Visualizações do blog

sábado, 11 de dezembro de 2010

ÁGUA POTÁVEL



Itacoatiara não tem mapa de rede hidráulica

Durante a sessão especial na Câmara Cidadã realizada na terça-feira, 7, solicitada pela vereadora Elenize Holanda para tratar das denúncias de presidentes de bairros da cidade e as comunidades da Zona Rural que são castigados com a falta de água potável e sua distribuição e acesso.
De acordo com a vereadora, as ilhas e comunidades localizadas em terras de várzea, as reivindicações quanto a perfuração de poços artesianos é crescente. Durante a discussão na câmara o gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Moisés Rebouças, se mostrou bastante preparado para administrar o cargo e declarou que o órgão não possui mapa de rede hidráulica da cidade. “O bombeamento de água é inadequado, o conjunto de motor bomba, somente aumenta a energia e diminui o volume de distribuição. O grande vilão pode ser a malha tem diâmetro menor e o tubo não tem capacidade de distribuir”, disse Moisés.
Durante a sessão, Rebouças ainda explicou que conversou com antigos técnicos do SAAE para tentar executar um plano de ação para resolver o problema de abastecimento de água. Atualmente a cidade tem 27 poços, sendo utilizado apenas 17 direto para rede. “Estamos avançando para solucionar a situação através de um convênio com a Funasa que deve fazer o levantamento com técnicos especializados na área através de um acordo de cooperação técnica que está em fase final, para execução ainda no mês de dezembro”, declarou.

Em 2011

Depois de ouvir as reclamações dos presidentes de bairros e consumidores, o gestor do Saae anunciou que no próximo ano está previsto a construção de 13 poços artesianos na Zona Rural e cinco na cidade. Segundo a vereadora Elenize, a audiência foi esclarecedora, principalmente quanto a qualidade do controle de pureza da água. “Agora, precisamos saber se o Saae tem um plano de extensão de acordo com o plano diretor da cidade que chega até a primeira ponte como área urbana. É preciso planejar Itacoatiara com competência, a cidade está em pleno desenvolvimento”, finalizou.

POR NARA MENDES
itacoatiara.empauta@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário