retornou ao cargo, reintegrado pelo Ministro Ricardo Lewandowski do TSE em Brasília na última quinta-feira, 4.

Mais cara do Brasil


Economia
SOBE O PRECO DA GASOLINA

por Nara Mendes
E-mail: itacoatiara.empauta@hotmail.com

Em Itacoatiara, alguns postos de gasolina estão praticando o preço de R$ 2,87, ou seja, acima do valor determinado pela Sindicom - Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes do Amazonas que seria de R$ 2,83. E há uma estimativa de chegar a R$ 3,00 com o reajuste nacional.
Os itacoatiarenses que precisam abastecer seus carros e motocicletas diariamente, estão sentindo um peso maior na hora da compra do combustível. O consumir Rodrigo Pereira declarou que apenas um posto da cidade tem o preço mais atrativo de R$ 2,59. “O pior de tudo é que não temos a quem reclamar, estamos ilhados”, reclamou.
Segundo Luiz Felipe Moura, presidente do (Sindicom/AM), anunciou que a mudança da formula será sentida em imediato pelo consumidor final, que poderá pagar ate dez centavos a mais pelo litro da gasolina. Em vista os valores aplicados hoje, que custa em media R$ 2,73, ele acredita que preço do combustível devera certamente ultrapassar os R$ 2, 80. A medida terá vigência de 90 dias e, segundo o Ministério de Minas e Energia, aumentará a oferta de etanol em cerca de 300 milhões de litros, reduzindo o preço deste combustível. Manaus era a quarta cidade com o preço da gasolina mais alto, agora, caiu para o quinto lugar, ficando Itacoatiara com o valor mais inflacionado do Brasil. Nenhum proprietário de posto quis fazer qualquer comentário sobre o assunto.

Centro de Eventos pode sofrer intervenção



INTERVENÇÃO
Por Clícia Roque
(clicia.roque@gmail.com)

O mato e o vandalismo tomam conta do local que deveria servir a população.

Desde sua inauguração, em 2003, o Centro de Eventos Vereadora Juracema Holanda não recebeu qualquer reforma. Mato, instalações quebradas e deterioradas caracterizam o espaço. Tradicionalmente conhecido por receber o Festival da Canção de Itacoatiara (FECANI) o lugar se tornou um verdadeiro ‘elefante branco’, sem praticamente qualquer uso. Além das pessoas que freqüentam o local para realizar exercícios físicos e festas esporádicas nada mais é realizado. A área é de responsabilidade das Secretarias de Esporte e Cultura. Frank Chaves, secretário de cultura, afirma que há muito que fazer para revitalizar o Centro e que vários projetos devem ser implantados, como: biblioteca, salas de música e outros. Ladislon Araújo, secretário de infra-estrutura, declarou que uma pequena reforma deve ser realizada para os festejos do Carnaval, porém, apenas futuramente será feita uma intervenção maior, “Estamos em busca de apoios para concretizar esta reforma, mas, não tem data prevista”, enfatizou. A população itacoatiarense espera por uma intervenção urgente para que ali não seja mais dinheiro público jogado fora.

Perigo a população


Beiradão da Colônia precisa de obras urgente
Por Clícia Roque
(clicia.roque@gmail.com)

Enquanto as obras de revitalização da orla da cidade de Itacoatiara não chegam, usuários e moradores dessas áreas sofrem a falta de infra-estrutura.

Carregadores e passageiros estão correndo sérios riscos na área de embarque e desembarque que corresponde ao bairro da Colônia. Uma cratera se instalou no local e com a subida das águas, a tendência é piorar em decorrência da correnteza do rio. Para não prejudicar a passagem, populares improvisaram uma rampa, mas, que não traz segurança alguma para os que se aventuram por ali. Além dos carregadores, passageiros utilizam a rampa e isso inclui crianças e idosos. Segundo o carregador Adanilson Martins, o problema não é de agora, “Nós (carregadores) nunca caímos aí, mas, já perdemos mercadoria que caíram e eu já vi muita gente escorregar”, disse ele. Adanilson informou que, durante a gestão de Mamoud Amed, barro foi jogado no local, porém, com o movimento do rio a terra cede e torna a abrir a cratera. Outro problema, da área, é a passagem de pedestres improvisada com madeira, segundo moradores e comerciantes, quem quer ter mais segurança têm que tirar do próprio bolso para construir uma calçada de concreto e quem não pode enfrenta os perigos, principalmente na época da cheia, quando o rio alcança as colunas.
De acordo com Ladislon Araújo, secretário de infra-estrutura, as dificuldades são de conhecimento da Secretaria, “As obras para aquela área estão previstas no plano de revitalização da orla da cidade”, afirmou Ladislon e explicou que, por enquanto, é impossível realizar qualquer trabalho, pois o rio já alcançou a cratera. Segundo ele, com a descida das águas, uma intervenção será realizada na área. Em relação à passagem construída em madeira, o secretário afirmou que todo o apoio será dado para quem precisar, “A pessoa precisa nos procurar e nos trazer o problema assim, iremos lá, avaliar e ver o que precisa”, finalizou.

