Fortalecer as pesquisas no Amazonas para que as empresas que cheguem ao Estado para explorar as reservas de petróleo e gás das bacias da região tenham indicativo sobre o assunto.
Esse foi o ponto número um do Seminário Perspectivas Exploratórias para a Região Amazônica, destacado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), presidente da Subcomissão Permanente da Amazônia, do Senado Federal, na manhã desta sexta-feira (12), na abertura do evento, realizado no auditório Senador João Bosco, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), com a participação da Comissão de Óleo e Gás da ALEAM, presidida pelo deputado Sinésio Campos (PT).
O seminário teve palestras proferidas pelo diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, e pela diretoria da ANP, Magda Chambriard, que falaram sobre a ‘Situação nacional dos setores de petróleo e gás natural e biocombustíveis’ e ‘Perspectivas dos setores de petróleo e gás natural na Região Amazônica’, respectivamente.
Ainda no evento, houve apresentações do presidente da HRT Participações em Petróleo S.A, Márcio Rocha Melo, e do gerente-geral da Petrobras, Luiz Ferradans, sobre atuações das respectivas empresas no Estado e na Região.
Vanessa Grazziotin explicou que a Subcomissão de Assuntos Amazônicos realizou o evento ontem (11) no Estado do Acre e vai realizar o seminário em todos os Estados da Região Norte. Em seguida haverá um seminário no Senado Federal, de onde sairá um documento com as sugestões e reivindicações do setor, a serem entregues a presidente Dilma Rousseff.
Na ocasião, o deputado estadual Sinésio Campos, entregou a senadora, documentários da década de 50, contendo prospecção mineral e recortes de jornal. "Eu sempre levantei a bandeira da potencialidade do Estado quanto a exploração sustentável no nosso território. Amazonas representa a maior riqueza do Brasil no setor, o que representa grandes perspectivas para a economia do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário