Visualizações do blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cidadania - 137 Carteiras Comunitárias são entregues aos moradores da Zona Rural


Aconteceu no auditório do Centro Educacional Jamel Amed, na segunda-feira dia 19 de abril, a entrega das Carteiras Comunitárias que permitirá o acesso de quem vive nas comunidades rurais aos bancos, ao INSS, ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Caixa Econômica Federal onde terão a oportunidade a abertura a empréstimos e viabilização da aposentadoria.
Com a criação dessas carteiras, as comunidades terão mais autonomia. O documento é exclusivo para quem vive nessas comunidades, tem sua função e profissão exercidas destacada, sua emissão se dará apenas pela SEMINDER (Secretaria Municipal de Interior e Desenvolvimento Rural). Porém, é necessário que cada comunidade seja provida de estatutos, CNPJ, uma diretoria constituída pelo estatuto da própria comunidade e ter o livro de Ata atualizado. Os comunitários que quiserem obter a carteira deverão fazer o pedido ao presidente de sua comunidade que encaminhará à Secretaria do Interior.
O evento contou com a participação do prefeito de Itacoatiara Antônio Peixoto e do vice José Augusto, assim como dos vereadores Eder Filho, Jânio Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal, Arialdo Guimarães e Francisco Rosquildes e do gerente do IDAM João Nestor, e também do secretário do interior, Ademar Santos. Além das autoridades, estiveram presentes os presidentes das 137 comunidades dos pólos I a VI que receberam o benefício.
O prefeito Antônio Peixoto ressaltou que as comunidades rurais foram esquecidas nos últimos anos e não tinham autonomia alguma, por isso não conseguiram se desenvolver. Pouco antes da entrega de todas as carteirinhas aos presidentes de comunidade, o Secretário de Interior, Ademar Santos, fez a apresentação das carteiras como profissão, data de validade, assinatura do presidente e nome do portador.


Por: Jônisson Rolim

Nenhum comentário:

Postar um comentário