Visualizações do blog

terça-feira, 20 de abril de 2010

Psicóloga escreve sobre a prevenção sexual e pedofilia como oficina pedagógica

Ainda neste semestre deve ser lançado o livro de setenta e três páginas de autoria da psicóloga Maria de Los Angeles Olortegui Aguinaga, que atua há oito anos na saúde pública de Itacoatiara. A obra faz parte da tese de mestrado da psicóloga e remete a prevenção da violência sexual, pedofilia na internet onde a didática em lidar com este tipo de crime pode estar nas oficinas pedagógicas.
Para a autora, a dinâmica consiste primeiramente em identificar e definir vulnerabilidades na infância e na adolescência como princípio básico. Devido a tantas problemáticas envolvendo crimes de pedofilia através da internet nos últimos anos, despertou na psicóloga tratar o assunto como objeto de pesquisa. Essa temática foi elaborada através do ensino de Ciências da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. “Junto com os professores da rede pública surgiu o manual que o título do livro, abordamos como o a criança e o adolescente pode se defender através de condutas assertivas do tipo: como se defender? Como procurar ajuda? Como o professor como agente multiplicador pode intermediar esta prevenção em contato com os agentes de saúde?”, explicou Maria.
Segundo a psicóloga, o eixo central é trabalhar com o professor como orientar sobre os riscos da internet e suas mazelas. “O educador tem maior contato com as crianças e com os jovens, como interventor metodológico, como estratégia para combater a pedofilia e a violência sexual diretamente de acordo com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, futuramente numa próxima edição vamos tratar a questão direcionada com os pais”, declarou.
A escritora revelou que a pesquisa foi desenvolvida em aproximadamente três anos para que a obra literária fosse concluída. “Recebi apoio de muitos profissionais da área pedagógica e uma pesquisadora da faculdade de Coimbra em Portugal, quero agradecer muitíssimo a todas enfermeiras e profissionais da saúde de Itacoatiara”, concluiu.

Na foto: A psicóloga Maria de Los Angeles Olortegui Aguinaga deve lançar livro para prevenir e combater a pedofilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário