Visualizações do blog

sábado, 11 de dezembro de 2010

ARTIGO

Novos números, velhos problemas

Saíram os primeiros números do censo 2010 e constatamos que a população brasileira mudou; somos, atualmente 190. 732. 694 habitantes, na sua maioria mulheres. Aliás, muitas mulheres estão comandando os lares brasileiros. O acesso da mulher ao mercado de trabalho também foi fator determinante para que diminuísse a taxa de natalidade no Brasil. Há pouco tempo atrás, a taxa de fertilidade era mais de 5 filhos por mulher, isso também se dava graças a demanda de mão de obra no campo. Com o avanço da urbanização a estrutura da população mudou a taxa de fertilidade baixando para um pouco mais de dois filhos por mulher, tendência que provoca uma gradativa diminuição dos investimentos em educação e aumento dos investimentos em saúde.
A saúde do brasileiro realmente melhorou, os investimentos em medicamentos, especializações médicas, entre outras formações, fizeram com que a expectativa de vida aumentasse, a média de vida do brasileiro hoje é de 73, 17 anos, índice muito próximo ao de países de primeiro mundo, que chega a 80 anos. No Brasil, há pouco mais de 10 anos atrás não chegava a 65.
Temos 5.565 municípios, sendo 62 no Amazonas Estado com 3.350.773 habitantes. Itacoatiara possui hoje uma população de 86. 840 habitantes, somos o segundo município com maior número de habitantes do interior do Estado, só ficando atrás de Parintins com 102.066. No censo 2000 ficávamos atrás de Manacapuru, que atualmente ocupa a terceira posição com 85. 144.
Agora, com os números em mãos é necessário organização para que os indicadores econômicos reflitam nos indicadores sociais. Com mais idosos é necessário melhoria constante na área de saúde, hospitais verdadeiramente preparados, estruturados e organizados, com a diminuição dos índices natalinos, esperamos escolas mais estruturadas e melhoria na remuneração salarial dos trabalhadores da educação, condizente com importância de sua função para a sociedade. Os índices estão bem melhores, entretanto, a média muitas vezes mascara a realidade. É necessário visualizarmos as pessoas para enfim, celebrarmos os novos números e não os velhos problemas.

Alessandro Lúcio

Historiador, professor universitário em Itacoatiara
E-mail: alessandrolucio2009@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário