Visualizações do blog

quarta-feira, 14 de abril de 2010

OITO ESCOLAS PARA A POPULAÇÃO INDÍGENA.

Escolas vão funcionar com educação diferenciada para atender as necessidades indígenas.

A Prefeitura de Itacoatiara firmou convênio com o Ministério da Educação e Cultura – MEC, para construir oito escolas indígenas na região do rio Urubu e rio Arauató. Todas as escolas terão quatro salas de aulas, laboratórios de informática e demais dependências, que vão atender cerca de 510 alunos indígenas com educação diferenciada, oferecendo ensino infantil, básico e médio.

Segundo a coordenadora da educação indígena da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, a mestra em educação indígena Antonia Lurdenilda Menezes, as novas escolas serão construídas em uma região que durante muito tempo não recebeu qualquer tipo de atenção dos governos, sendo justamente estas localidades que abrigam várias aldeias, que são formadas por descendentes diretos dos primeiros habitantes da região, “são filhos e netos de índios, ou são famílias que foram morar nestes locais há mais de três décadas”, informou.

Na avaliação da mestra, esta mudança de pensamento do governo em dar atenção as populações indígenas, investindo em educação e bem estar social, só foi possível com a eleição de Lula para a presidência da República e de Antonio Peixoto para a prefeitura de Itacoatiara. “É o Estado assumindo sua responsabilidade de cuidar da população como um todo e não somente da classe dominante. Outro fato louvável é o compromisso da prefeitura em ir buscar estes recursos”, destacou.

Assim que Antonio Peixoto assumiu a prefeitura de Itacoatiara, os técnicos da SEMED iniciaram os trabalhos para firmar o convênio. “Tudo começou quando o secretario de educação era Emanuel Altamor, resistiu à alternância de poder e agora está sendo levado adiante pelo atual secretário Claudemilson”, relatou. As escolas serão construídas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional – FNDE. O projeto está percorrendo os últimos trâmites para ser aprovado, a expectativa é que até o mês de junho deve ser feita a licitação e no máximo em outubro as escolas devem estar prontas, equipadas e funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário