Visualizações do blog

sexta-feira, 18 de março de 2011

Blog do Companheiro: Sinésio comemora o compromisso de Dilma com a silv...

Blog do Companheiro: Sinésio comemora o compromisso de Dilma com a silv...: "O presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia, da Assembleia Le..."


sexta-feira, 18 de março de 2011Sinésio comemora o compromisso de Dilma com a silvinita do Amazonas


O presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), deputado Sinésio Campos (PT), comemorou hoje a confirmação da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), do seu compromisso com a exploração das reservas de silvinita (de onde é extraído o potássio) do Estado, de propriedade da Petrobras.
Ao falar da necessidade da autossuficiência do Brasil na produção de fertilizantes como insumo essencial para a produção agrícola, ontem (17.03), em Uberaba (MG), a presidente Dilma falou do potencial das reservas de silvinita do município de Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros de Manaus) – considerada a maior do mundo – e afirmou que elas serão exploradas. Dilma quer tirar o Brasil da condição de refém dos importadores de fertilizantes.
“É um absurdo importar 60% (do consumo interno) porque vamos ficar na mão sempre de oscilações muito grandes do mercado. Vai ter momentos que eles (os fabricantes de fertilizantes) vão cobrar de nós preço de ouro”, disse Dilma durante seu discurso, anunciando em seguida que irá investir cerca de R$ 11 bilhões na área de fertilizantes.
Sinésio Campos, que vem trabalhando pela exploração sustentável da silvinita desde 2003, disse que agora não há mais espaço para “marketing mentiroso”, de que a exploração do minério não passa de instrumento politiqueiro. “Para os céticos, o recado foi dado. O compromisso da presidente Dilma sempre existiu, e ela nem precisou vir à Manaus para falar dele”, disse o deputado petista.
Para Sinésio, com a confirmação do compromisso de Dilma sobre a silvinita, a população dos municípios de Nova Olinda do Norte, Itacoatiara, Itapiranga, Borba, Silves e São Sebastião do Uatumã precisarão se preparar para as oportunidades de trabalho que deverão surgir.
A incidência de silvinita em Nova Olinda do Norte é conhecida desde a década de 80, quando a Petrobras descobriu a jazida de Fazendinha, com capacidade de exploração de 1 bilhão de toneladas do minério, segundo levantamentos iniciais. No local, a companhia encontrou petróleo nos anos 50. Mas, até hoje, o projeto ainda não saiu da fase de pesquisa.
Em 2009, outra empresa, a Potássio do Brasil, anunciou a descoberta de uma área de silvinita próxima à concessão d Petrobras. A jazida está a 841 metros de profundidade, enquanto que os poços da Petrobras, a silvinita foi encontrada a 980 metros e até 1,2 mil metros, com teor médio de 32,59%.
O Brasil consome pouco mais de 4 milhões de toneladas de potássio por ano. Cerca de 90% deste total é importado, sobretudo do Canadá e Rússia, dois grandes produtores do nutriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário