Visualizações do blog

sexta-feira, 23 de julho de 2010

PRODUÇÃO RURAL

Produtor rural recebe orientação técnica da prefeitura

A Secretaria Municipal de Produção, Abastecimento e Políticas Fundiárias está desenvolvendo um projeto que visa dar maior qualidade a produção do agricultor da Zona Rural com acompanhamento técnico de engenheiro agrônomo para financiamento bancário sem que haja prejuízos na plantação de várzea ou terra firme.
Diante do interesse do produtor, inicialmente será realizado uma análise de solo pelo agrônomo contratado pela prefeitura de Itacoatiara, Emiliano Karol. A idéia do projeto é apontar quais culturas podem ser desenvolvida nas localidades com maior predominância no aspecto quantitativo e qualitativo. Com o resultado o técnico aplica ou não a correção do solo através de adubo.


Atualmente o fruto em acessão é o maracujá, aonde inúmeras localidades de várzea vêm produzindo número bastante expressivo do cultivo. O acompanhamento do engenheiro traz novas expectativas quanto novas técnicas de cultivo para que o fruto cresça com qualidade e em grande quantidade. “A polinização manual das flores é uma maneira fácil e prática de ser feita pelo produtor. Vamos avançar na produção, vamos dar um salto e assim gerar mais renda para o homem do campo”, explicou o engenheiro Emiliano Karol, que ainda atua como consultor da secretaria de abastecimento.A agricultora Anizete Pereira, moradora da região do Cumaru – comunidade Santo Antonio, gostou da novidade e lembrou que há mais de trinta anos não recebia assistência técnica. Sua intenção é permanecer produzindo maracujá, pois existe grande demanda pelo produto e o preço compensa o esforço. “Estou muito esperançosa. Agora vamos ter apoio para plantar e teremos os técnicos que vão dizer a forma certa de fazer as coisas”, disse.

Por Nara Mendes -
naramendesita@gmail.com
Colaboração: Carlos Amorim/ASCOM - PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário