Visualizações do blog

sábado, 11 de dezembro de 2010

Registro tardio



Autoridades se reúnem e buscam soluções em Itacoatiara

A Ouvidoria Geral de Itacoatiara realizou nesta quinta-feira (02) de dezembro no auditório da Câmara de Vereadores, uma audiência pública para debater o problema do subregistro civil (conjunto de nascimento não registrados no próprio ano de ocorrência ou no final do trimestre do ano seguinte. Outro dado é o número de registros em no máximo 90 dias do nascimento) e registro civil tardio (registro de nascimento fora do prazo legal) e os procedimentos para sua erradicação.
Para debater o tema estiveram presentes o Procurador Geral de Justiça do Estado do Amazonas Francisco Cruz, que presidiu os trabalhos, o representante da Secretaria de Segurança, Sr. Aquiles Andrade, o coordenador do Comitê Gestor Estadual Para a Erradicação do Subregistro, Sr. Eduardo Lucas, o prefeito do município Antônio Peixoto, Vereadores e o Ouvidor Geral de Itacoatiara Alexandre Rocha.
Em sua explanação o Ouvidor apresentou os números de registros de nascimento tardio emitidos pelo Pronto Atendimento ao Cidadão – PAC de Itacoatiara e a porcentagem estimada de subregistro no município. “Estamos trabalhando para reduzir ao máximo estes números, fazendo com que os moradores tenham acesso facilitado ao seu registro”, declarou.
O Prefeito Antonio Peixoto disse que criou a Ouvidoria, para planejar políticas públicas de combate a este problema. O prefeito exemplificou os prejuízos que o subregistro e o registro tardio causam na vida escolar das crianças do município. “Sem o registro elas não podem se matricular na escola, caso consigam frequentar as aulas não participarão do censo escolar e, isto significa que o governo federal não enviará recursos para financiar este aluno e todo o investimento terá que ser realizado pelo município”, informou.

O vereador Aluisio Isper Netto, autor do requerimento que solicita ao poder público a instalação do cartório no hostpital geral José Mendes, declarou que num prazo recorde, a emissão deve estar sendo realizada na unidade. “De acordo com o prefeito da cidade, que se comprometeu em viabilizar em caráter de urgência, nos próximos dias, assim que as mães derem a luz no hospital, seus filhos terão o registro de nascimento expedido, o qual é um direito gratuito adquirido. Com isso, Itacoatiara avança mais um passo rumo a cidadania”, declarou A. I. Netto.


Fonte:www.mp.am.gov.br/index.php/noticias/1203-pgj-participa-de-audiencia-publica-em-itacoatiara-e-visita-promotores

Nenhum comentário:

Postar um comentário