Visualizações do blog

sábado, 11 de dezembro de 2010

ARTIGO

Quantidade ou Qualidade?

Estamos chegando a mais um fim de ano letivo, hora de somarmos as notas, visualizarmos os aprovados, lamentarmos os reprovados e analisarmos a educação.
Para os brasileiros, a educação é a chave para o desenvolvimento. Segundo pesquisa Ibope/CNI: 6 entre cada 10 entrevistados acha que a baixa qualidade do ensino vai prejudicar o desenvolvimento do país e crê que é necessário um investimento maior em educação para que o Brasil se torne de fato um país desenvolvido.
Dados da pesquisa destacam questões importantes, dentre as quais, a qualidade do ensino público. Desde 1996, com a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, passou a se associar a qualidade da educação com os índices de aprovação, pois os índices de reprovação eram muito altos e isso não só retardava o ensino, criando uma legião de repetentes, como inflava as despesas do governo com esse alunado.
É necessário entendermos o contexto antes de 96, para compreendermos as causas da repetência. Até esse período menos de 25% dos professores tinham nível superior, outros sequer tinham concluído a educação básica, sem falar na estrutura física da escola que era precária e na chamada “sala multiseriada”. É essencial percebermos que a educação mudou, pois os contextos também mudaram. A realidade hoje é extremamente diferente.
Atualmente, a Escola recebe seus recursos financeiros de acordo com a quantidade de alunos matriculados e índices do Ideb são associados a alunos aprovados no fim do ano. Criou-se o mito da aprovação automática, ato não respaldado pela constituição, mas que deixa margem para interpretações equivocadas, pois definições ainda estão em discussões nas conferências realizadas em todo o país.
Não existe mais a legião de repetentes, entretanto a cada dia cresce a massa de analfabetos funcionais (75%) no Brasil; alunos que estudam, mas não aprendem. Precisamos hoje de qualidade e não somente de quantidade, para isso são necessárias três coisas: investir, ensinar e avaliar, só então poderemos nos regozijar, a cada fim de ano, com qualidade e não somente com quantidade.

Blog: alessandroluciomelo.blogspot.com
e-mail: alessandrolucio2009@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário