O deputado estadual, Sinésio Campos, recebeu dia 2 de agosto em seu gabinete na Assembléia Legislativa, o presidente do Serviço Nacional de Portos e Hidrovias - SNPH de Itacoatiara, cel. Luiz Gonzaga e o gestor da SNPH do município de Itacoatiara Bosco Rodrigues, que trouxe as demandas do município, quanto a necessidade da ativação do porto de Itacoatiara. De acordo com Bosco, a cidade perde aproximadamente U$500 mil dólares por navio, o que poderia alavancar a economia local utilizando o retroporto.
O porto de Itacoatiara é privilegiado quanto à sua localização geográfica, por integrar as duas malhas hidroviárias, sendo o Rio Madeira e Amazonas. Através de transbordo a grande quantidade de cargas de grãos de Mato Grosso, Rondônia, parte do Acre e Centro-Oeste passariam pela cidade, mas esbarraram na falta de infraestrutura portuária, questão aduaneira e operacionalidade, haja vista que o porto ainda não foi entregue desde 2006.
O deputado Sinésio Campos, encaminhou as demandas para o presidente da SNPH Coronel Luíz Gonzaga,que declarou que o assunto não ficará sem solução, o governo tem interesse e o comprometimento de oportunizar meios para o desenvolvimento do interior do Estado.
Sinésio ressaltou que o porto de Itacoatiara é extremamente importante para a economia do Amazonas, mas lamentou os problemas de engenharia não resolvidos pelo estaleiro ERAM, responsável pela reforma e ampliação do porto e pelos entraves do Ministério do Transporte. "Itacoatiara está na rota do desenvolvimento, vamos nos empenhar ao máximo para buscar alternativas que devolva aos trabalhadores portuários e estivadores novas oportunidades. Não se consegue fazer nada sem grandes parcerias, a presença da equipe técnica do Cel. Luiz Gonzaga da SNPH e do Governo do Amazonas, nós vamos avançar nesta proposta de recuperação do porto e entregar a população de Itacoatiara", afirmou o deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário