Visualizações do blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

Exploração de minério em Itacoatiara

Sete municípios do Amazonas possuem reservas de silvinita, mas Itacoatiara concentra o maior volume, com cerca de 659 milhões de toneladas com teor que varia de 18 a 20 de potássio, a maior parte da jazida se encontra entre 600 e 1.200 metros de profundidade. Baseado no novo Plano Nacional de Mineração do Governo Federal, para iniciar a exploração da silvinita serão necessários investimentos na ordem de 2 bilhões de dólares, quantia considerada irrisória mediante o tamanho da jazida de Itacoatiara, o que pode transformar a cidade em referência mineral econômica da região metropolitana de Manaus nos próximos 30 anos.
De acordo com a prospecção realizada pela Petrobrás e divulgadas pelo geólogo Fred Cruz do, o estudo não destacou os efeitos de impacto ambiental na localidade do Rio Arari, zona rural da cidade, onde o minério foi encontrado.
Na região do Arari existem mais de 60 comunidades que sobrevivem da agricultura, pecuária e pesca, consideradas populações tradicionais. Por enquanto não houve estimativa para viabilidade econômica, somente a expectativa da promoção de alavancar a economia da cidade. Está sendo realizado uma frente de mobilização na rede municipal, estadual e comunidade acadêmica para escrever carta para ser entregue ao Ministro de Minas e Energia Edson Lobãon no mês de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário