Visualizações do blog

quinta-feira, 11 de março de 2010

CIDADANIA: Itacoatiara realiza Conferência das Cidades

Em preparação para a Conferência Estadual que vislumbra a 4ª Conferência Nacional das Cidades, Itacoatiara realizou no último domingo (28) a 2ª Conferência Municipal das Cidades. Na ocasião, foram discutidos o regimento e também a composição da delegação que deve representar Itacoatiara na próxima etapa. O acontecimento abriu espaço para ao diálogo entre o governo e a sociedade civil, para debater a implementação da política urbana.
Joaquim Frazão, secretário de Articulação de Políticas Públicas do governo estadual, acredita que a conferência das cidades é um instrumento do governo federal posto nas mãos da população tratar das questões da cidade, “É uma oportunidade para participar do futuro de suas cidades, mas, cabe aos prefeitos e governadores atuarem nessa direção”, disse o secretário. Frazão acredita que essa também é uma oportunidade para procurar soluções e alternativas para vários problemas sociais que tem como pano de fundo o êxodo rural e ocupações irregulares, comuns nas cidades brasileiras.
O crescimento desordenado das cidades configura mesmo uma grande preocupação, não só do governo, mas, de especialistas no assunto. Geraldo Alves, professor da UFAM, especialista em Espaço, declara que falta o cidadão ter consciência de que tem a obrigação de ajudar a administrar a cidade, “As pessoas têm que entender que o problema não é transferido para o eleito, no dia da eleição, é preciso acompanhar, participar e cobrar as ações dos governantes”. O professor explica que o povo não tem a tradição de observar o trabalho dos poderes executivo e legislativo, porém, se quiserem uma sociedade mais democrática essa participação é extremamente importante, “A sociedade pode e deve exigir que o poder público elabore leis que beneficiem o coletivo”, enfatizou.

Por Clícia Roque
(clicia.roque@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário