Governo do Estado do Amazonas, prefeitura de Itacoatiara e Hospital Geral José Mendes – HGJM vão realizar em conjunto um “Mutirão de Cirurgias”. A expectativa dos organizadores é atender 120 pessoas com cirurgias de: vesícula, hérnia, hemorróida, cisto, fimose, mioma, varize, vasectomia, laqueadura, perincoplastia (queda de útero/bexiga), fistula anal, nódulo mamário e probabilidade de abrir novos cadastros para cirurgia de catatara ainda neste semestre.
A primeira etapa do atendimento começou dia, 29 e terminou dia 31 de março com o cadastro e triagem dos pacientes no auditório do HGJM. Do dia, 30, de março a 01 de abril serão realizados os exames pré-operatórios no Laboratório Central ou no Laboratório do hospital e nos dias 5 e 6 de abril, será realizado o risco cirúrgico, ou seja, a avaliação dos exames, para comprovar se o paciente está apto para se submeter a cirurgia. Os dias 7 e 8 estão reservados para palestras sobre o pré e o pós-operatório. Já nos dias 9, 10 e 11 os pacientes vão poder se submeter a doze tipos diferentes de intervenções cirúrgicas, que os 12 profissionais vindos de Manaus vão realizar em parceria com os médicos de Itacoatiara.
Segundo a assistente social Mônica Antunes, que está na coordenação dos trabalhos do mutirão, há uma grande demanda por cirurgias principalmente de hérnia e mioma. Mônica esclarece que o atendimento, também está aberto aos pacientes dos municípios próximos. “Nossa previsão é que 50% das vagas fiquem com os pacientes dos outros municípios”, destacou. Após este atendimento a demanda por cirurgias deve diminuir consideravelmente. Para o diretor do hospital, Paulo Reis, a idéia é inaugurar a novo centro cirúrgico no dia dos primeiros procedimentos cirúrgicos no dia 9, onde a meta do programa é chegar a 200 operações na cidade.
Fonte: ASCOM/Prefeitura de Itacoatiara
Nenhum comentário:
Postar um comentário