Visualizações do blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sétima arte

Crianças vão pela primeira vez ao cinema
Na semana de comemoração ao aniversário de Itacoatiara, crianças das escolas municipais tiveram a oportunidade de entrar pela primeira vez em uma sala de cinema. Foram exibidos documentários sobre a antiga e a nova Itacoatiara, a implantação do primeiro cinema e os filmes de um minuto, que além do aprendizado, divertiu os alunos.
As sessões para os alunos aconteceram todos os dias – de 19 a 23 de abril – e comportava 200 estudantes cada sessão. Após as exibições os docentes eram levados a conhecer a sala de projeção, o que é uma fita de celulose e tiveram uma breve explicação sobre o que é cinema, de uma forma bem simples.
Um projeto da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação em parceria com o documentarista Thyrso Muñoz, 55, teve o apoio de Dib Filho, empresário e um dos sócios do Cine Theatro Dib Barbosa reinaugurado no final do ano passado, além de levá-los ao contato com a sétima arte, o que os fez despertar verdadeira diversão da magia de fazer cinema.

Por Jônisson Rolim

ESPECIAL CIDADE



Colônia, o histórico bairro da cidade da Pedra Pintada





O bairro da Colônia é o mais antigo de Itacoatiara. Foi assim denominado devido existir naquela localidade a “COLÔNIA AGRO-INDUSTRIAL”, fundada em 1854, por Visconde de Mauá (Irineu Evangelista de Souza), data da época de Dom Pedro II. Mas o nome oficial era “COLÔNIA DE ITACOATIARA” onde havia plantações de cacau, café, mangueiras, algodoeiros, mandiocas, olaria, oficina mecânica, onde ancoravam navios a vapor da antiga Companhia da Navegação do Amazonas.
O lugar hoje é composto por escolas, posto de saúde, comércios, igrejas, prédios antigos, cemitério, praças e tem suas ruas todas asfaltadas. “O bairro da Colônia é bem estruturado e a convivência entre os vizinhos é boa”, declarou Alba Maria da Silva Macedo, 46, presidente da associação de moradores do bairro há três anos e sete meses. Problemas como o consumo de entorpecentes entre os jovens e a prostituição são pouco conhecidos dos moradores. O único problema que a presidente da associação enfrenta no bairro é o alagamento da Rua Francisco Glicério provocado pelas águas das chuvas e os buracos que nela existem. A senhora Tarsila era a moradora mais antiga do bairro, e faleceu há dois meses.
O tranqüilo bairro da Colônia se vê transformado quando chegam o carnaval, o natal e o dia das mães, quando a associação de moradores realiza eventos para a comunidade; mutirões sociais atendendo aos mais necessitados com atendimento médico, odontológico, corte de cabelo e demais atividades que contribuem para a melhoria na vida do bairro. Além da boa estrutura, o bairro tem uma das festas religiosas mais antigas da cidade, a festa do Divino Espírito Santo, que já está sendo preparada pelo pároco, padre Jorge González e seus paroquianos engajados nas diversas pastorais daquela comunidade. O tema da festa deste ano é “Espírito Santo, Vida e amor da Igreja em missão” e o lema “Fidelidade ao Espírito”. O objetivo deste trabalho é recuperar o ambiente familiar, a festa do padroeiro ocorrerá dos dias 13 a 23 de maio.
A Rua 15 de Novembro é a mais conhecida e a principal do bairro, abriga o primeiro cemitério da cidade e um antigo cemitério judeu. Nessa mesma rua pode-se chegar à famosa “Praça da Polícia”, ornada por plantas e flores, além de um pequeno coreto. O bairro é privilegiado por ter uma escola de grande referência em todo o município, a Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça, cujo primeiro nome foi Escola Comercial de Itacoatiara (de 1952 à 1961), que mudou de nome por mais quatro vezes quando recebeu o nome que tem hoje.








Centenário, um bairro às margens do rio Amazonas



A tranqüilidade e a boa convivência fazem parte do cotidiano dos moradores

Centenário, bairro localizado à margem esquerda do Rio Amazonas, é o mais distante da cidade. Foi oficializado como bairro há apenas dois anos, apesar de ser muito antigo.
Segundo a moradora mais antiga do lugar, a aposenta Carlota de Andrade da Silva, 74, residente do bairro há 51 anos, ali era um pequeno povoado que devido às enchentes acarretou na evasão dos que ali moravam para a cidade, ficando no lugar poucos moradores. A aposentada relatou as dificuldades que sentem quanto à infra-estrutura do bairro, pois, falta iluminação na maioria das casas, não existem ruas, apenas caminhos que permitem a saída e entrada de quem reside naquela localidade. Mesmo com essas dificuldades, Carlota de Andrade, não deixaria o bairro para viver em outro lugar, pois, é tranqüilo, e todos vivem em paz.
Outro problema que enfrenta o bairro é quanto aos estudantes do período noturno que correm risco ao retornarem para casa depois das aulas, além das vias precárias de acesso às suas moradias, os alunos ainda têm que se embrenhar mata adentro na escuridão, foi o que relatou a funcionária pública Francineth Andrade, 42. Assim como os demais moradores, Francineth teve sua casa invadida pelas águas da enchente em 2009, junto com seus filhos e esposo resistiram a esta situação permanecendo ali mesmo até que tudo se normalizasse. As famílias do Bairro receberam após a enchente ajuda da Bolsa Enchente da Prefeitura Municipal.
No bairro Centenário, não há também comércios e os moradores têm que se deslocar até a cidade para fazerem suas compras. As poucas famílias que residem no Bairro sobrevivem da agricultura e da pesca, alguns ou estão desempregados ou não têm um emprego fixo, reclamam da falta de assistência que vêm sofrendo nestes últimos anos, ressaltaram ainda que são os mais esquecidos dentre o povo itacoatiarense. Mas, segundo o requerimento do deputado estadual Nelson Azêdo, o Bairro poderá ser beneficiado pelo Prosamim – que já beneficiou mais de duas mil famílias em Manaus.
Entretanto, a tranqüilidade, a paz e a boa convivência os acompanham cotidianamente, e nenhum morador seria capaz de deixar estes bens tão escassos para viverem na cidade com agitações e correrem riscos. No que tange ao bem estar daquelas famílias, elas preferem o que muitos não conseguem encontrar.


Santa Luzia, hospitalidade é o forte dos moradores



O bairro abriga a morada mais velha e mais antiga do lugar
Fundação
O bairro e seu nome surgiram através da devoção que os moradores nas décadas de 1940 e 1950 tinham à Santa. O acesso ao lugar onde hoje é a igreja só era permitido por meio de um caminho – atual Rua Isaac Peres.
Bairro hospitaleiro, onde as pessoas têm uma qualidade de vida bem diferente dos outros bairros de Itacoatiara, o bairro de Santa Luzia também faz parte da história da cidade. O movimento equilibrado das suas principais ruas demonstra a vida tranqüila da comunidade, mesmo sendo situado próximo ao agitado Centro da cidade. Os moradores usufruem de comércios como padarias, churrascarias, farmácias, açougues, clubes de festa, igreja e ruas pavimentadas.
O movimento comercial do bairro é estável, segundo o vendedor Ilker Frank da Silva Stone, 26 anos, e só aumenta na primeira quinzena de cada mês, “o pouco movimento nos comércios ocorre devido o aumento do desemprego em Itacoatiara”, declarou. A Rua Isaac Peres é que contém a maioria dos comércios do Bairro.
Anailton Freitas da Silva, 35, é auxiliar administrativo e reside a apenas quatro anos no Bairro disse que os moradores são hospitaleiros e de boa convivência; o bairro se torna mais agitado nos finais de semana quando há festas num dos mais badalados clubes do bairro, o Barracão Drink’s e Anailton que mora em frente ao clube não se incomoda com o barulho que se faz durante as noites.
Entretanto, o que deixa a comunidade bastante incomodada são as alagações que ocorrem na Rua Isaac Peres, a principal do bairro, pois quando chove o tráfego que de veículos é impossível e os pedestres têm que ir por outro caminho. Não somente os moradores, mas o presidente do bairro de Santa Luzia, reivindica melhorias para o bairro, pois, não há escola, posto de saúde, um campo de futebol para os jovens e as crianças se divertiram no final da tarde, um centro de convivência, e mais, falta de iluminação em outra rua que corta o bairro. “Tenho projetos para realizar no bairro, mas não depende só de mim, o que dificulta a concretização desses projetos são as respostas não dadas dos órgãos públicos”, desabafou Leopoldo Peres de Souza Silva, 43 anos, presidente da associação de moradores do bairro. A associação tem a pretensão de criar um centro social para os moradores. Problemas com marginalidade não há no bairro, segundo o que disse Leopoldo Peres, os poucos furtos que ocorrem são de pessoas vindas de outras localidades deixando os moradores receosos ao saírem de casa.
Residente num desconhecido beco, chamado “Beco Manaus”, a senhora Hermógina da Silva Freitas é a moradora mais velha de todo o bairro e reside ali há quarenta anos, além disso, é bastante conhecida pelos moradores de Santa Luzia. Nascida na Zona Rural, Hermógina, lembrou que onde hoje existem casas era apenas mato. A aposentada de 101 anos se locomove sem dificuldades, sai de casa para visitar filhos, netos e bisnetos, e vai ao banco sempre acompanhada de um familiar. Na última segunda-feira (19), Hermógina da Silva Freitas comemorou seu centésimo segundo aniversário.

Por: Jônisson Rolim

Oftalmologia - David Tayah atende mais de 600 pessoas


Na última sexta-feira, 16, a equipe do médico especialista em oftalmologia e coordenador do programa de saúde ocular do Amazonas, doutor David Tayah atendeu mais de 600 pessoas com consultas e 50 procedimentos cirúrgicos de catarata e pterígio, conhecido como “carne crescida” nos olhos, sendo a maioria em pacientes da terceira idade. A campanha teve a parceria do Governo do Amazonas, Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura de Itacoatiara que disponibilizou os remédios pós operatórios, através do requerimento do vereador Raimundo Nonato, o popular “Nonatinho”.
Esta foi a quinta ação do médico na cidade, onde mais de duas mil pessoas voltaram a enxergar através das cirurgias realizadas nos últimos quatro anos. Este ano, foram atendidos 50 moradores do município de Urucurituba que saíram da sua localidade em busca da cura. O atendimento começou ás 7h e finalizou após à meia noite no hospital geral José Mendes. Segundo Tayah, países em desenvolvimento devem fazer cerca de 650 mil cirurgias por ano. Para trazer os dados à realidade brasileira, o Dr. David Tayah, médico oftalmologista e uma das autoridades para assuntos sobre catarata no Estado, afirmou que são necessárias cerca de 650 mil cirurgias ao ano para controle da doença. No período de 1999 até 2005, ocorreram aproximadamente 420 mil cirurgias/ano. “A partir de 2006, o acesso às cirurgias foram limitadas pelo SUS, e estimamos que no ano passado tenham ocorrido apenas 200 mil cirurgias (além de outras 100 mil pelo sistema privado)", conclui o especialista.
O envelhecimento da população brasileira tem gerado uma necessidade maior de oportunidades de cirurgia de catarata em pessoas acima de 50 anos. "A necessidade será quatro vezes maior ate 2020, ou seja, se medidas não forem tomadas no futuro próximo o número de pessoas necessitadas de cirurgia será enorme, haja vista que os medicamentos de prevenção ainda sejam muito caros", ressaltou David. Para evitar que a catarata seja a principal causa de cegueira no país é recomendada a cirurgia como solução para a doença e preservação da visão, uma vez que não possui tratamento clínico, e deve ser realizada quando há perda da qualidade de vida e limitação das atividades diárias. No início do mês de junho está previsto uma nova ação de saúde ocular na cidade.

Cidadania - 137 Carteiras Comunitárias são entregues aos moradores da Zona Rural


Aconteceu no auditório do Centro Educacional Jamel Amed, na segunda-feira dia 19 de abril, a entrega das Carteiras Comunitárias que permitirá o acesso de quem vive nas comunidades rurais aos bancos, ao INSS, ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Caixa Econômica Federal onde terão a oportunidade a abertura a empréstimos e viabilização da aposentadoria.
Com a criação dessas carteiras, as comunidades terão mais autonomia. O documento é exclusivo para quem vive nessas comunidades, tem sua função e profissão exercidas destacada, sua emissão se dará apenas pela SEMINDER (Secretaria Municipal de Interior e Desenvolvimento Rural). Porém, é necessário que cada comunidade seja provida de estatutos, CNPJ, uma diretoria constituída pelo estatuto da própria comunidade e ter o livro de Ata atualizado. Os comunitários que quiserem obter a carteira deverão fazer o pedido ao presidente de sua comunidade que encaminhará à Secretaria do Interior.
O evento contou com a participação do prefeito de Itacoatiara Antônio Peixoto e do vice José Augusto, assim como dos vereadores Eder Filho, Jânio Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal, Arialdo Guimarães e Francisco Rosquildes e do gerente do IDAM João Nestor, e também do secretário do interior, Ademar Santos. Além das autoridades, estiveram presentes os presidentes das 137 comunidades dos pólos I a VI que receberam o benefício.
O prefeito Antônio Peixoto ressaltou que as comunidades rurais foram esquecidas nos últimos anos e não tinham autonomia alguma, por isso não conseguiram se desenvolver. Pouco antes da entrega de todas as carteirinhas aos presidentes de comunidade, o Secretário de Interior, Ademar Santos, fez a apresentação das carteiras como profissão, data de validade, assinatura do presidente e nome do portador.


Por: Jônisson Rolim

ÍNDIOS DO RIO URUBU COMEMORAM DIA DO ÍNDIO

No último domingo (18), os índios da aldeia Sateré Mawé, da comunidade Aparecida do Correnteza, no rio Urubu, festejaram seu dia. O Secretário de Educação, Claudemilson Nonato, a Sub Secretária, Nádia Gusmão e Antônia Lurdenilda, Coordenadora para Assuntos Indígenas do Município, visitaram a comunidade e foram recebidos com a dança tradicional do Povo Sateré. Francisco Rosquilde, vereador (PT), que denunciou, no ano passado, as más condições da população indígena na região e pediu a criação da coordenadoria para assuntos indígenas acompanhou a comitiva. Agora, a comissão, liderada por Lurdenilda, está trabalhando no processo de legalização do órgão.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Código de Ética de Médicos entrou em vigor


No dia 13 de abril, entrou em vigor o novo código de ética médica, uma mudança que deve alterar toda a relação entre médico e paciente. Foram dois anos de discussão para que 400 delegados de conselhos de classe definissem as 118 normas que vão estabelecer como médicos devem atuar em clínicas, hospitais, consultórios e outros serviços de saúde.
A revisão da prática médica limita até mesmo a atuação dos médicos “pop-stars”: eles não podem fazer propaganda, exibir pacientes e tampouco fazer publicidade de seus consultórios. O fim do “reinado absoluto” dos médicos dentro dos consultórios é um dos pontos centrais do novo código. As novas regras fazem com que os pacientes sejam tão responsáveis pela escolha do tratamento clínico quanto os próprios médicos. Para isso, foi determinado que o profissional deve apresentar todas as possibilidades clínicas existentes – desde que comprovadas cientificamente – e deixar a escolha para o doente.
Isso pode afetar desde a linha terapêutica adotada para um simples resfriado, até as decisões tomadas na polêmica ortotanásia – também regulada pelo novo código de ética. A ortotanásia é termo médico usado para definir a morte natural do paciente, sem interferência de cuidados terapêuticos, quando não há mais possibilidade de cura. O procedimento agora é regulamentado para todos os hospitais.

Punição por letra feia

Se os pacientes estão mais “antenados” e informados sobre a prática médica, quando o assunto é caligrafia, boa parte dos especialistas parece não ter passado pela pré-escola. Os “garranchos” nas receitas médicas foram avaliados por uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e a constatação – publicada no ano passado – é que a letra ilegível pode até mesmo interferir no tratamento.

No município de Itacoatiara, o médico responsável pela equipe técnica dos profissionais, doutor Cleiton Fabrício, declarou que na próxima semana deve receber em Manaus o novo código para aplicação das novas determinações no setor. “Acredito que tardou essas mudanças, a relação médico – paciente é fundamental para a eficácia dos tratamentos. A ética está sempre a frente de outros interesses que não seja a prática da medicina com todo seu rigor, o novo código veio ampliar esse processo de mudança de conduta”, disse.

Por Nara Mendes
Fonte: Portal do Médico

terça-feira, 20 de abril de 2010

ARTHUR VIRGÍLIO CONDENA INVESTIDAS CONTRA A LIBERDADE DE IMPRENSA

O líder tucano Arthur Virgílio (AM) condenou, no Senado, as frequentes investidas de setores do governo, e, por vezes do próprio presidente da República, contra a imprensa.
Para o senador, não existe essa questão de ‘imprensa a favor”, de imprensa que só publique “notícias boas”, agradáveis ao governo.
“Lembro-me – disse – de um quadro antigo, de um pioneiro da televisão brasileira, Flávio Cavalcanti, chamado Jornal do Ótimo. Não deu certo, porque não existe jornal a favor. Jornal a favor morre. Jornal tem que ser crítico.”
O senador citou recente pesquisa divulgada pelo jornal O Estado de S.Paulo, segundo a qual 91% da população acham que a mídia é arma contra a corrupção, 88% entendem que as denúncias são verdadeiras, 97% se mostram a favor das investigações pelos jornais e 92% são claramente contrários à figura da censura.

DEPUTADO NELSON AZÊDO PEDE PROSAMIM PARA ITACOATIARA

Na terça-feira (13), o deputado estadual Nelson Azêdo, líder do PMDB, requereu a bancada da Assembléia Legislativa do Amazonas- Aleam, que o município de Itacoatiara seja beneficiado com o estudo do projeto do PROSAMIM - Programa Social e Ambiental dos Igarapés, similar à Manaus, para favorecer os moradores do bairro do Jauary e Centenário que moram no Aningal, consideradas áreas de risco.
Segundo o parlamentar, antes do final da semana, vai sobrevoar a região junto com os engenheiros civis, geólogos e técnicos ambientais que devem fazer um estudo sobre as localidades e um amplo levantamento fotográfico. “Fui sinalizado pelo governador Omar Aziz que Itacoatiara poderá receber esta revitalização, o que vai melhorar e valorizar muitas famílias que vivem em situação de risco e mudar a sua realidade”, declarou Nelson.
O projeto PROSAMIM, foi desenvolvido pelo Governo do Amazonas e já beneficiou mais de duas mil famílias em Manaus que moravam em lugares de risco de deslizamento, alagações e ou doenças infectocontagiosas.

CETAM E PREFEITURA DE URUCURITUBA IMPLANTAM INFORMÁTICA BÁSICA NO MUNICÍPIO

O Prefeito Municipal Edivaldo S. Araújo, visando um futuro melhor para seus munícipes em parceria com o (CETAM) CENTRO TECNOLÓGICO DO AMAZONAS, implantou na rede municipal de ensino a INFORMÁTICA BÁSICA, que atendera uma demanda de 288 alunos divididos nos seguintes turnos: matutino, vespertino e noturno de segunda a sábado nas escolas: Gama Filho e Telecentro na sede do município; designou uma equipe formada pelos vereadores: Manoel Leal, Acrízio Freire, Profº Roberto e a Gerente local enfermeira Mirian Lima, estiveram visitando as comunidades rurais: Augusto Montenegro, Paraná do Preto, Distrito de Itapeaçú e Vila Alves, onde futuramente irá funcionar o ensino Tecnológico a distância a exemplo da Vila Silva que já formou a 1ª turma. A educação é prioridade é através dela que buscamos novos horizontes.
“Adquirimos conhecimentos para conquistarmos novos ideais, com essa parceria CETAM e Prefeitura de Urucurituba iremos expandir a outras comunidades ate no final de minha gestão”, concluiu o Prefeito Edivaldo S. Araújo.

Santo Antonio, o bairro que não dorme

Entre os anos de 1979 e 1980 nascia o bairro de Santo Antônio, porém, somente seria oficializado com este nome em novembro de 1983, embora os moradores um ano antes, tivesse escolhido o nome. Considerado um dos bairros mais populosos da cidade e o mais movimentado, surgiu a partir da falta de assistência que sentiam as pessoas que moravam na Zona Rural que desejavam melhor educação, saúde, o lugar foi ganhando melhorias com a veemente reivindicações dos moradores como abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica e asfaltamento das ruas.
A comunidade também era chamado de “Bairro do Céu”, e ainda hoje alguns se referem a ele com este nome como declarou a moradora mais antiga, a aposentada Gertrudes Dias de Macêdo, 77. “Eu sou a primeira desde que começou o bairro, fui uma das fundadoras”, disse Gertrudes que ainda ressaltou que se tivesse que mudar de lugar, iria para mais próximo a igreja do padroeiro do bairro, Santo Antonio. “Gosto de tudo aqui, principalmente da nossa paróquia”, ressaltou.
Comércio em movimento
O Bairro também é conhecido por seus comércios varejistas localizados na Rua Borba, a principal do bairro, ali se encontram papelarias, padarias, drogarias, consultório médicos, bares em grande quantidade, lanchonetes, pequenas churrascarias, lojas de bijuterias e de material de construção. Taliana Barbosa, 23 anos, vendedora, diz que considera o bairro um grande centro comercial. “As pessoas deixam de ir ao centro da cidade para fazer suas compras no bairro”, declarou. O movimento no comércio aumenta durante o Fecani, principalmente quando chegam as festas de final de ano, relatou Sebastião Glória, vendedor da loja Lima Variedades, disse afirmando que o lugar é bom de se morar, infelizmente as ruas sofrem alagações no períodos das chuvas”, lamentou .
A primeira panificadora de se instalou há 25 anos, a Panificadora Santo Antônio, do empresário Antônio Rodrigues Torres. Seu filho Antônio Sérgio Abreu Torres, 32, reivindica que o trânsito da rua Borba é desordenado durante os finais de semana. “Tudo se torna um caos quando há grandes festas nos clubes, toda semana ocorre um acidente, jovens com suas motos fazem os chamados “pegas” durante a noite. As blitz realizadas pela polícia não são eficientes, deveria ser instalado um posto policial para regularizar o trânsito daqui”, reclamou Sérgio que ainda ressaltou que existem muitos menores que freqüentam os bares. “Trata-se de meninas que se prostituem em vista de sustentar o vício, sentimos a falta do Conselho Tutelar que aparece apenas nos bares na época do Fecani e do carnaval”, denunciou.
Maria Garcia Palheta, 70 anos é assídua freqüentadora e membro da comunidade de Santo Antônio, dedicou muitos anos de sua vida a serviço da igreja, porém, hoje já não pode mais fazer os mesmo trabalhos que antes realizava como limpar e lavar, pois seu estado de saúde já não permite isso; exerce somente o trabalho em duas pastorais o Apostolado da Oração e pastoral da Criança, “sempre gostei e gosto de participar de lá e pra eu sair daí só quando Deus me tirar”, declarou.
O bairro tem duas escolas e dentro de alguns meses deverá ganhar a terceira. Contudo a escola mais antiga do bairro é o Centro Social Urbano Vitória Régia, fundado no dia 8 de março de 1980, e há 30 anos serve a comunidade. Euda Figueiredo Cruz, supervisora da escola, disse que a escola tem alunos do bairro mesmo e de outros locais, que cedem a escola para a reunião da associação de moradores e para grupos realizarem ensaios e encontros. A escola é composta de 3 salas sendo duas integrais e uma o internato, trabalham nela 14 professores.
Há quatro meses como presidente da associação, Sônia Olímpio da Cunha, 54 anos, afirmou que existem vários projetos que desejam realizar, como crochê, bordados e atividades artesanais para que a comunidade obtenha através disso o seu sustento. Estão pleiteando junto à Câmara Municipal a criação de uma quadra poliesportiva e uma quadra de areia, terreno ao lado da escola Vitória Régia, visando o treinamento dos jovens engajados no Projeto Amazonas na Copa, do Governo do Estado, a quadra será utilizada para futuramente realizar mini festival folclórico no bairro, “Uma inovação, parte da iluminação pública do bairro já foi adquirida na Secretaria de Infra-estrutura do Município, assim como o tapa-buracos para as ruas, estamos recuperando o tempo perdido”, declarou Sônia que ainda pediu que os comunitários participassem mais das reuniões da associação levando idéias para a melhoria do bairro como o Bosque das Seringueiras limita o bairro com São Cristóvão, a área estava desativada, mas este ano foi revitalizado através dos pedidos da associação dos moradores do bairro.

Por: Jônisson Rolim
E-mail: Jon_memoriatua@hotmail.com

Jauari I, 100 anos de história

O bairro do Jauari I é o segundo mais antigo da cidade, famoso pelas suas ruas e comércios que movimentam a vida da população, tem esse nome devido ali existir um pequeno jauarizal (planta nativa) quando ainda estava com seus primeiros moradores. Não havia ruas propriamente ditas, existiam apenas “pequenos caminhos”, como disseram alguns moradores, pelos quais transitavam e uma ponte construída pelo americano James Stone que foi doada para a prefeitura em 1890.
À medida que o bairro foi crescendo as mudanças ocorreram modificando aquela antiga paisagem. Comércios foram surgindo e mais pessoas vindas de fora se instalaram por ali, aquela pequena estrada de terra cerrada pelo jauarizal tomou aos poucos forma de rua. Quem morava à beira do rio teve que deixar sua casa para dar lugar aos donos de comércios.
No ano passado, o bairro sofreu com a grande enchente, a população quase não pode sair de casa, somente através de pontes erguidas sobre as ruas que permitiam o movimento. Hoje, as ruas que ficaram alagadas por longos meses receberam recapeamento através das obras da região metropolitana. A aposentada Maria de Souza Picasso – moradora do bairro há aproximadamente 20 anos, tem sua casa localizada na Rua Manaus - foi uma das vítimas, teve a residência invadida pelas águas, perdeu alguns móveis e chegou a se machucar ao descer a escada de sua casa. Afirmou que somente quem tinha casa com segundo andar conseguiu resistir e permanecer na rua até que a água baixasse. A casa está em risco de cair por conseqüência da cheia, pois, as madeiras apodreceram. “Estou com medo, mas tomara que Deus nos proteja”, lamenta Maria de Souza que mesmo tendo passado por aquele momento triste não deixou de sorrir.
Rua do Comércio
Uma das ruas mais conhecidas do bairro é a Estrada Stone, nela há vários comércios, lojas de confecções, drogaria, relojoaria, sendo a mais movimentada dentre todas. Abriga a Ciex como comércio varejista da Belle Epóque e dos ramo da construção, a Casa Rolim, erguida pelo empresário Estácio Rolim – já falecido – iniciou com um pequeno estabelecimento de madeira e que no decorrer do tempo foi sendo modificada. “Falar da Estrada Stone é lembrar-se do Jauary”, disse Assis Filho, neto de Estácio Rolim. O empresário relembrou que existe também o Beco Stone, que tem o apelido sugestivo muito conhecido pela população itacoatiarense.
Nesta mesma rua – Estrada Stone – habita um de seus moradores mais antigos e populares, nascido em Urucurituba, mas que chegou aqui aos oito anos de idade, trata-se de José Froez Mendonça, 56, mais conhecido como “Carimbó”. Já foi pescador e há dez não exerce mais a profissão, porém, montou seu pequeno negócio que tem o nome de “Peixaria do Carimbó”, oferece a população o seu peixe assado e diz que é o melhor da cidade. “Eu vou morrer aqui, daqui não saio”, afirmou Carimbó todo orgulhoso do lugar onde mora, sua filha, Raimunda Mendonça, faz aniversário do dia 25 de abril, quando é comemorado o aniversário da cidade de Itacoatiara.
O bairro já teve um vereador que exerceu o cargo nos anos de 1997 a 2000, é o senhor Raimundo Batista Moraes, hoje aposentado. Criou muitos projetos para a cidade e comunidades interioranas, dedicou-se ao máximo em ajudar quem necessitava; e alguns de seus projetos foram o de fazer instalação de luz elétrica nas ruas onde não havia iluminação, cinco postos de saúde na cidade e no interior, que hoje servem a comunidade. Ainda declarou que as crianças necessitam de escolas mais adequadas, pois, estudam em bairros distantes; no bairro existem somente duas escolas. Conhecido como parlamentar do bairro e da zona rural, diz que sempre foi dedicado. “Deus me deu um espírito de esperança, paz e amor”, declarou Raimundo, morador do Jauari há mais de 55 anos.

Por Jônisson Rolim
E-mail: jon_memoriatua@hotmail.com

Jauary II: 4 anos de reconhecimento

Apesar de ter sido reconhecido como bairro somente em 2006, o Jauary II pode contar com uma Associação de Moradores desde 2004, na época, fundado por Etelvino Coutinho, atual presidente, para lutar por melhorias, principalmente, em infra estrutura e segurança. Aliás, segurança é um assunto a parte, pois, no bairro, está situada a delegacia regional de Itacoatiara; segundo Etelvino, falta patrulhamento e mais apoio por parte da polícia. De acordo com os moradores, existem, aproximadamente, quatro bocas de fumo no bairro, o que desperta a atenção de crianças e adolescentes que caem no vício pela curiosidade. O presidente explica que esse é o ponta pé inicial para outros problemas como roubo e prostituição, “E ainda temos um agravante, o bairro está cheio de terrenos baldios e mal cuidados que se tornam refúgio para marginais”, reclamou. As ruas escuras são outro agravante, “Não coloco a culpa nas autoridades, algumas pessoas que moram aqui não tem consciência, desocupados quebram as lâmpadas de iluminação pública para facilitar furtos e roubos”, reclama Etelvino.
Após o assalto a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Associação resolveu criar uma guarda comunitária formada por moradores do Jauary II que receberam treinamento da polícia militar e é mantida por um valor simbólico dos moradores das casas monitoradas. No esporte o bairro não ficou para trás, “Temos um ótimo time que, foi equipado pela Associação e tem como técnico Nelson dos Santos, morador daqui”, declarou o presidente com boas expectativas. Outra vitória da Associação é uma biblioteca, com acervo de mais de 20 mil livros, e que serve não só para moradores do bairro mas, de toda a sociedade, “Até universitários procuram nossa biblioteca e nós aceitamos doações de livros para enriquecer o acervo”, concluiu o presidente.
Por Clícia Roque
(clicia_roque@gmail.com)

NOS AGITOS DA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE ITACOATIARA

Programação do aniversário
De 22 a 24 de abril a programação será realizada no Passeio Público Jornalista Agnelo Oliveira com shows musicais, grupos de dança contemporânea, grupos de capoeira, feira de artesanato e de livros, exibição de filmes de 1 minuto, pintura ao vivo de artistas locais, concurso de bolo com o tema de aniversário da cidade e homenagens a escritores locais.
Gil da Bahia ex-Banda Beijo nos 136 anos
Está confirmada a atração nacional do aniversário dos 136 anos de Itacoatiara, trata-se de Gil da Bahia, é a ex-vocalista da Banda Beijo. “Quer entrar? Qual é a senha? Venha, Venha...”. O axé music deve rolar solto dia 25 no Centro de Eventos no encerramento do evento.

UFAM em Itacoatiara ganha apoio

Mesmo ligada via terrestre a capital, Manaus, Itacoatiara passou anos
isolada no que diz respeito ao ensino superior. Agora, universidades
públicas e particulares tem sedes no município que oferecem
alternativas para que jovens, em especial, não precisem se deslocar
até a capital em busca de qualificação. Nesse âmbito, o Instituto de
Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da UFAM, em Itacoatiara, acaba de
confirmar o recebimento de, aproximadamente, um milhão de reais em
emendas parlamentares para a construção de um prédio que vai abrigar
os laboratórios do curso de engenharia de produção. O autor é o
deputado federal Francisco Praciano (PT), que visitou a cidade nesta
semana. Segundo Raimundo Silva (PMDB), vereador, a melhoria por
estrutura física é necessária mas, não suficiente, “A ação do deputado
Praciano é meritória, porém, é preciso melhorar a estrutura do ensino
nas universidades”, declarou.
Praciano discorreu aos universitários e sociedade em geral sobre o
desenvolvimento do interior do Amazonas pela via da educação e
explicou os entraves da implantação de campus pela Amazônia, “Existem
dificuldades logísticas, de transporte, é preciso condições para que
as inteligências queiram vir para o interior”, disse referindo-se aos
professores. Além de Manaus, outros cinco municípios contam com sedes
da UFAM.
Cícero Mota, diretor do ICET, expõe a importância da presença das
instituições no interior, “A universidade traz projetos que podem
ajudar a fomentar a economia e melhorar a qualidade de vida”, apesar
disso, Cícero lamenta que o diálogo entre a universidade e o poder
público municipal seja pequeno, “Nós poderíamos ter uma ação
coordenada muito maior do que temos até agora. Na questão do porto,
por exemplo, poderíamos ter ajudado com as questões logística,
localidade e geológica alem de vários aspectos técnicos que a
universidade domina e esse diálogo ainda não ocorreu”.

Política e decisões
Enquanto o ICET comemora o apoio, Itacoatiara amarga a perda de 900
mil reais, também em emendas parlamentares do deputado, que seriam
destinadas ao saneamento básico no município, “Eu lamento, mas, o
projeto não foi apresentado dentro do prazo”, afirmou Praciano. O
incidente aconteceu durante o troca troca da gestão municipal e
questionado, o parlamentar declarou seu posicionamento, “Não quero
defender ninguém, mas é importante definir o equilíbrio político para
que Itacoatiara não venha perder espaço e recursos. Perdi vários
diálogos do Peixoto com os ministérios e que agora estamos tentando
retomar”, disse.
Sobre quem apoiaria na disputa pelo governo do Estado, Praciano foi
categórico, “Vou pelo o que o PT apoiar e a tendência do partido é
apoiar o Alfredo (PR), pois é o candidato do Lula”. E sobre se
disputaria novamente as eleições ele respondeu: “Eu estou a disposição
do partido”, concluiu.

Por Clícia Roque

Psicóloga escreve sobre a prevenção sexual e pedofilia como oficina pedagógica

Ainda neste semestre deve ser lançado o livro de setenta e três páginas de autoria da psicóloga Maria de Los Angeles Olortegui Aguinaga, que atua há oito anos na saúde pública de Itacoatiara. A obra faz parte da tese de mestrado da psicóloga e remete a prevenção da violência sexual, pedofilia na internet onde a didática em lidar com este tipo de crime pode estar nas oficinas pedagógicas.
Para a autora, a dinâmica consiste primeiramente em identificar e definir vulnerabilidades na infância e na adolescência como princípio básico. Devido a tantas problemáticas envolvendo crimes de pedofilia através da internet nos últimos anos, despertou na psicóloga tratar o assunto como objeto de pesquisa. Essa temática foi elaborada através do ensino de Ciências da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. “Junto com os professores da rede pública surgiu o manual que o título do livro, abordamos como o a criança e o adolescente pode se defender através de condutas assertivas do tipo: como se defender? Como procurar ajuda? Como o professor como agente multiplicador pode intermediar esta prevenção em contato com os agentes de saúde?”, explicou Maria.
Segundo a psicóloga, o eixo central é trabalhar com o professor como orientar sobre os riscos da internet e suas mazelas. “O educador tem maior contato com as crianças e com os jovens, como interventor metodológico, como estratégia para combater a pedofilia e a violência sexual diretamente de acordo com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, futuramente numa próxima edição vamos tratar a questão direcionada com os pais”, declarou.
A escritora revelou que a pesquisa foi desenvolvida em aproximadamente três anos para que a obra literária fosse concluída. “Recebi apoio de muitos profissionais da área pedagógica e uma pesquisadora da faculdade de Coimbra em Portugal, quero agradecer muitíssimo a todas enfermeiras e profissionais da saúde de Itacoatiara”, concluiu.

Na foto: A psicóloga Maria de Los Angeles Olortegui Aguinaga deve lançar livro para prevenir e combater a pedofilia.

Peixoto visitou governador Omar Aziz

O prefeito de Itacoatiara Antonio Peixoto se encontrou com o governador do Amazonas Omar Aziz, na segunda-feira, 12 de abril. A reunião de trabalho serviu para as duas autoridades discutirem as futuras intervenções que o Estado fará no município: infraestrutura dos bairros, nova iluminação da avenida Parque e prosseguimento das obras do muro de arrimo, foram alguns temas acordados.

Em sua primeira reunião oficial com o Governador, o Prefeito apresentou os projetos que o município tem para ser posto em prática, e assim melhorar a qualidade de vida da população. Além de acenar positivamente para atender as solicitações, o governador antecipou que visitará a cidade no dia de seu aniversário, 25 de abril. “O governador vai liberar R$ 150 mil para realização da festa, e também anunciará os novos convênios na data em que Itacoatiara completará 136 anos. Será um presente de aniversário”, relatou o Prefeito.

Visita da primeira-dama do Estado

O Prefeito também se reuniu com a primeira-dama do Estado Nejmi Aziz, que visitou o município quinta-feira, 15. A primeira-dama do município Bela Maria da Silva Oliveira elaborou agenda de compromissos que incluíram visitas a comunidade do Jamanã, no Centro de Referência da Assistência Social, APAE, Adefita, PETI, escola municipal Yêda Henriques Auzier, Sopão e entrevista no programa de TV Itacoatiara Acontece na Band.
Fonte: ASCOM/Prefeitura de Itacoatiara.

Na foto: Governador Omar Aziz.

Exposição fotográfica resgata fatos históricos de Itacoatiara

Uma enchente histórica, a abertura da estrada para Manaus, a construção de uma das mais importantes avenidas da cidade, a inauguração da ponte de acesso à AM-010.
Fatos marcantes que contam parte da história de Itacoatiara e que podem ser conhecidos na exposição fotográfica que acontece no Centro Cultural Velha Serpa até o final do mês de Abril. A iniciativa nasceu a partir da identificação das fotografias por parte da Fundação André Maggi, que trabalhou na restauração, seleção e revelação das fotos. Hoje este material que guarda parte da história da cidade faz parte do acervo da Fundação.
Também faz parte da exposição fotos que resgatam a história de prédios históricos de Itacoatiara, como o próprio edifício onde está instalado o Centro Cultural Velha Serpa. O velho prédio, da década de 20, já abrigou o matadouro municipal. Segundo Clícia Renna, coordenadora social regional do Grupo André Maggi, o principal foco da exposição é mostrar para as pessoas que elas fazem parte da história da cidade e que, conhecendo o passado, podem escolher o futuro que desejam. “Conhecer a bonita história deste município é uma maneira de alimentar a auto-estima das pessoas que nascem ou vivem aqui”, avalia Clícia.
Centenas de pessoas já visitaram a mostra, que no mês de Maio dará lugar a outra exposição, ainda a ser definida.

Serviço
Exposição Fotográfica
Onde: Centro Cultural Velha Serpa
Quando: Até o final de Abril/2010 (das 7h às 12h e das 13h às 17h30)
Agendamento: escolas e grupos podem agendar visitas por meio do telefone 3521-4247.

Conferência Municipal elege 18 delegados

A prefeitura de Itacoatiara realizou a I – Conferência Municipal do Esporte, com o objetivo de definir diretrizes, metas e compromisso para o desenvolvimento do esporte e lazer para os próximos dez anos. O evento aconteceu no Centro Educacional Jamel Amed e contou com a presença de autoridades do município, do Estado e de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

Para o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto de Oliveira, realizar uma conferência é viver a democracia, pois ela se torna um importante espaço de diálogo onde a população apresenta propostas, reivindicações e sugestões. “Este comportamento é peça fundamental para mudar a realidade da comunidade”, avaliou Peixoto.

Segundo o secretário executivo da SEJEL, Cristian Barnadd, todas as propostas apresentadas na I – Conferência Municipal do Esporte serão sistematizadas com as propostas dos outros municípios do Amazonas e serão esplanadas e defendidas na Conferência Estadual, que acontecerá dias 28 e 29 de abril em Manaus

Foram eleitos dezoito delegados para representar o município de Itacoatiara na Conferência Estadual. Neste evento haverá a escolha de delegados, que irão representar o Amazonas na Conferência Nacional no período de 03 a 06 de Junho em Brasília.

ITACOATIARA GANHA UTI MÓVEL

Atendendo a solicitação do prefeito Antonio Peixoto, o governador do estado do Amazonas Omar Aziz enviou para Itacoatiara uma ambulância UTI – Unidade de Tratamento Intensivo. A ação revela o compromisso da atual administração com a saúde da população de Itacoatiara.

O veículo será utilizado para fazer remoção de pacientes para Manaus. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Edilma de Fátima, a ambulância oferece os mesmos serviços de uma UTI hospitalar, mas com a diferença de ser móvel, fato que ajuda a manter o paciente bem atendido durante o percurso, até chegar ao hospital, onde será socorrido com mais recursos técnicos. “É uma deficiência que estamos sanando e estamos trabalhando para conseguir mais ambulâncias para o município”, disse a Secretária.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Nelson Azêdo tem preferência dos eleitores


No início do mês de fevereiro, a empresa Perspectiva Tecnologia da Informação, enviou equipes de entrevistadores para realizar pesquisa de opinião na cidade, com o objetivo de obter respostas quanto a preferência de opinião dos eleitores para o pleito de 2010.
O questionário bastante detalhado, pedia aos pedia aos populares que apontassem suas preferências para o Governo do Estado, para os cargos de senadores, deputado federal, deputado estadual e até prefeito e quem ele supostamente deveria apoiar. Segundo resultados oficiais da pesquisa de opinião, o deputado estadual Nelson Azêdo, sua popularidade está em alta na cidade, teve a maioria da preferência dos eleitores. O parlamentar diz que ficou surpreso e feliz com os resultados que consideram positivos. “Estou muito contente e quero poder ainda mais colaborar para o desenvolvimento da terra onde nasci. Seja através de requerimentos ou de ações que intermediem e proporcionem a melhoria da qualidade de vida deste povo

Reitor da UEA Carlos Eduardo participa de aula inaugural de Agroecologia

Na manhã de terça-feira, 6, a Universidade do Estado do Amazonas – UEA, realizou o seminário de abertura do curso superior de Tecnologia em Agroecologia, sendo o segundo a ser aplicado no Estado. A primeira aula teve como tema, Agroecologia e Manejo de Recursos Naturais dos Ecossistemas amazônicos.
O reitor da instituição diz que a expectativa da aplicação do curso é de grande alegria, pois deve proporcionar uma elevada formação no campo da agro-ecologia como ferramenta necessária ao raciocínio e na construção de agentes multiplicadores na área. “A inovação tecnológica visa o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais amazônicas nas suas diferentes categorias sociais da agricultura familiar, o que deve futuramente alavancar a economia local”, declarou.
A graduação conta com a modalidade presencial contínuo, ministrados em seis períodos, com estrutura curricular para três anos de curso, totalizando 49 disciplinas e 50 acadêmicos. Segundo a coordenadora do curso, Francisneide de Sousa Lourenço, a primeira atividade de campo deve acontecer neste final de semana, na comunidade São João do Araçá, onde acontece a prática do manejo do pirarucu, de quelônios e ainda estão iniciando a apicultura na região.

OITO ESCOLAS PARA A POPULAÇÃO INDÍGENA.

Escolas vão funcionar com educação diferenciada para atender as necessidades indígenas.

A Prefeitura de Itacoatiara firmou convênio com o Ministério da Educação e Cultura – MEC, para construir oito escolas indígenas na região do rio Urubu e rio Arauató. Todas as escolas terão quatro salas de aulas, laboratórios de informática e demais dependências, que vão atender cerca de 510 alunos indígenas com educação diferenciada, oferecendo ensino infantil, básico e médio.

Segundo a coordenadora da educação indígena da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, a mestra em educação indígena Antonia Lurdenilda Menezes, as novas escolas serão construídas em uma região que durante muito tempo não recebeu qualquer tipo de atenção dos governos, sendo justamente estas localidades que abrigam várias aldeias, que são formadas por descendentes diretos dos primeiros habitantes da região, “são filhos e netos de índios, ou são famílias que foram morar nestes locais há mais de três décadas”, informou.

Na avaliação da mestra, esta mudança de pensamento do governo em dar atenção as populações indígenas, investindo em educação e bem estar social, só foi possível com a eleição de Lula para a presidência da República e de Antonio Peixoto para a prefeitura de Itacoatiara. “É o Estado assumindo sua responsabilidade de cuidar da população como um todo e não somente da classe dominante. Outro fato louvável é o compromisso da prefeitura em ir buscar estes recursos”, destacou.

Assim que Antonio Peixoto assumiu a prefeitura de Itacoatiara, os técnicos da SEMED iniciaram os trabalhos para firmar o convênio. “Tudo começou quando o secretario de educação era Emanuel Altamor, resistiu à alternância de poder e agora está sendo levado adiante pelo atual secretário Claudemilson”, relatou. As escolas serão construídas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional – FNDE. O projeto está percorrendo os últimos trâmites para ser aprovado, a expectativa é que até o mês de junho deve ser feita a licitação e no máximo em outubro as escolas devem estar prontas, equipadas e funcionando.

LIDA RECEBE R$ 70 MIL

O deputado estadual Sinésio Campos, repassou na manhã domingo, 03, a Liga Itacoatiarense de Desportos Atléticos – LIDA, um cheque no valor de R$ 70 mil, para os clubes amadores de futebol de Itacoatiara. O recurso é proveniente do Governo do Estado do Amazonas e foi liberado pela Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer – SEJEL.

O recurso recebido foi repassado na segunda-feira, 5, aos clubes, que quitarão as dívidas contraídas ano passado, para a disputa do campeonato itacoatiarense e ainda deve dar fôlego financeiro para iniciar o campeonato deste ano. “É um recurso que veio no momento certo. Estamos nos organizando para que todo ano sejamos contemplados por esta ajuda do governo estadual”, disse o presidente da Lida, Lidiomar Guimarães.

1ª Conferência Municipal do Esporte acontece dia 10

A Secretaria Municipal de Juventude, Desporto e Lazer – Semjel realiza com o apoio da Prefeitura de Itacoatiara, dia 10 de abril às 14h no auditório do Centro Educacional Jamel Amed, a 1ª Conferência Municipal do Esporte, com o tema: Por um time chamado Brasil – Ita e trás como objetivo desenhar o plano decenal do esporte e lazer da cidade.

De acordo com o diretor do Departamento de Juventude e Lazer, Glauber Souza, a conferência deve desenvolver propostas prioritárias para serem encaminhadas nos dias 28 e 29 de abril para a Conferência Estadual que acontecerá em Manaus e posteriormente as propostas debatidas e votadas encaminhadas junto com seus delegados a 3ª Conferência Nacional do Esporte em Brasília no período de 3 a 6 de junho deste ano. “O evento é um processo de gestão participativa com o objetivo de apontar para a conscientização do esporte em todas as suas modalidades no âmbito das políticas públicas. Todas as pessoas envolvidas nestes segmentos, são atletas de todas as modalidades e também desportistas, devem participar, é um grande desafio, mas vamos constituir um espaço importante de mobilização”, explicou Glauber.

Durante o evento, o processo de eleição dos delegados será observada sua participação, onde a cada 8 presentes, um será eleito delegado. “O diálogo para a sociedade foi lançado e deve trazer melhorias não só para Itacoatiara, mas para os municípios vizinhos”, concluiu Glauber.

Segundo a coordenação do evento, os debates estão estruturados em 10 eixos temáticos:
1-Sistema Nacional de Esporte e Lazer;
2- Esporte, Lazer e Educação;
3- Ciência e Tecnologia;
4- Financiamento do Esporte;
5- Infra-estrutura;
6- Esporte de alto rendimento;
7- Futebol, patrimônio cultural;
8- Esporte e economia;
9- Esporte, Lazer e Qualidade de Vida
10- Grandes eventos esportivos.

Na foto: Glauber Souza é coodenador da primeira Conferência Municipal do Esporte.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

MUTIRÃO DE CIRURGIAS

Governo do Estado do Amazonas, prefeitura de Itacoatiara e Hospital Geral José Mendes – HGJM vão realizar em conjunto um “Mutirão de Cirurgias”. A expectativa dos organizadores é atender 120 pessoas com cirurgias de: vesícula, hérnia, hemorróida, cisto, fimose, mioma, varize, vasectomia, laqueadura, perincoplastia (queda de útero/bexiga), fistula anal, nódulo mamário e probabilidade de abrir novos cadastros para cirurgia de catatara ainda neste semestre.

A primeira etapa do atendimento começou dia, 29 e terminou dia 31 de março com o cadastro e triagem dos pacientes no auditório do HGJM. Do dia, 30, de março a 01 de abril serão realizados os exames pré-operatórios no Laboratório Central ou no Laboratório do hospital e nos dias 5 e 6 de abril, será realizado o risco cirúrgico, ou seja, a avaliação dos exames, para comprovar se o paciente está apto para se submeter a cirurgia. Os dias 7 e 8 estão reservados para palestras sobre o pré e o pós-operatório. Já nos dias 9, 10 e 11 os pacientes vão poder se submeter a doze tipos diferentes de intervenções cirúrgicas, que os 12 profissionais vindos de Manaus vão realizar em parceria com os médicos de Itacoatiara.

Segundo a assistente social Mônica Antunes, que está na coordenação dos trabalhos do mutirão, há uma grande demanda por cirurgias principalmente de hérnia e mioma. Mônica esclarece que o atendimento, também está aberto aos pacientes dos municípios próximos. “Nossa previsão é que 50% das vagas fiquem com os pacientes dos outros municípios”, destacou. Após este atendimento a demanda por cirurgias deve diminuir consideravelmente. Para o diretor do hospital, Paulo Reis, a idéia é inaugurar a novo centro cirúrgico no dia dos primeiros procedimentos cirúrgicos no dia 9, onde a meta do programa é chegar a 200 operações na cidade.
Fonte: ASCOM/Prefeitura de Itacoatiara

Surpreendedor é surpreendido


Dois antes de entregar o cargo de Governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB) pousou em Itacoatiara para fazer a inauguração da estrada da Várzea que liga o município a Itapiranga e Silves e de última hora mudou a agenda de compromissos e resolveu participar do programa de TV Itacoatiara Acontece, ao vivo, e ainda visitou a obra inacabada do porto de Itacoatiara, o que rendeu alguns puxões de orelha no engenheiro de plantão da Eram, empresa responsável pela construção naval, sendo a plataforma e as pontes intermediárias.
No programa de TV, Braga acompanhado do vice-governador Omar Aziz, do prefeito Antonio Peixoto (PT) e do secretário de governo José Melo, respondeu a todos os questionamentos da população que participaram do interativo. Falou da coalizão entre o Executivo e o Legislativo do município e da participação ativa e providencial do deputado estadual Nelson Azêdo na parceria com a prefeitura. “Vejo que Itacoatiara passou por momentos turbulentos, mas agora vive um novo momento, do desenvolvimento, da construção, da renovação política que deve contemplar a população com grandes implementações no setor econômico, na educação e no social. Temos que avançar nas políticas públicas, sem olhar para as rivalidades que só prejudicam o povo. O Peixoto está fazendo um grande trabalho na prefeitura, driblando a inadimplência da prefeitura com sabedoria, ao mesmo tempo que traz para a cidade o resgate de convênios e ações que devem transformar a cidade para melhor”, discursou Eduardo.
Ao sair da Tv Rio Negro, o itinerário da comitiva foi rumo ao porto de Itacoatiara, onde Braga foi recebido por trabalhadores portuários, trabalhadores do setor naval e o engenheiro da Eram que teve que explicar o real motivo do acidente da ponte intermediária ter se partido ao meio. “Pelo que tudo indica, a situação está sob controle, os engenheiros devem dar maior celeridade para que no mês de abril o porto seja entregue a população”, declarou. Em conversa com os trabalhadores, o governador questionou sobre as bóias de sustentação da ponte intermediária que poderia ter evitando o acidente. A visita surpresa agradou aos trabalhadores portuários que esperam uma postura enérgica de Eduardo Braga quanto a cobrança da finalização da obra de ampliação. “A sua visita foi de grande importância, porque ele viu com os próprios olhos a situação do porto e nossa inquietação. Agora tudo está bem encaminhado”, concluiu Fernando Nelson.

Porto intermodal vai sair do papel

o prefeito de Itacoatiara Antonio Peixoto, assinou convênio para construção do porto intermodal do município. A obra está orçada em mais de R$30 milhões e deve gerar aproximadamente trezentos empregos diretos durante os dezoito meses previstos para sua construção a partir do mês de junho. Estima-se que a obra ainda pode receber novos aditivos para adequação da extensão da balsa portuária para receber navios de grande porte.

O evento, recebeu a presença do ministro dos transportes Alfredo Nascimento (PR), do ex-ministro da casa civil José Dirceu (PT), dos senadores João Pedro (PT) e Jéferson Praia, dos deputados estadual Nelson Azêdo (PMDB) e Sinésio Campos (PT) e parlamentares locais. A verba vêm direto para a prefeitura de Itacoatiara, que deve promoverá a licitação da obra, contratação de empresas, ao mesmo deve fiscalizar o andamento do novo projeto de desenvolvimento. O ministro Alfredo Nascimento disse que ano passado se reuniu com o Prefeito em Brasília, para discutir o projeto e este ano, o contrato para a construção do porto estava sendo assinado. “Esta obra vai mudar o panorama econômico do município”, declarou o ministro.

O discurso do prefeito Peixoto, mencionou gratidão e reconhecimento de que a obra será de grande importância para alavancar a economia não somente de Itacoatiara, mas de toda região do Médio e Baixo Amazonas. “Vamos sair do subdesenvolvimento e vislumbrar de grande crescimento econômico, é o novo momento de Itacoatiara se transformar numa cidade portuária, com geração de emprego e renda para a população. Ví as nossas madeireiras fecharem as portas deixando a população desempregada. Temos que mudar esta situação, recolocar o município na rota do desenvolvimento, retomando a segunda colocação no cenário econômico do Amazonas”, ressaltou Peixoto.

Curiosidade

O planta do porto intermodal foi questionado por um trabalhador portuário, que observou que o projeto não estava adequado para aportar navios de grande calado. O ministro Alfredo Nascimento por sua vez, também não tinha conhecimento sobre assunto e pediu explicações á equipe de engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit que confirmou a inquietação do trabalhador. “Veja o que é preciso para o porto intermodal se adequar e acrescente no projeto”, determinou o ministro. Segundo o secretário municipal de infraestrutura urbana, o projeto original deve receber aditivo quanto as novas alterações na extensão da balsa e quanto a sua localização, podendo ser construído nas proximidades do porto da Hermasa Navegação e não mais no bairro do Jauary. As informações devem ser confirmadas na próxima semana.

Por Nara Mendes

Começa o Campeonato Inter Bairros

Na última sexta-feira (26), aconteceu a abertura do Campeonato Inter Bairros, no estádio Floro de Mendonça. Além do desfile das seleções, cada bairro e conjunto residencial levou sua rainha. São 28 equipes que estão disputando o título e quase 30 mil pessoas estão envolvidas no evento, com 840 atletas, 210 dirigentes, 54 árbitros entre outros. Os jogos devem acontecer em locais diferentes, como no campo da Gethal, da Cultura e no campo dos Cabos e Soldados, todas as competições são abertas ao público. Se por algum motivo, a partida não puder ser conduzida nesses locais, automaticamente será transferida para o estádio Floro de Mendonça, as terças-feiras. Além do campeão e do vice, também serão premiados melhor goleiro, artilheiro e melhor torcida. O término do campeonato está previsto para o dia 12 de junho.

Por Clícia Roque
clicia.roque@gmail.com

Unidade Prisional é inaugurada com investimento superior a R$ 5 milhões


O Governo do Estado, através da Secretaria de estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), inaugurou na última terça-feira (30) a Unidade Prisional de Itacoatiara, localizado na estrada do Canaçarí, na Zona Rural da cidade, com a capacidade para abrigar 120 detentos em 31 celas em concreto, além de duas salas para estudos, atendimento médico, reuniões, departamento jurídica, assistência social, área para banho de sol e sala para visitas.
Segundo o diretor do Sistema Prisional do Amazonas, Germano Nelson, a unidade é de média segurança e está de acordo com os padrões penitenciários com muros de mais de cinco metros de altura, cerca de arame, sistema de vigilância construídos numa área de 2.407,37m². “A partir de hoje entramos numa nova filosofia de tratamento mais humano para quem está cumprindo penalidades na unidade prisional”, declarou o diretor.
O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Itacoatiara-BPM, coronel Aroldo Ribeiro, declarou que o número de efetivo da guarnição deve dobrar. “Com essa nova estrutura, cerca de oito policiais militares por turno de serviço devem fazer a segurança do presídio”, ressaltou o coronel.
Na quarta-feira (31), foi a realizada a remoção de 69 encarcerados do sexo masculino, do antigo presídio localizado no bairro de Santo Antonio que havia cerca de 135 detentos, para as novas instalações do Canaçarí. O prédio da cidade funcionará como presídio feminino, podendo ainda ser adequado para cumprimento das punições das infratoras.

Por Nara Mendes


Na foto: Coronel Aroldo Ribeiro, comandante do 2º BPM fez a remoção de 69 detentos para o novo presídio..JPG