Lewandowski devolve Peixoto a prefeitura


DECISÃO
Por Nara Mendes
E-mail: itacoatiara.empauta@hotmail.com

Depois de dois meses fora da administração, o prefeito eleito Antonio Peixoto e o vice José Augusto do PT, retornaram na sexta-feira (5) durante a tarde, para a prefeitura de Itacoatiara, cumprindo a decisão do Ministro Ricardo Lewandowski em Brasília (DF).
A liminar garantiu retorno imediato de Peixoto, devido as supostas irregularidades constantes no processo, onde o ministro reconheceu que o vice-prefeito não foi citado no processo na primeira instância no Tribunal Regional Eleitoral, ainda em Manaus. “(...) defiro o pedido de liminar para suspender os efeitos do Acórdão 314/2009, de modo a reintegrar Antônio Peixoto de Oliveira e José Augusto Queiroz de Aguiar, respectivamente, nos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do Município de Itacoatiara/AM, até o julgamento definitivo do Recurso Especial Eleitoral”, decidiu Lewandowski.
Desde a decisão no dia 4, a cidade está em festa, são faixas, passeatas e fogos de artifícios que há algum tempo deixaram de se manifestar. Antonio Peixoto chegou de Brasília na madrugada de sexta-feira em Manaus, por volta de 00h30min, mesmo do aeroporto, concedeu entrevista ao EM PAUTA e disse que continua com o mesmo otimismo de quando assumiu a prefeitura no dia 1º de janeiro. “Sempre estive com o pensamento positivo, de cabeça erguida. A cassação apenas me incomodava por não ter cometido nenhum crime eleitoral. O povo sempre esteve ao meu lado, me dando carinho e me aplaudindo”, declarou.
Quanto as prováveis mudanças na pasta de secretariado, Peixoto disse que haverá modificações bastante significativas. Mas, inicialmente vai precisar estabelecer uma auditoria dentro da administração para que saiba exatamente os recursos que estão disponíveis para dar continuidade as implementações de políticas públicas. Depois de esperar quase seis horas para ter a chave do gabinete da prefeitura, durante a noite, Antonio Peixoto recebeu as chaves das mãos da oficial de justiça da 3ª Zona Eleitoral de Itacoatiara.

Polícia Civil e Militar de Itacoatiara realizam ação contra pirataria


APREENSÃO

Por Clícia Roque
clicia.roque@gmail.com)

Na quarta-feira, 03, mais uma ação do Plano de Segurança instalado no município foi realizada, mais de 3000 DVD’s e CD’s piratas foram apreendidos em diferentes pontos da cidade. O Plano foi elaborado em conjunto da Polícia Civil com a Polícia Militar (PM) e prevê a redução da criminalidade em diferentes âmbitos. Segundo Walter Cabral, delegado da 2ª Delegacia Regional de Itacoatiara, o foco não é apenas a pirataria, mas, principalmente, o tráfico de drogas, “Todos os dias, realizamos pelo menos uma apreensão de entorpecentes”, disse, e sobre a pirataria, ele explica, “Esse é um pequeno delito, porém, já estava demais em Itacoatiara e passava do limite”. O delegado ressaltou que a polícia fará a manutenção da infração e pessoas que forem pegas exercendo a pirataria serão detidas juntamente com o produto comercializado.
Além do delegado Walter, o outro responsável por dar andamento ao Plano é o major Denildo Brilhante, subcomandante da PM em Itacoatiara. De acordo com o major, os setores vistoriados foram levantados pela Inteligência da Polícia Civil e PM e as informações direcionaram, principalmente, para a rua Borba, que apresentava alto índice do crime. Apesar de ser um delito de menor potencial o combate é necessário, “As viaturas estão trabalhando 24 horas e irão coibir essa infração”, declarou major Denildo completando que todo o material apreendido será cadastrado e ficará a disposição da justiça para eventual destruição.
Segundo informações, outras ações, visando outros tipos de crime, apontam para lugares, ainda, sigilosos e que estão passando por investigação. Além da luta contra a pirataria e o tráfico de drogas, o próximo alvo serão motos sem placa ou com a numeração apagada devido a furtos que vem ocorrendo na cidade, “Precisamos que a população de bem se legalize para diferenciarmos o cidadão do bandido”, concluiu delegado Walter.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Novos Caminhos

A Equipe do Jornal Itacoatiara Em Pauta começa a trilhar novos caminhos, agora via meio digital. E é com grande satisfação que nós convidamos todos os nossos leitores a nos acompanhar nessa empreitada. Através desse blog, continuaremos a levar a qualidade da informação para as suas mãos através de atualizações diárias.

Atenciosamente