Visualizações do blog

sexta-feira, 23 de julho de 2010

ALERTA

Cresce o número de adolescentes grávidas

O número de menores grávidas no município de Itacoatiara é bastante elevado. Os dados obtidos foram de duas Unidades Básicas de Saúde e do Conselho Tutelar. No SESP, localizado no centro da cidade, o registro de mães adolescentes chega a treze, segundo informações das enfermeiras que atendem as gestantes.
Nas unidades dos bairros de Pedreiras e Iracy, existem dados captados com uma das enfermeiras que geralmente as jovens grávidas não são acompanhadas pelos responsáveis. Na UBS do bairro Mutirão, o número de adolescentes em gestação é maior, 27 menores fazem o pré-natal, dentre elas uma de doze anos. A enfermeira Eliane Abreu afirmou que fazem campanhas preventivas como “Planejamento Familiar”, porém, não há mudanças relativas ao trabalho que fazem. Neste centro de saúde são atendidas as gestantes dos bairros de São Francisco, São Cris
tóvão,
Nogueira Júnior e Jardim Amanda. Aqui também não é diferente, as mães adolescentes nem sempre estão acompanhadas de seu responsável.
No Conselho Tutelar o número de casos registrados é inferior aos das unidades de saúde, somente oito. Segundo a conselheira Valdéia Castro de Freitas, há casos em que as adolescentes fazem acompanhamento pelo centro até o momento em que conseguem a guarda da criança; as que denunciam a gravidez no Conselho Tutelar são encaminhadas às UBS para o pré-natal. A única dificuldade que há na obtenção dos números exatos de adolescentes grávidas está no fato de as unidades registrarem, mas, não encaminharem ao Conselho Tutelar.
O total números obtidos de casos de gravidez precoce chega a 48 em município contabilizando os registros do Sesp, do centro de saúde do Mutirão e do Conselho Tutelar, podendo ser muito maior.


Por Jônisson Rolim
E-mail: jon_memoriatua@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário